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Título: Comunicação e imagem organizacional: um estudo de suas relações no comércio varejista de shopping centers
Autor(es): Souza, Karlla Kathyane Galdino de
Palavras-chave: Comunicação;Imagem;Modelagem de Equações Estruturais;Communication;Image;Structural Equations Modeling
Data do documento: 21-Jul-2006
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SOUZA, Karlla Kathyane Galdino de. Comunicação e imagem organizacional: um estudo de suas relações no comércio varejista de shopping centers. 2006. 92 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Resumo: This study shows the results of an exploratory-descriptive research that aimed to identify the latent dimensions of communication, as well as finding relations between such dimensions and organizational image. The sample came to a total of 267 respondents, being 89 managers or owners and 178 salespeople of clothing and footwear stores that are situated in the main five shopping centers located in Natal, capital of Rio Grande do Norte. The collection of the data was made by the use of two structuralized and validated instruments, being the answers measured in the likert scale of 6 points. For the measurement of communication it was used the instrument developed by Downs and Hazen (2002), made up of 8 latent dimensions and 32 indicators. For the image it was used the model of Mael and Ashforth (1992) that contains 5 indicators. The analysis of the data was made through of the use of statistical techniques of factorial analysis and structural equations modeling. The results of the factorial analysis demonstrated communication as being formed by five latent dimensions. The modeling, on the other hand, demonstrated to exist positive relations between communication and organizational image, whose results revealed that the image is influenced by the communication with the supervisor, by the organizational integration and as being stronger explained by the vertical communication
metadata.dc.description.resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de campo de caráter exploratório-descritiva que teve por objetivo identificar as dimensões latentes da comunicação, bem como encontrar relações entre tais dimensões com a imagem organizacional. A amostra contou com um total de 267 respondentes, sendo 89 gerentes ou proprietários de lojas e 178 vendedores de lojas de vestuário e calçados situadas nos cinco principais shopping centers de Natal, capital do Rio Grande do Norte. A coleta dos dados foi feita mediante a utilização de dois instrumentos estruturados e validados, com respostas medidas em escala likert de 6 pontos. Para a mensuração da comunicação foi utilizado o instrumento desenvolvido por Downs e Hazen (2002), composto de 8 dimensões latentes e 32 indicadores. Para a imagem foi utilizado o modelo de Mael & Ashforth (1992), com 5 indicadores. A análise dos dados foi realizada mediante a utilização das técnicas estatísticas de análise fatorial e modelagem de equações estruturais. os resultados da análise fatorial demonstraram a comunicação como sendo formada por cinco dimensões latentes. Já a modelagem demonstrou existir positivamente relações entre a comunicação com a imagem da empresa, cujos resultados revelaram que a imagem é influenciada pela comunicação com o supervisor, integração organizacional e sendo mais fortemente explicada pela comunicação vertical
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12214
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