Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49104
Título: A expressão da criatividade nas práticas pedagógicas para inclusão escolar durante o ensino remoto em uma escola pública de Caicó/RN
Título(s) alternativo(s): The expression of creativity in pedagogical practices for school inclusion during remote teaching in a public school in Caicó/RN
Autor(es): Bezerra, Bárbara Gomes Medeiros
Orientador: Vieira, Francileide Batista de Almeida
Palavras-chave: Pandemia;Covid-19;Ensino Remoto;Criatividade;Educação Especial;Educação Inclusiva;Prática de Ensino
Data do documento: 27-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BEZERRA, Bárbara Gomes Medeiros. A expressão da criatividade nas práticas pedagógicas para inclusão escolar durante o ensino remoto em uma escola pública de Caicó/RN. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2022.
Resumo: Em 2020, a humanidade foi surpreendida pela Pandemia do Covid-19, que acarretou inúmeros impactos em diferentes dimensões. Na educação, uma das consequências imediatas foi o fechamento das instituições escolares e a proposição do ensino remoto. Nesse contexto, a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais tornou-se um desafio ainda maior. Assim, este trabalho aborda os resultados de uma pesquisa que teve como objeto a criatividade e as práticas pedagógicas no contexto do ensino remoto. O objetivo geral foi analisar a expressão da criatividade nas práticas pedagógicas visando à inclusão escolar durante o ensino remoto, no município de Caicó/RN. Os objetivos específicos consistiram em: identificar as estratégias pedagógicas adotadas por uma escola da rede pública do município de Caicó/RN, no contexto do ensino remoto para a inclusão de alunos público-alvo da educação especial; verificar as alternativas utilizadas para garantir a participação de alunos que integram o público alvo da educação especial no ensino remoto; analisar a expressão da criatividade no trabalho pedagógico realizado durante a pandemia, visando a efetiva inclusão de todos os alunos. Metodologicamente, a investigação se caracteriza como uma pesquisa de campo, cujo ambiente investigado foi uma escola pública do município de Caicó/RN. Os sujeitos participantes foram dois professores que tiveram matrículas de alunos com deficiência durante os anos de 2020 e 2021. Para tanto, foi utilizado um questionário semiestruturado e, depois da obtenção das informações, foi feita uma análise utilizando a abordagem qualitativa. Como resultados, constatou-se que ser criativo não consiste em criar algo inédito, mas, e principalmente, utilizar-se dos meios já existentes para adaptá-los e, assim, possibilitar ao aluno com NEE compreender os conteúdos com mais facilidade. Dessa forma, tem-se que a expressão da criatividade é um aspecto de grande valor no processo de inclusão dos alunos público da educação especial.
Abstract: In 2020, humankind was surprised by COVID-19 pandemic, that caused innumerable impacts in different dimensions. In education, one of the immediate consequences was the closing of school institutions and the remote teaching proposition. In this context, the school inclusion of students with special educational necessities became an even greater challenge. Therefore, this paper addresses the results of a research that had as objective the creativity and pedagogical practices in the distance learning context. The general goal was to analyze the expression of creativity in pedagogical practices aiming the school inclusion during the remote teaching, in the municipality of Caicó/RN. The specific objectives consist in: identify the pedagogical strategies adopted by a public-school in Caicó/RN county, in the context of distance learning to the inclusion of students who are target audience of special education; verify the alternatives used to guarantee students participation who integrates the target audience of special education in the remote learning; analyze creativity expression in the pedagogical work made during the pandemic, aiming the effective inclusion of all the pupils. Methodologically, the investigation characterizes as field research, whose investigated environment was a public school from the municipality of Caicó/RN. The participating subjects were two teachers who had registration of students with disabilities during the years of 2020 and 2021. Hence, it was used a semi-structured questionnaire and, after obtaining information, was made an analysis using the qualitative approach. As results, it was found that being creative doesn’t consist in create something unprecedented, but, mostly, utilize existing means to adapt them and, so, enable the student with special educational needs to understand the contents more easily. Thus, expression of creativity is a big aspect of great value in the inclusion process of public students of special education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49104
Aparece nas coleções:CERES - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aexpressãodacriatividade_BEZERRA_2022.pdf822,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.