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Título: Construção de indicadores para avaliação de centros de especialidades odontológicas via técnica de consenso
Autor(es): Machado, Flávia Christiane de Azevedo
Orientador: Ferreira, Maria Ângela Fernandes
Palavras-chave: Atenção Secundária à Saúde;Saúde Bucal;Avaliação em Saúde;Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde;Avaliação de Serviços de Saúde;Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa.
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MACHADO, Flávia Christiane de Azevedo. Construção de indicadores para avaliação de centros de especialidades odontológicas via técnica de consenso. Orientador: Maria Ângela Fernandes Ferreira. 2014. 228f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) são serviços responsáveis pela assistência pública odontológica de média complexidade cuja missão organizacional é apoiar a Atenção Primária à Saúde (APS) dentro deste nível de atenção. Assim, com a finalidade de facilitar o alcance desta missão, uma matriz de indicadores para uma avaliação de desempenho de CEOs foi construída e a seguir, validada via técnica de consenso tipo grupo nominal. Para subsidiar a construção da matriz, um modelo lógico para representar como o serviço deveria funcionar foi delineado. Neste sentido, os elementos constituintes do modelo buscaram identificar o que um CEO deveria ter (recursos), realizar (atividades) e produzir (produtos e resultados) para efetivar sua missão organizacional. Por conseguinte, a matriz continha indicadores distribuídos em componentes (Apoio a Atenção Primária à Saúde; Avaliação Planejamento e Monitoramento; Assistência centrada no usuário; Gestão orgânica; Educação e Comunicação em Saúde) que pretendiam viabilizar informações acerca dessas questões. No intuito de validá-la, um grupo nominal (n=6) composto por professores, gerentes e gestores atribuíram pontos de 0 a 9 a cada uma das sete pretensas características dos indicadores propostos: validade; sensibilidade; especificidade; relevância; simplicidade; custo-efetividade e oportunidade. Após análise estatística, os indicadores que apresentaram mediana ≥7 (denotando importância) e distância entre os quartis ≤ 2 (denotando consenso) compuseram a matriz final de indicadores deste estudo. Ressalte-se que houve dois momentos de avaliação da matriz, um anterior às discussões em grupo e um posterior. Desta forma, ao final dessas duas avaliações, a matriz inicialmente composta por 82 indicadores foi reduzida a 63 indicadores, sendo 43 originais da matriz construída anteriormente à discussão em grupo (modificados ou não) e 20 construídos após a discussão. Tais indicadores, de forma geral, estão relacionados à motivação para o trabalho; ao absenteísmo às consultas; ao clima organizacional; segurança do paciente; gestão participativa; recursos financeiros; produtividade; educação em saúde e à interação CEO/APS. A perspectiva deste estudo é que esses indicadores possam subsidiar processos avaliativos nos CEOs, que viabilizem o alcance de sua missão organizacional, e, por conseguinte, auxiliem na construção de uma Rede de Atenção à Saúde Bucal.
Abstract: The Specialized Dental Care Centers (SDCCs) are responsible for the medium complexity of oral health´s public services. Then, the organizational mission of these Centers is to support the Primary Health Care (PHC) within the medium complexity. In this sense, to improve the chances of reach this mission, an indicators matrix for assessing the performance of SDCC was built and then, it was validated by a consensus technique called nominal group. To guide the construction of the matrix, a logic model to represent how the service should work was designed. From this perspective, the model logic´s elements intend to identify what a SDCC should have (resources), do (activities) and produce (outputs and outcomes) to carry out its organizational mission. Therefore, the matrix contained indicators distributed into components (Primary Health Care Support; Evaluation planning and monitoring; User-centered assistance; Organic Management; Education and Health communication) that intend to subsidize information about these issues. In order to validate it , a nominal group ( n = 6 ) composed by teachers, managers and administrators assigned points from 0 to 9 for each one of the seven alleged characteristics of the matrix indicators : validity , sensitivity, specificity , relevance , simplicity, cost effectiveness and timeliness. After statistical analysis, the indicators that presented a median value ≥ 7 (denoting significance) and distance between the quartiles ≤ 2 (denoting consensus) composed the final matrix indicators of this study. However, it is important to point out that there were two moments to evaluation the matrix, one of them before the group discussions and the other after that one. Then, after the end of these two matrix evaluation, there was a reduction from 82 indicators to 63 indicators. From these remaining indicators, 43 came from the first matrix, built before the group discussion (modified or not), and 20 came from the second matrix, built after the discussions. These indicators, in general, are related to the motivation to work; absenteeism; the organizational climate; patient safety; participatory management, financial resources, productivity, health education and interaction SDCC/ PHC. This study intends that these indicators can support the evaluation SDCC processes, which enable the achievement of the organizational mission, and then, support the building of an Oral Health Network care.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49853
Aparece nas coleções:PPGSCOL/CCS - Doutorado em Saúde Coletiva

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