Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3163
Título: Estratégias de Competitividade Industrial em Empresas Cooperativas: O caso COMTERN
Autor(es): Campos, Maria da Luz Góis
Añez, Miguel Eduardo Moreno
Carício, Marcelo Rique
Palavras-chave: Estratégia;Cooperativismo Industrial;Esforço Tecnológico
Data do documento: 27-Out-2010
Resumo: Este trabalho examina de que forma a Cooperativa Mista dos Têxteis do Estado do Rio Grande do Norte (COMTERN) desenvolve sua estratégia para levar adiante seu negócio frente à economia de mercado. Descrever-se-ão o perfil sócio-demográfico e a sua organização básica. Em seguida, discutir-se-ão alguns aspectos da situação econômico financeira com base na evolução patrimonial do período de 1994 a 1999. O modelo de análise proposto para este trabalho resultou de um esforço de adaptação do modelo definido pelo estudo da Competitividade da Indústria Brasileira (ECIB). Será analisado os fatores críticos de competitividade internos à empresa cooperativa, com ênfase nas seguintes vantagens competitivas: gestão, esforço tecnológico e eficiência produtiva. O estudo apresenta evidências de que a cooperativa tem sido capaz de várias ações inovadoras, o que a torna mais competitiva em seu processo produtivo e anuncia formas de agir no mundo do trabalho. O impacto da modernização tecnológica tem se mostrado pouco eficiente em relação aos aspectos econômicos e financeiros da cooperativa em estudo.
Descrição: CAMPOS,Maria da Luz Góis; ANEZ,Miguel Eduar- do Moreno; CARÍCIO,Marcelo Rique. Estratégias de Competitividade Industrial em Empresas Cooperativas:O caso COMTERN. In:ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 23, 2003, Minas Gerais. Anais...Ouro Petro: ADEPRO, 2003. p. 1-8.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/1/3163
Aparece nas coleções:CCSA - DECO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA DA LUZ GÓIS.pdf171,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.