Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/59083
Título: Abordagens de estilo e interpretação direcionadas à performance da peça “[cello]”, de Tomás Cabado
Autor(es): Ferreras, Juan Ignacio
Orientador: Presgrave, Fábio Soren
Palavras-chave: Violoncelo;Música contemporânea;Tomás Cabado;Pesquisa artística
Data do documento: 23-Mar-2024
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FERRERAS, Juan Ignacio. Abordagens de estilo e interpretação direcionadas à performance da peça “[cello]”, de Tomás Cabado. Orientador: Dr. Fábio Soren Presgrave. 2024. 81f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões e estratégias de estudo e performance sobre a peça “[cello]” (2021), de Tomás Cabado. A metodologia utilizada, própria da pesquisa artística, segundo o Robin Nelson e o Henk Borgdorff , propõe um marco teórico e conceitual para se pensar a execução dessa peça, e enriquecemos essas reflexões com conversas como próprio compositor da peça. Na dissertação, são apresentadas maneiras de abordar a obra e que podem ser úteis para outros repertórios do violoncelo contemporâneo. Também são apresentadas algumas reflexões do pesquisador/performer, com base na teoria, na filosofia e na poesia, para considerar como o estudo e a interpretação dessa obra e de repertórios semelhantes nos permitem focar no tempo, no detalhe e no silêncio, buscando novas experiências e relacionamentos em torno desses três conceitos.
Abstract: The aim of this work is to present reflections, and study and performance strategies onthepiece “[cello]” (2021) by Tomás Cabado. The methodology used, typical of artisticresearchaccording to Robin Nelson and Henk Borgdorff, proposes a theoretical and conceptualframework for thinking about the performance of this piece, and we have enrichedthesereflections with conversations with the composer himself. The dissertation presents waysofapproaching the piece that could be useful for other contemporary cello repertoires. Someofthe researcher/performer's reflections are also presented, based on theory, philosophyandpoetry, to consider how the study and interpretation of this work and similar repertoiresallowus to focus on time, the details, and silence, seeking new experiences and relationships aroundthese three concepts.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/59083
Aparece nas coleções:PPGMUS - Mestrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Abordagensestilointerpretacao_Ferreras_2024.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.