Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/11706
Título: Contaminação ambiental e exploração capitalista ao meio ambiente: os resíduos sólidos na sociedade global
Autor(es): Figueiredo, Fábio Fonseca
Palavras-chave: Contaminação ambiental;Reciclagem dos materiais;Exploração Capitalista;Sociedade global
Data do documento: 23-Mai-2013
Citação: FIGEUIREDO, Fábio Fonseca. Contaminação ambiental e exploração capitalista ao meio ambiente: os resíduos sólidos na sociedade global. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 15., 2013, Recife. Anais eletrônico... Recife: ENANPUR, 2013. Disponível em: <http://www.xvenanpur.com.br/> Acesso em: 13 nov. 2013.
Resumo: O mundo atual passa por uma crise ambiental sem precedentes na história, o que resulta em conseqüências ambientais perceptíveis e preocupantes. Governos e organizações internacionais têm dado maior relevância à variável ambiental como um dos principais eixos de definição das políticas de crescimento/desenvolvimento econômico, como o intuito de adequar as demandas sociais aos limites naturais. Como consequências dessa forma perdulária de produção e consumo da sociedade global temos a contaminação ambiental ampliada e diversificada. O presente artigo discute a acumulação capitalista no setor dos resíduos sólidos, partindo da hipótese da impossibilidade de se diminuir a geração ampliada dos resíduos, sendo necessário que se crie estratégias de gestão e tratamento para os resíduos baseados na atividade da reciclagem dos materiais. A parte final expõe os paradigmas da questão dos resíduos sólidos na sociedade global.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/1/11706
ISSN: 9788541502191
Aparece nas coleções:CCHLA - DPP - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabio Fonseca Figueiredo - XV Enanpur.pdf160,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.