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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14142
Título: | Vida, experiência, conhecimento : a reforma do sujeito cognoscente em Tsunessaburo Makiguchi |
Autor(es): | Ribeiro, Rita de Cássia |
Orientador: | Almeida, Maria da Conceição Xavier de |
Palavras-chave: | Educação;Epistemologia;Cognição;Complexidade;Education;Epistemology;Cognition;Complexity |
Data do documento: | 17-Abr-2006 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | RIBEIRO, Rita de Cássia. Vida, experiência, conhecimento : a reforma do sujeito cognoscente em Tsunessaburo Makiguchi. 2006. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. |
Resumo: | Através de grande parte da obra e do registro dos fragmentos da vida do educador japonês, Tsunessaburo Makiguchi, a tese afirma que o conhecimento emerge da experiência de vida dos sujeitos. Fatos, acontecimentos, herança genética, patrimônio cultural, história familiar, o lugar onde se nasce e vive e as predisposições psicológicas configuraram uma visão sobre o mundo e a vida. No caso de Makiguchi, essa constelação multicausal o conduziu a conceber o sistema de criação de valores bem-benefício-beleza, discutindo a importância do par cognição-avaliação para a experiência humana. Sua vida é exemplar para demonstrar como esses aspectos estão entrelaçados e, num movimento recursivo entre conhecimento e autoconhecimento, podem gerar sistemas criativos de compreensão do mundo, introduzindo o autor na problemática essencialmente epistemológica da complexidade. O sistema makiguchiano e a abordagem complexa de Edgar Morin sugerem uma reforma pragmática e paradigmática da educação e do pensamento em direção a uma pedagogia complexa, que enlaçam e entretecem mestre-discípulo, sujeito-objeto, homem-mundo, local-global, singular-universal |
Abstract: | Utilizing a great part of the works by Japanese educator Tsunesaburo Makiguchi and the register of fragments of his life, this thesis affirms that knowledge emerges from peoples` experience as they go about their daily lives. Facts, events, genetic inheritance, cultural patrimony, family history, the place where one was born and lived, and psychological predispositions nurture and form a vision of the world and of life in general. In Makiguchi s case, this multi-causal constellation led him to conceive the system of the value-creating pedagogy of good, gain and beauty; discussing the importance of cognition and evaluation in the experience of the human being. His life is exemplary in demonstrating that these aspects are inter-connected and, in a recursive movement between knowledge and self-knowledge, they can generate creative systems for understanding the world and introducing, essentially, the author into the epistemological problematic of complexity. The Makiguchian system and Edgar Morin s complexity approach suggest a pragmatic, paradigmatic reform of education and a thought reformation in the direction of the complex pedagogy, and that it creates a web that connects master-disciple, subject-object, human-world, local-global and singular-universal |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14142 |
Aparece nas coleções: | PPGED - Doutorado em Educação |
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