Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16043
Título: As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à  implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para  sedimentação de conhecimentos
Autor(es): Silva, José Fernandes da
Palavras-chave: Método de ensino; Metodologia pedagógica; Educação escolar;  Física; Ensino Médio;Learning method; Pedagogic Methodology; School education; Physics;  High School
Data do documento: 15-Dez-2006
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SILVA, José Fernandes da. As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à  implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para  sedimentação de conhecimentos. 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Resumo: Abstract:It boards a study about the methodology applied in the classroom, with emphasis at the Physic teaching, but could be taken to the other matters of high school, mainly to that alumns with school delay and that needs a pedagogics resources to get the aproach of them to the subject showed trying to improve their learnship. The study was developed through the bibliographic research methodology, associated to the induce resource that allows to evaluate the methods of teaching praticed actually at High Schools, as the private as the public, to give to the teachers the resources that should change the dificulties of learning with prejudice the classmates performances. The results reacheds demonstrated that is perfectly possible to augment the physic teaching body, taking in consideration the expansion of the profit at the teaching­learnig procces, besides having allowed to shows that this methodology porpouse could be takes to others subjects of the High School to became this phase of school more suitable to the necessities of society. It concludes that the brazilian Education could receive a lot of augments, from the professional criativity on always that inside the classroom, really close of the problems showed by the classmates about learning collecting
metadata.dc.description.resumo: Aborda um estudo sobre a metodologia aplicada em sala de aula, com ênfase para o ensino da Física, mas podendo ser estendida para outras matérias do Ensino Médio, principalmente para aqueles alunos com atraso escolar e que precisam ter argumentos pedagógicos que permitam a sua proximidade ao assunto tratado para agilizar sua aprendizagem. O estudo foi desenvolvido mediante adoção da metodologia da pesquisa bibliográfica, associada ao recurso indutivo que permitiu avaliar os médodos de ensino atualmente praticados nas escolar do Ensino Médio, tanto no âmbito privado quando público, a fim de dotar os professores de recursos que podem contornar as dificuldades de aprendizagem que prejudicam o desempenho do alunado. Os resultados alcançados demonstram que é perfeitamente possível incrementar a atuação do corpo docente da Física, levando à expansão do rendimento do processo ensino-aprendizagem, além de ter permitido demonstrar que essa metodologia proposta pode ser levada para outras matérias do Ensino Médio para tornar essa fase da escolaridade mais adequada às necessidades da sociedade. Conclui-se que a educação brasileira pode receber muitos incrementos, partindo sempre da criatividade do profissional que está no interior da sala de aula, bem próximo dos problemas apresentados pelos alunos em captarem os ensinamentos
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16043
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseFS.pdf907,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.