Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47644
Title: | E-book multimídia como recurso didático no ensino de História: disputa de narrativas sobre a memória da ditadura civil-militar |
Authors: | Coelho, Landoaldo Martins |
Advisor: | Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues |
Keywords: | Ensino de História;Ditadura militar;Brasil |
Issue Date: | 11-Feb-2022 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | COELHO, Landoaldo Martins. E-book multimídia como recurso didático no ensino de História: disputa de narrativas sobre a memória da ditadura civil-militar. 2022. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
Portuguese Abstract: | Esta pesquisa trata sobre a memória da ditatura militar e as suas respectivas narrativas no típico ambiente escolar. Seu estudo formal se sucedeu mediante o confronto das versões das narrativas quanto à ditadura civil-militar no Brasil, sumariadas numa análise descritiva, comparando até onde são ou não coerentes com o registro da memória local sobre o governo dos militares na época. Portanto, o objetivo principal desta pesquisa é foi analisar de que maneira a memória da Ditadura Militar é abordada nas narrativas que tratam sobre ela, considerando os conteúdos expressos nos argumentos dos autores das narrativas. Sendo assim, busca-se elaborar uma abordagem didático-pedagógica visando a preservar a memória dos documentos que se correlacionam ao período da Ditadura Militar no Brasil. Por fim, a pesquisa objetiva apontar caminhos para inserir o estudo da memória da Ditadura Militar e as suas respectivas narrativas dentro do ensino de História. Não é à toa a importância do estudo para o ensino de História, inclusive se aproveitando dos resultados do mestrado profissional mediante a produção de um ebook que se centra na temática aqui investigada. |
Abstract: | This research deals with the memory of the military dictatorship and its respective narratives in the typical school environment. Its formal study took place through the confrontation of the versions of the narratives regarding the civil-military dictatorship in Brazil, summarized in a descriptive analysis, comparing to what extent they are or are not consistent with the record of local memory about the government of the military at the time. Therefore, the main objective of this research is to analyze how the memory of the Military Dictatorship is approached in the narratives that deal with it, considering the contents expressed in the arguments of the authors of the narratives. Therefore, we seek to develop a didactic-pedagogical approach aimed at preserving the memory of documents that correlate to the period of the Military Dictatorship in Brazil. Finally, the research aims to point out ways to insert the study of the memory of the Military Dictatorship and its respective narratives within the teaching of History. It is no wonder the importance of study for the teaching of History, including taking advantage of the results of the professional master's degree through the production of an e-book that focuses on the theme investigated here. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47644 |
Appears in Collections: | PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Ebookmultimidiarecurso_Coelho_2022.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.