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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/63401
Título: | Cine Vídeo Papai: uma etnografia sobre a curtição entre homens |
Autor(es): | Oliveira, João Elioberg da Silva |
Orientador: | Lopes, Paulo Victor Leite |
Palavras-chave: | Cine Vídeo;Práticas sexuais;Corpo;Desejo;Etnografia |
Data do documento: | 26-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | OLIVEIRA, João Elioberg da Silva. Cine Vídeo Papai: uma etnografia sobre a curtição entre homens. Orientador: Dr. Paulo Victor Leite Lopes. 2025. 134f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. |
Resumo: | A presente pesquisa é uma etnografia de um Local Comercial Para Encontro Sexuais (LCES) da/na cidade de Natal/RN, o Cine Vídeo Papai. Organizado em duas unidades, com horários de funcionamento diferenciados, são estabelecimentos em que a exibição de pornografia é apresentada como um atrativo comercial. A partir das salas em que a pornografia é exibida, onde foi possível observar um público majoritariamente masculino e cisgênero, essa dissertação busca pôr em relevo uma forma de sociabilidade erótica pornográfica experienciadas por homens. Nesse prisma, problematiza as práticas sexuais por meio das corporalidades e evidencia diferentes modos de agenciamento do desejo. A pesquisa, desenvolvida sob a inspiração metodológica da “Antropologia Groove” (Blázquez e Liarte-Ticola, 2018), desenrolou-se a partir da utilização da observação participante, de conversas formais e informais com interlocutores e na realização de fotografias. Assim, os Cine Vídeo Papai passa a ser compreendido como um espaço que viabiliza a produção daquilo que em campo é chamado de “curtição”, isto é, um leque de formas como os interlocutores administram seus desejos, como também se revela como uma territorialidade em que é possível escrutinar outros signos que, naquele espaço, se combinam a práticas sexuais lá vivenciadas (como a cidade, a fofoca, o dinheiro, a sonoridade, entre outros). |
Abstract: | This study constitutes an ethnographic investigation of a Commercial Venue for Sexual Encounters (VCSE) located in the city of Natal/RN, Brazil, the establishment known as Cine Vídeo Papai. Organized into two distinct units with varying operating hours, these venues utilize the screening of pornography as a central commercial attraction. By focusing on the spaces where pornography is exhibited, which predominantly attract a cisgender male audience, this dissertation seeks to illuminate a form of erotic and pornographic sociability experienced by men. From this analytical perspective, it interrogates sexual practices through the framework of corporeality, highlighting diverse modes of desire management. Methodologically grounded in the principles of “Groove Anthropology” (Blázquez and Liarte-Ticola, 2018), this research employed participant observation, formal and informal conversations with interlocutors, and photographic documentation. Through this approach, Cine Vídeo Papai emerges as a space that facilitates the production of what is colloquially referred to in the field as “curtição” (a term approximating “enjoyment” or “pleasure”). This concept encompasses the varied ways in which interlocutors navigate and negotiate their desires. Furthermore, the venue is revealed as a territoriality where other symbolic elements - such as urban dynamics, gossip, monetary exchange, and auditory environments - interact with and shape the sexual practices enacted within this space. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/63401 |
Aparece nas coleções: | PPGAS - Mestrado em Antropologia Social |
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