Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/11882
Título: Ensinando e aprendendo a ler na escola infantil: reflexões sobre o saber-fazer de uma professora
Autor(es): Victor, Analice Cordeiro dos Santos
Palavras-chave: Leitura;Reflexão;Mediação;Educação
Data do documento: Jan-2012
Editor: UESB
Citação: VICTOR, Analice Cordeiro dos Santos. Ensinando e aprendendo a ler na escola infantil: reflexões sobre o saber-fazer de uma professora. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 12, p. 185-198, jan./jun., 2012.
Resumo: Este trabalho objetivou uma reflexão sobre a ação mediadora no processo de ensino-aprendizagem da leitura, por mim vivenciada no Núcleo de Educação Infantil (NEI/UFRN) junto a crianças de 6/7 anos, tendo como proposta explicitar os elementos orientadores necessários a esse processo, que se traduzam como referência a outras práticas educativas. Sua realização pressupôs as seguintes questões: que conteúdos estão envolvidos no ensinoaprendizado da leitura? Como os alunos aprendem a ler? Que tarefas são instrumentais no ensino e aprendizado da leitura? Nele foi adotada a concepção de leitura enquanto atribuição de significados a um texto escrito através do processo interativo entre leitor e texto, guiado pelos objetivos/finalidades deste leitor. Adotou os princípios metodológicos da abordagem qualitativa, entre cujas características salienta-se a primazia do interesse pelo processo do que simplesmente pelos resultados ou produto. Seus resultados evidenciaram que a leitura, enquanto prática cultural, pode ser aprendida na escola infantil, espaço de apropriação de saberes mediados pela cultura. Constatou-se que, a exemplo das demais aprendizagens, o aprendizado da leitura implica numa atividade mediada em que o professor, administrando e organizando o meio social educativo, cria espaços de diálogo para as muitas vozes presentes nesse meio. Gera, desse modo, um contexto polifônico, dialógico e de alteridade pela ação de planejar/avaliar/replanejar a sua atuação e a de seus alunos. A relevância deste estudo concerne à intenção de socializar uma vivência, cuja tônica é a reflexão sobre a leitura enquanto prática cultural e as estratégias de ensinar e aprender a ser leitor.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/11882
ISSN: 2178-2679
Aparece nas coleções:NEI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_742-2565-1-PB.pdfArtigo_Analice Cordeiro dos Santos Victor269,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.