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Título: O ensino de enfermagem gerontológica na formação do enfermeiro
Título(s) alternativo(s): The Teaching of Gerontological Nursing in nursing education
Autor(es): Lima, Heloisa Cristina Ferreira de
Palavras-chave: Educação em enfermagem. Gerontologia. Currículo;Nursing. Gerontological. Education
Data do documento: 31-Mar-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: LIMA, Heloisa Cristina Ferreira de. The Teaching of Gerontological Nursing in nursing education. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: At the current time of demographic changes in the world , it is observed that the health sector requires restructuring of its practices in caring for the elderly , in order to enable a comprehensive and humane care . In this sense, we identify the need for qualified professionals to assist the elderly and, therefore , it is important that training curricula are adequate to this reality . The study aims to analyze how it develops teaching gerontological nursing component in undergraduate nursing . This is a descriptive , exploratory study with a qualitative approach, in two higher education institutions in the city of Natal / RN . The population involved corresponded to the coordinators of graduate courses in nursing and teachers who teach content of health care for the elderly, a total of seven participants . The data collection instruments were used: a questionnaire containing questions related to the characterization of the participants and the teaching of gerontological nursing in undergraduate courses in nursing and a form with items of analysis for pedagogical projects . The results were presented descriptively in tables and analyzed from coming themes of the main themes of the instruments defined in: knowledge about the research participants , knowledge of teaching gerontological nursing component and knowledge of pedagogical projects , discussed under Resolution paragraph . 03 of 7/11/2001 , which establishes standards for the nursing program , the educational projects of educational institutions , the Theoretical Donald Shoon and thematically relevant literature . The results indicate that the majority of participants were female (four), all have graduate though , none of them stated in the qualification of aging or elderly health area; the organization of the contents of the component in the curriculum, workload theoretical- methodological and practical teaching strategies presented was heterogeneous and sometimes diverging at the same institution . On the definition of gerontological nursing component was identified that is not well defined along the pedagogical design of educational institutions surveyed . It was concluded that in the context of this study , teaching gerontological nursing is present in the course of nursing education, but needs reevaluation and updating in order to teach a wider range of driving and health practices
metadata.dc.description.resumo: No atual momento das mudanças demográficas populacionais no mundo, observa-se que o setor saúde necessita de uma reestruturação de suas práticas no atendimento à pessoa idosa, de maneira a possibilitar um cuidado integral e humanizado. Nesse sentido, identifica-se a necessidade de profissionais qualificados para assistirem a pessoa idosa e, para isso, é importante que os currículos de formação do enfermeiro estejam adequados a esta realidade. O estudo tem como objetivo geral, analisar como se desenvolve o ensino do componente enfermagem gerontológica em cursos de graduação de enfermagem. Tratou-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em duas instituições de ensino superior no Município de Natal/RN, sendo uma instituição pública e outra. A população envolvida correspondeu aos coordenadores do curso de graduação em enfermagem e professores que lecionam conteúdos de atenção à saúde do idoso, totalizando sete participantes. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário contendo questões relacionadas à caracterização sociodemográfica e profissional e ao ensino da gerontologia nos cursos de graduação em enfermagem. Os resultados foram apresentados de forma descritiva em quadros, e analisados a partir de eixos temáticos oriundos das principais questões nominados em: conhecendo os participantes da pesquisa, conhecendo o ensino do componente enfermagem gerontológica e, conhecendo os projetos pedagógicos. A análise descritiva foi do tipo comparativa, em função dos resultados incluir duas instituições de ensino, com base na Resolução n°. 03, de 7/11/2001, que dispõe sobre as diretrizes mínimas para o curso de enfermagem e nos projetos pedagógicos de ambas as instituições de ensino. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes (cinco) eram do sexo feminino, quase todos possuem pós-graduação embora, nenhum deles declarou qualificação na área do envelhecimento ou saúde do idoso; a organização dos conteúdos do componente na matriz curricular, a carga horária teórico-prática e as estratégias metodológicas de ensino apresentaram-se de forma heterogênea e, algumas vezes divergentes em uma mesma instituição; Sobre a definição do componente enfermagem gerontológica, identificou-se que não está bem definido ao longo do projeto pedagógico das instituições de ensino pesquisadas. Concluiu-se que, no contexto deste estudo, o ensino de enfermagem gerontológica está presente no curso de formação do enfermeiro, mas há necessidades de reavaliação e atualização com vistas a um ensino de maior abrangência e aproximado das práticas em saúde
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14818
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