Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55397
Title: | Antibiótico: antes, herói; hoje, vilão? |
Other Titles: | Antibiotic: before, hero; today, villain? |
Authors: | Soares, Arielly Chanttal Moreira Costa, Ivaneide Alves Soares da |
Keywords: | questões sociocientificas;sequência didatica;resistência bacteriana;antibiótico |
Issue Date: | 31-Mar-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | SOARES, Arielly Chanttal Moreira. Antibiótico: Antes, héroi; hoje, vilão?. Orientadora: COSTA, Ivaneide Alves Soares da. 2023. 43 p. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
Portuguese Abstract: | Esta sequência didática acerca da resistência bacteriana em ambientes aquáticos se refere a um produto educacional desenvolvido como parte da pesquisa de mestrado de Arielly Chanttal Moreira Soares pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECNM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. O ensino sobre resistência bacteriana em ambientes aquáticos é importante para proteger a saúde humana, preservar os ecossistemas, promover o uso prudente de antibióticos, incentivar o monitoramento e a prevenção e estimular a pesquisa e a inovação nessa área. Apesar da relevância do tema e de ser bastante reportado pela mídia, pouco se aborda sobre quais são as rotas de contaminação aquática e as consequências ambientais. Portanto, apresentamos este material instrucional como apoio didático ao docente, trazendo um planejamento de ensino sob a perspectiva das Questões Sociocientíficas – QSC, abrangendo aspectos socioambientais, políticos e econômicos desta temática, visando a formação de estudantes críticos, atuantes e responsáveis. A sequência didática está organizada em quatro etapas: levantamento dos conhecimentos prévios, problematização, organização dos conhecimentos e aplicação dos conhecimentos. Cada etapa da sequência apresenta seus objetivos, habilidades e competências, além da descrição dos materiais e atividades e de outras sugestões de atividades que podem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada professor(a). Nos apêndices, você encontra todos os instrumentos usados no planejamento. Esperamos que este material estimule e ajude a se aventurar sobre a abordagem deste e de outros temas na sua prática de ensino, fazendo adaptações que julgar necessárias. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55397 |
Appears in Collections: | PPGECNM - Produtos Educacionais do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PE_AntibioticoAntesHeroi_Soares_2023.pdf | 8,52 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License