Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/60804
Título: Concertino Cheiro da Terra para clarineta e banda: estratégias para construção da interpretação para além dos desafios técnicos
Autor(es): Santos, Fernanda Cristina dos
Orientador: Araújo, Amandy Bandeira de
Palavras-chave: Cheiro da Terra;Técnica do clarinete;Interpretação;Normando Carneiro
Data do documento: 7-Set-2024
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS, Fernanda Cristina dos. Concertino Cheiro da Terra para clarineta e banda: estratégias para construção da interpretação para além dos desafios técnicos. Orientador: Dr. Amandy Bandeira de Araújo. 2024. 139f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
Resumo: Este trabalho versa sobre as questões técnicas e interpretativas do Concertino Cheiro da Terra para Clarineta e Banda, do compositor paraibano Normando Carneiro (1949). A obra em questão, escrita no ano de 2005, dedicada a autora desta pesquisa, foi composta durante a estada do compositor, junto à Banda Filarmônica 24 de Outubro da cidade de Cruzeta no Rio Grande do Norte, numa fase de experimentação composicional. A fundamentação teórica para uma sugestão de processo de preparação técnica da obra está alicerçada nos trabalhos de ARAÚJO (2016), SILVA (2021), CAMPIONE (2001), ALVES (2013), LIMA (2006), BONADE (2022). As reflexões sobre os aspectos de caráter interpretativos foram conduzidas a partir de uma comparação entre duas performances da obra, feitas pela autora desta pesquisa em momentos diferentes (2005 e 2023), tendo como subsídios os trabalhos de SLOBODA (1985), CARVALHO (2021), LABOISSIÈRE (2003) e ABDO (2000). As vivências musicais da intérprete e do compositor, que se relacionam entre si, também fazem parte deste estudo, pois contribuem para a concepção interpretativa da peça.
Abstract: This work discusses the technique and interpretative questions regarding Concertino Cheiro da Terra for Clarinet and Band written by the composer Normando Carneiro (1949). The piece in study was written in the year of 2005, dedicated to the author of this research, and was composed during the composer's stay with the Banda Filarmônica 24 de Outubro in the city of Cruzeta/RN, in a period of compositional experimentation. The theoretical basis for the technical preparation process suggestion of the piece is rooted in the works of ARAÚJO (2016), SILVA (2021), CAMPIONE (2001), ALVES (2013), LIMA (2006) and BONADE (2022). The reflections on the interpretative aspects were conducted based on a comparison between two performances of the work made by the author of this research at different times (2005 and 2023), having as support the works of SLOBODA (1985), CARVALHO (2021), LABOISSIÈRE (2003) and ABDO (2000). The musical experiences of the performer and the composer, which are interchange between them, are also part of this study, as they contribute to the interpretative conception of the piece.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/60804
Aparece nas coleções:PPGMUS - Mestrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ConcertinoCheiroTerra_Santos_2024.pdf19,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.