Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54788
Title: | O uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantas |
Authors: | Tinôco, Barbara Grace |
Advisor: | Gomes, Carolina Chaves |
Keywords: | Música - aulas de música - uso de tecnologias;Educação musical - estudo e ensino - ensino fundamental;Educação musical - TICs - ensino e aprendizagem |
Issue Date: | 2-Jun-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | TINÔCO, Barbara Grace. O uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantas. Orientador: Carolina Chaves Gomes. 2023. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
Portuguese Abstract: | Esta pesquisa refere-se a uma experiência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de música das turmas do 9° ano da Escola Estadual Dr. Manoel Dantas situada na cidade de Santo Antônio do Salto da Onça no ano de 2022. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o espaço e relevância do uso das TICs nas aulas de música da escola básica. Além de evidenciar o uso das TICs e discutir seu espaço no planejamento e condução das aulas de música da instituição escolar citada acima, especificamente nas turmas do 9° ano, e, com isso, apresentar possibilidades de inserção das TICs no processo de ensino e aprendizagem de música nos anos finais do Ensino Fundamental para a comunidade docente. A pesquisa foi realizada entre 2021 e 2022 e traz consigo uma revisão de literatura sobre o tema das TDICs na educação musical e alguns conceitos importantes para a execução das aulas utilizando tecnologias, além de trazer análise dos planos de aula utilizados e entrevistas com os alunos participantes. Foram utilizadas tecnologias para composição/performance, audição/apreciação, e contextualização/reflexão, levando em conta fatores sociais da própria escola, dos alunos, dos recursos etc. A metodologia da pesquisa é de abordagem predominantemente qualitativa, do tipo estudo de caso, em que são combinadas diversas fontes de construção de dados, como questionários e entrevistas. O resultado da análise dos dados, ao final do trabalho, reforça que o uso dessas tecnologias em sala de aula teve um impacto positivo no ensino e aprendizagem dos alunos das turmas participantes, o uso dessas tecnologias despertou mais interesse dos alunos e revela também que mesmo após as aulas os alunos deram continuidade ao fazer musical utilizando essas tecnologias. |
Abstract: | This research refers to an experience of use of Information and Communication technologies on 9th grade music lessons of the Escola Estadual Dr. Manoel Dantas located at the Santo Antônio do Salto da Onça city in the year of 2022. The main goal of this research is to analyze the space and relevance of the use of ICTs in music classes in elementary schools, in addition to highlighting the use of ICTs and discussing its space in the planning and conducting of music classes at the school institution mentioned above, specifically in the 9th grade classes, and with that to present possibilities of insertion of ICTs in the process of teaching and learning of music in the final years of Elementary School for the teaching community. The research was carried out between 2021 and 2022, it brings with it a literature review on the subject of ICTs in music education and some important concepts for the execution of classes using technologies, in addition to bringing analysis of the lesson plans used and interviews with the participating students. Technologies were used to composition/performance, hearing/appreciation, and contextualization/reflection, considering the social facts from the school itself, from the students, from the resources, etc. The research methodology is research with a predominantly qualitative approach of the case study type, in which several sources of data construction are combined, such as questionnaires and interviews. The result of the data analysis, at the end of the work, reinforces that the use of these technologies in the classroom had a positive impact on the teaching and learning of the students in the participating classes, the use of these technologies aroused more interest from the students and also reveals that even after the classes, the students continued to make music using these technologies. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54788 |
Appears in Collections: | PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
UsoTICsaulas_Tinoco_2023.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.