Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52244
Title: | Caderno faça e conte |
Authors: | Cordeiro, Sandro da Silva |
Keywords: | educação infantil;tema de pesquisa;ensino fundamental |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | SEDIS-UFRN |
Citation: | CORDEIRO, Sandro da Silva (Org.). Caderno faça e conte. Natal, RN: SEDIS/UFRN, 2020. 350 p. |
Portuguese Abstract: | Nos anos 1980, as equipes de profissionais, a partir de estudos e análises das práticas desenvolvidas, decidiram orientar suas ações com as crianças por meio do Tema de Pesquisa na Educação Infantil. Entre 2010 a 2015, o NEI/CAp avança na escrita desse projeto, voltado agora para as turmas do Ensino Fundamental. Para tanto, foi constituída uma Comissão, com docentes do Centro de Educação e do NEI/CAp, para articular os debates sobre a implantação do Tema de Pesquisa nessa etapa de ensino. Nesse debate, a preocupação com a construção de um Projeto Curricular com organicidade e unidade é central, uma vez que a Educação Infantil já seguia as orientações do trabalho com tema de pesquisa. Dessa feita, estabelecer a necessária coerência interna com o ensino fundamental torna-se preponderante para as equipes dos profissionais da educação que interagem com as crianças, sejam professores, professoras, gestores, coordenadores, servidores técnico-administrativos e terceirizados. Dessa forma, uma publicação sobre o Tema de Pesquisa trará importantes contribuições para pensar sobre suas possibilidades didático-pedagógicas no ensino, mas, também, sobre a política educacional para a infância, o currículo nessas etapas, a formação docente, as contribuições teórico-metodológicas para a produção de conhecimentos sobre as escolas que atendem às crianças com até 10 anos de idade. Investigar e construir currículos requer considerar as crianças como sujeitos de direitos, como seres criativos e imaginativos que se desenvolvem em sua integralidade, articulando dimensões cognitiva, sócio afetiva, psicomotora e cultural. Requer pensar a experiência da educação escolarizada como processo de permanente reinvenção e articulação com a sociedade, a cultura e a história em seu espaço/tempo de produção e realização. O ensino, como ação pedagógica intencional e sistemática, visa contribuir para o avanço no desenvolvimento dos alunos e alunas, que evoluem dos seus conhecimentos prévios, ou do senso comum, para a sistematização de conhecimentos produzidos nas ciências, nas artes, na filosofia, na cultura e nas tradições sociais. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52244 |
ISBN: | 978-65-86890-01-3 |
Appears in Collections: | NEI - Livros eletrônicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CadernoFacaConte_Silva_2020.pdf.pdf | 28,79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.