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Título: É como se tivesse a roça e faltasse a enxada: formação em serviço de professores de História no ensino sergipano
Título(s) alternativo(s): It´s like a farm with lack of hoe: history service teaching graduation inland of Sergipe
Autor(es): Souto, Paulo Heimar
Palavras-chave: Formação em serviço;Projeto de qualificação docente;Professores de História;Interior sergipano;Memórias de vida;Graduation course;Teaching qualification project;History teachers;in-land of Sergipe memories of life
Data do documento: 3-Nov-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SOUTO, Paulo Heimar. It´s like a farm with lack of hoe: history service teaching graduation inland of Sergipe. 2008. 257 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: This thesis has the aim to comprehend the development of the superior graduation in life service and daily scholar of the history teachers in-land of Sergipe. The History Course graduation was realized through the second part of (Projeto de Qualificação Docente-PQD), the so-called, Teaching Qualification Project of the Federal University of Sergipe, first settled in 1998. Eight teachers were chosen for this research with more than (15) fifteen years of teaching in the Fundamental and Medium levels at public schools of our state (Sergipe). This empiric research priviledged oral testimony from them, which (ones) reveled about the memory tragetory of life. Since childhood until the History Course graduation, besides the evidence as Principal of schools as well as the following classes. All of them were interviewed from in-land and they are from very poor families with lack of social economical conditions. Those evidencies point out economic limitations in their different towns, that contributed to the continuous obstacle in the following studies, moreover in the common market. Therefore they still teach in order to believe in who´s at the botton of this business. Their testimony about this history graduation through PQD , gave them new Professional horizons, modifying their pedagogic practice, choosing what is worth into the social space beyond life expectancy. Through the analyses from all the documents and evidence in loco, it was evident that this graduation is not sufficient to change all the acting of teaching. Consequently, the lack of scholar situation still happens because this qualification doesn´t consider the knowledge of the teachers into their contexts. This research could also observe that besides the changing purposes in the suggested common-job by the globalization, the public politics education, is still underdeveloped in-land of Sergipe. According to the educational laws which obliges all tearches should be graduated, it could be observed that nothing changed into their acting. The old curricula don´t give them new possibility in their acting. At last their salaries, poor conditions in their common-job as well as the difficult ways to get to their pos graduation course still contributes to the underdeveloped acting before they´d graduated from the period before of their graduation
metadata.dc.description.resumo: Esta tese tem como propósito compreender os esdobramentos da formação superior em serviço na vida e no cotidiano escolar de professores de História no interior de Sergipe. A graduação em História foi realizada através da segunda etapa do Projeto de Qualificação Docente (PQD) da Universidade Federal de Sergipe, implementado em 1998. Elegemos como sujeitos da pesquisa oito professores com mais de quinze anos de experiência docente que atuam nos Ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas do interior sergipano. A pesquisa empírica privilegiou depoimentos orais destes sujeitos, que versaram sobre as memórias de trajetórias de vida, desde a infância até os efeitos da graduação em História, além de relatos de gestores escolares e o acompanhamento das aulas dos professores. Todos os entrevistados têm raízes em localidades rurais e são oriundos de famílias que viviam em condições socioeconômicas desfavoráveis. Os relatos apontaram limitações econômicas em suas localidades, fator que contribuiu para os constantes obstáculos na continuidade dos estudos, bem como para as dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Sob situações adversas, estes sujeitos permanecem na sala de aula, apostando em uma mobilidade social ascendente pela escolarização. Suas verbalizações sinalizaram que a graduação em História, via PQD, possibilitou abertura de horizontes profissionais, modificação na prática pedagógica, mudanças de valores e no espaço social, inclusive de expectativas de vida. A partir da análise dos documentos, dos depoimentos e das constatações in loco, ficou evidenciado que a qualificação em serviço, por si só, é insuficiente para alterar a prática docente. Conseqüentemente, a situação do fracasso escolar permanece porque esta qualificação não considera o saber docente em seus contextos. Esta pesquisa possibilitou observar que apesar das propostas de mudanças no mundo do trabalho sugeridas pela globalização, as políticas públicas educacionais, têm efeitos ainda modestos no interior sergipano. Apesar de se exigir que os professores tenham qualificação para o exercício do magistério, observa-se que não houve mudanças significativas na sua formação. Velhos modelos normativos de currículo não lhes possibilitam avançar qualitativamente no exercício da função que se lhe atribui. Ademais, questões salariais, precárias condições de trabalho e dificuldades de acesso à formação continuada, contribuem sobremaneira para a manutenção de práticas muito mais próximas aos saberes adquiridos antes da qualificação em serviço
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14166
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