Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57457
Title: Os desafios da formação problematizadora para profissionais de saúde em um programa de residência multiprofissional
Other Titles: Challenges of a questioning education to health professionals in a multiprofessional residency program
Los desafíos de la formación problematizadora para profesionales de salud en un programa de residencia multiprofesional
Authors: Almeida Júnior, José Jailson de
Maroja, Maria Clara Santana
Noronha, Claudianny Amorim
Keywords: Formação de profissionais de saúde;Problematização;Paulo Freire;Health professionals education
Issue Date: 2021
Publisher: FapUNIFESP (SciELO)
Citation: ALMEIDA JÚNIOR, José Jailson de; MAROJA, Maria Clara Santana; NORONHA, Claudianny Amorim. Os desafios da formação problematizadora para profissionais de saúde em um programa de residência multiprofissional. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [S.L.], v. 24, p. 1, 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/interface.180616. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/4b6HRp4F5sMsSGqc3wSdZhz/?lang=pt#. Acesso em: 21 dez. 2023.
Portuguese Abstract: Pretende-se refletir sobre as dificuldades e potencialidades na aplicação da Educação Problematizadora em um programa de residência multiprofissional em Saúde, na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da qualificação das ações pedagógicas nesse campo. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa e com abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, realizada em um programa de residência multiprofissional em Saúde Mental. Entre os elementos pedagógicos freireanos identificados, destaca-se o ciclo retroalimentado ação-reflexão-ação – capaz de potencializar o próprio processo educativo –, enquanto as limitações à proposta educacional problematizadora apresentaram-se relacionadas às contradições com os modelos formativos e práticos vigentes no campo da saúde. Uma melhor apropriação dos fundamentos educacionais que sustentam as residências multiprofissionais em Saúde, por parte de tutores, preceptores e residentes, é capaz de potencializar o processo de ensino-aprendizagem para os trabalhadores do SUS
Abstract: We aim to reflect upon the difficulties and potentials of applying a questioning education in a multiprofessional health residency program to strengthen the Brazilian National Health System (SUS) by qualifying pedagogical actions in this field. This is a participative evaluative research of the case-study type, with a qualitative approach, conducted in a multiprofessional mental health residency program. Among the identified Freire’s pedagogical elements, the action-reflection-action feedback loop is highlighted, which enables to intensify the educational process. The limitations of a questioning educational proposal, on the other hand, were related to contradictions with the educational and practical models in health. An improved appropriation of the educational foundations that base multiprofessional health residencies by tutors, preceptors, and residents enables to intensify the teaching and learning process of SUS workers
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57457
ISSN: e1807-5762
Appears in Collections:CCS - DSC - Artigos publicados em periódicos
CE - DPEC - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesafiosFormacaoProblematizadora_AlmeidaJr_2021.pdf355,42 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons