Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15105
Título: Estratégia de produção e competitividade :estudo de caso com enfoque de estratégia de foco em empresas de fibra de vidro
Título(s) alternativo(s): Manufacturing strategy and competitiviness: a case study on focus strategy in fiberglass companies
Autor(es): Ferreira, Evans Paiva da Costa
Palavras-chave: Administração da produção;Estratégia da produção;Produção focada;Competitividade;Production administration;Strategy of production;Focuses production;Competitiveness
Data do documento: 19-Mai-2006
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: FERREIRA, Evans Paiva da Costa. Manufacturing strategy and competitiviness: a case study on focus strategy in fiberglass companies. 2006. 96 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Resumo: The objective of this thesis is to study the theory of production as it relates to and focuses on the strategy of production and competitiveness. The theory utilized was based on Terry Hill s Strategies through the utilization of Matrix of Manufacturing Strategy Issues and supported by the studies of others in this area. The methodology used for the development of this study was based on observing the engagement between two companies over a long period of time. Through interviews and discussions it was possible to collect the necessary information to guide this study; and by constant involvement in each of these companies, their ways of thinking, performing and administrating were observed and understood. In conclusion, this work created an understanding of the importance of the strategy of production, not as the only important element but as an important factor to direct attitudes and decisions in the company under the concept of strategy and competitiveness
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar a teoria da produção ao que se refere à estratégia de produção e competitividade com ótica voltada em estratégia de produção focada. A teoria ora utilizada foi baseada nos entendimentos estratégicos de Terry Hill através da utilização da Matriz de Análise Estratégica Produção-Mercado, e suportada por outros estudiosos da área. Para o desenvolvimento foi utilizada uma metodologia de estudo de caso onde houve um engajamento de longo período dentro de cada uma das duas empresas. Através de entrevistas e discussões foi possível colher informações necessárias para direcionar o trabalho e por atuação direta e constante dentro de cada uma das empresas foi absorvida e entendida a metodologia e forma de pensar, agir e administrar de cada uma delas. Por fim conclui-se este trabalho entendendo a necessidade de dar importância à estratégia de produção focada, não como elemento único, mas como algo a mais, como fator direcionador das atitudes nas diretrizes e nas decisões dentro da empresa, tendo por base o conceito de estratégia e competitividade
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15105
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EvansPCF.pdf490,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.