CCS - TCC - Educação Física (Licenciatura) à distância
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53525
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TCC A prática da educação física na educação infantil e o papel do professor para o desenvolvimento nas aulas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-28) Ribeiro, Francisco das Chagas Chaves; Silva, Priscila Pinto da Costa; Lucena, Matheus Dantas deAs atividades físicas experimentadas na infância e na adolescência são percebidas como elementos essenciais no processo de desenvolvimento de atitudes e hábitos saudáveis que têm potencial para contribuir na escolha de um estilo de vida mais ativo fisicamente na idade adulta. O trabalho buscou analisar os aspectos educacionais no que diz respeito às aulas de educação física na educação infantil. O material coletado para esta pesquisa foi retirado dos bancos dedados virtuais Scielo e Google acadêmico, utilizando como principais termos de pesquisa em Educação Física, Ensino Infantil, escola e LDB. As aulas de Educação Física permitem que a criança explore o mundo exterior através de experiências concretas que adquire no seu dia a dia, onde são construídas suas noções básicas para o seu próprio desenvolvimento intelectual. É muito importante que as crianças vivam o concreto. Durante todo o desenvolvimento motor da criança, deve ser estimulada a prática da educação física escolar. Na educação infantil é de suma importância o movimento para melhorar o crescimento do ser humano.TCC Desafios da prática de educação física escolar: um olhar sobre a realidade da Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres em São Rafael/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-28) Teixeira, Juciara da Silva; Silva, Priscilla Pinto Costa da; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=8952B47B2ADC3A9380D8E949A1207E15; Lucena, Matheus Dantas deEsse trabalho tem como objetivo analisar a forma com a qual os professores do Educação Física, da Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres, de São Rafael/RN desenvolvem sua prática docente, assim como conhecer as principais dificuldades encontradas por eles no ambiente escolar. Buscando compreender qual o sentido que os professores da rede pública de ensino atribuem à docência, como também identificar junto aos mesmos, elementos presentes na elaboração e execução das suas aulas mediante aos problemas encontrados em sua prática educativa. Partindo da questão: Quais as principais dificuldades encontradas na educação física escolar? encontramos respostas para as indagações feitas durante a pesquisa, nas quais os professores mostram que mesmo com situações precárias para o desenvolvimento das suas práticas docentes, como a falta de espaços adequados até a falta de materiais, eles sempre buscam meios, para que seus alunos não saiam prejudicados em suas atividades escolares.TCC Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06) Ribeiro, Keldery Francisco Souza; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Silva, Priscila Pinto Costa da; Aguiar, Milena de OliveiraO estudo objetiva investigar as competências que a Educação Física pode promover no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de conhecimentos sobre as características da Educação Física Escolar, verificação de conteúdos curriculares e identificação de competências que a disciplina pode potencializar nos alunos nessa fase de escolarização. A metodologia estruturou-se em uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, com buscas no Scientific Electronic Library Online (SciELO), Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Google Acadêmico, com estudos dos últimos 10 anos, com filtragem dos principais achados. Nos resultados, Educação Física Escolar foi caracterizada como disciplina que enriquece as vivências de crianças, jovens e adultos, de saberes corporais, lúdicos, emocionais e estéticos, que são essenciais para a formação escolar do aluno. Os conteúdos estão dispostos em seis unidades temáticas, que são brincadeiras e jogos, esportes formais e informais, ginástica, dança, lutas e práticas corporais de aventura, que se inter- relacionam com as áreas de linguagens, artes, língua portuguesa e inglesa, constituindo a disciplina em sua função sociocultural, contextualizada e interativa. As competências que a Educação Física escolar pode trabalhar nos anos iniciais são compreensões, reflexões, aprendizagens e reconhecimento sobre origem da cultura, práticas e diversidade corporais, condições de saúde e doença, bem como sobre beleza e estética corporal na perspectiva de superar consumismo e preconceitos. Devem ser promovidas experiências autônomas, criativas, coletivas e democráticas, com base nas unidades temáticas e em espaços sociais, de diversão e de saúde. Essas competências precisam ser possibilitadas com mobilização de saberes, habilidades, atitudes e valores junto aos alunos, pois são essenciais para o desenvolvimento integral do aluno. Conclui-se que Educação Física inserida com conteúdos e práticas potenciais pode contribuir para um ensino-aprendizagem sobre a cultura corporal de maneira significativa.