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Título: O marketing e a atuação social das empresas: uma relação possível?
Autor(es): Santos, Elitânia Tavares dos
Palavras-chave: Marketing;Atuação social;Relação;Influência;Marketing;Social performance;Relation;Influence
Data do documento: 3-Ago-2006
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SANTOS, Elitânia Tavares dos. O marketing e a atuação social das empresas: uma relação possível?. 2006. 126 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Resumo: The present work is about a study of multiple cases with exploratory and descriptiveperspective and qualitative emphasis. Its field of study is constituted by three local companieswith description of social performance, with emphasis in the personal interview with thecontrollers. Its main objective consists of understanding as it has occurred the marketingrelation with the enterprise social performance in the context of these companies located inthe State of the Rio Grande do Norte who carry out social investments. For this, it hassearched to analyze the types and characteristics of the developed social actions, to evaluatethe motivations and objectives of the accomplishment of social actions, to verify theimportance and influence of the social performance in the dynamics of the companies, toverify the level of specific knowledge and information in the areas of marketing and socialperformance in the companies and to evaluate the process of communication (promotion andspreading) of the social performance carried out by the companies. It has been verified thatthe company A directly associates it its social and ambient activities with differentiationbenefits, competitiveness, creation of value, loyalty, relationships, image, prestige,positioning of the company, sale and financial return, beyond benefits in the internal level asbigger motivation of its employees and retention of talents, not existing rejection to theinterlacement of the concepts related to the marketing and the social one. Already in companyB rejection in relating its practical social to the marketing, being observed after posteriorquestionings, that the relation of direct and indirect form exists and those divulgations of theseactions are carried out, contradicting the arguments of the controllers of that the actions wouldnot be carried out to generate media. In company C, it been verified rejection andcontradiction with relation to the concepts related to the marketing, alleging itself that theimage of the harnessed company to its social performance is not used in proper benefit,evidencing itself that this company divulges its action and is marketable benefited, even so isnot this the main objective of its social programs. It has concluded that the association ofthese two concepts is positive and favorable to the development of the businesses and thesocial actions of the companies, legitimizing them and benefiting the involved company,groups in the actions and the society that profits socially from the private social involvement in the social matters
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho consiste em uma abordagem sobre a relação do marketing com a atuaçãosocial das empresas, dentro de uma nova tendência do mundo dos negócios de valorização deassuntos relacionados à sociedade e ao meio ambiente. O seu objetivo principal consiste emcompreender como se dá relação do marketing com a atuação social empresarial no contextode três empresas localizadas no Estado do Rio Grande do Norte que realizam investimentossociais. Para isso, busca-se analisar os tipos e características das ações sociais desenvolvidas,avaliar as motivações e objetivos da realização de ações sociais, verificar a importância einfluência da atuação social na dinâmica das empresas, verificar o nível de conhecimento einformaçãoespecíficos nas áreas de marketing e de atuação social nas empresas e avaliar oprocesso de comunicação (promoção e divulgação) da atuação social realizado pelasempresas. O trabalho possui ênfase qualitativa, realizado através de um estudo de casosmúltiplos com perspectiva exploratória e descritiva. Seu campo de estudo é constituído portrês empresas locais com histórico de atuação social, com enfoque na entrevista pessoal comos dirigentes. Constata que há uma imbricação do marketing com o social em todas asempresas analisadas, sendo que a empresa A associa diretamente as suas atividades sociais eambientais com benefícios de diferenciação, competitividade, criação de valor, fidelidade,relacionamentos, imagem, prestígio, posicionamento da empresa, retorno de vendas efinanceiro, além de benefícios no nível interno como maior motivação de seus funcionários eretenção de talentos, não existindo rejeição ao entrelaçamento dos conceitos relacionados aomarketing e ao social. Já na empresa B há rejeição em relacionar suas práticas sociais aomarketing, sendo observado, após questionamentos posteriores, que existe a relação de formadireta e indireta e que são realizadas divulgações dessas ações, contradizendo os argumentosdos dirigentes de que as ações não seriam realizadas para gerar mídia. Mostra que na empresaC, há também rejeição e contradição com relação aos conceitos relacionados ao marketing,alegando-se que a imagem da empresa atrelada à sua atuação social não é utilizada embenefício próprio, constatando-se que essa empresa divulga suas ações e beneficia-emercadologicamente delas. Assim, o estudo conclui que há uma tensão entre os conceitos queenvolvem o marketing e o social, na medida em que os discursos sejam enfáticos em negá-lose a prática mostre contradição, tratando-se de uma questão de estudo complexa
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12192
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