Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48201
Título: PEP+: um modelo blockchain para a gestão de casos de sífilis
Autor(es): Souza, Beatriz Soares de
Orientador: Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
Palavras-chave: Blockchain;Blockchain;Sífilis;Syphilis;Prontuário Eletrônico;Electronic Medical Record;Ethereum;Ethereum;Sistemas para Saúde;SUS
Data do documento: Jul-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUZA, Beatriz Soares de. PEP+: um Modelo Blockchain para a gestão de casos de sífilis. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: O aumento dos casos de sífilis nos últimos anos aponta uma onda epidêmica em diversos países, dentre eles o Brasil. Dessa forma, o Sistema Único de Saúde (SUS) se caracteriza como um forte candidato para a utilização de ferramentas tecnológicas que auxiliem no armazenamento, leitura e acompanhamento de dados de pacientes, em prol de garantir maior eficácia no monitoramento e controle de agravos como a sífilis. Com a crescente busca por tecnologias seguras e auditáveis, a aplicação das redes descentralizadas baseadas em blockchain tem progressivamente se apresentado como solução em diversos setores: financeiro, governamental, logístico e de saúde. Com o uso de blockchain, o objetivo de acompanhamento dos pacientes com sífilis no SUS pode ser alcançado de maneira segura e interoperável. Neste sentido, o presente trabalho aborda o desenvolvimento de um sistema de prontuário eletrônico centrado na gestão de agravos, com foco em sífilis, utilizando a rede Ethereum. A arquitetura do sistema é baseada no algoritmo de consenso proof-of-authority, e a interoperabilidade pode ser garantida através da escrita de contratos inteligentes, utilizando a linguagem de programação Solidity. Neste contexto, o PEP+ surge como solução tecnológica capaz de garantir transparência, segurança e auditabilidade em dados para prontuário eletrônico no âmbito do SUS.
Abstract: Numbers of syphilis cases have increased markedly in several countries over the last years, Brazil being one of them. Thus, the Brazilian Unified Health System (SUS) could benefit from technologies for storing and reading patient medical records, in order to guarantee effectiveness and better control over diseases such as syphilis. With the growth in searches for safer and more auditable technology, the application of decentralized blockchain networks has progressively presented itself as a solution in the financial, government, logistics and health sectors. The use of a blockchain network allows the monitoring of syphilis data within the SUS safely. Therefore, this work proposes the development of a syphilis electronic medical record system, using the Ethereum network. The system architecture is based on the proof-of-authority algorithm, and smart contract development with Solidity guarantees interoperability. Therefore, PEP+ emerges as a technological solution for ensuring transparency, security and auditability for electronic medical records within the SUS.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48201
Outros identificadores: 20190000868
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEPUmModeloDe_SOUZA_2021.pdfPEP+: Um Modelo Blockchain para a Gestão de Casos de Sífilis1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons