Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16074
Título: Ensino de matemática pelo rádio (1950 1970): uma história falada e um documentário didático
Autor(es): Assis, Márcia Maria Alves de
Palavras-chave: Ensino;Matemática;Escolas radiofônicas;Educação à distância;Curso de madureza.;Teaching;Mathematic;Radio schools;Distance education;Course of madureza.
Data do documento: 5-Out-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ASSIS, Márcia Maria Alves de. Ensino de matemática pelo rádio (1950 1970): uma história falada e um documentário didático. 2011. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Resumo: This study aimed to describe and analyze aspects of the historical course of teaching Mathematics by Radio Experiences in Rio Grande do Norte, between the decades from 1950 to 1970 in order to organize a documentary (CD-ROM) containing information about Mathematics studied by Radio who have experienced it. In this, we use qualitative research. We seek support in the theoretical framework of cultural history and memory researchers as Certeau (1998), Chartier (1990), Le Goff (2008), Thompson (2002) and Peter Burke (2004). Moreover, we take the elements of oral history. We focus on the teaching of literacy and the primary of the Radio schools in two rural communities - Logradouro and Catolé - who are currently part of the city of Lagoa Salgada (RN) and, with respect to the Junior High School, we stopped in the Course of Madureza at Radio. We used as written sources, especially the documents found in the General Archives of the Archdiocese of Natal (RN) and the employees assigned by the participants of the survey. Our sources come from the oral testimonies of pupils and monitors Lagoa Salgada City, teachers, broadcasters and technicians of Rural Support Service (SAR) Natal (RN). In this study, we identify the geometry Cubação social practices of Lagoa Salgada students. Also identified in the research material, the Global Method with the pedagogy of Paulo Freire, that guided the production of lessons in literacy and primary courses. Content in Mathematics, we find traces of the trend-Empirical activist. In the course of Madureza, there was a tendency formal technique Fiorentini (1995). Finally, as a result of this study, organize and present a documentary (CD-ROM), along with the analysis of this study, containing the history of Mathematics teaching by Radio, from the speech of those who experienced Radio, emphasizing the methodology teaching developed in class, that serves as a reference material for students, professors and researchers.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar aspectos do percurso histórico do ensino de Matemática pelas Experiências Radiofônicas no Estado do Rio Grande do Norte, entre as décadas de 1950 a 1970, com o intuito de organizar um documentário (CD-ROM) contendo informações sobre a Matemática estudada pelos que vivenciaram a experiência radiofônica. Neste, lançamos mão da pesquisa qualitativa. Buscamos respaldo em pressupostos teóricos da História Cultural e de estudiosos da memória como Certeau (1998), Chartier (1990), Le Goff (2008), Thompson (2002) e Peter Burke (2004). Recorremos também a elementos da História Oral. Focamos os ensinos da alfabetização e do primário das Escolas Radiofônicas de duas comunidades rurais - Logradouro e Catolé - que atualmente fazem parte do município de Lagoa Salgada (RN) e, no que se refere ao Ensino Ginasial, nos detivemos no Curso de Madureza, pelo Rádio. Utilizamos como fontes escritas, principalmente, os documentos encontrados no Arquivo Geral da Arquidiocese de Natal e os cedidos pelos participantes colaboradores da pesquisa. Nossas fontes orais advêm dos depoimentos de alunos e monitores da cidade de Lagoa Salgada, professores-locutores e técnicos do Serviço de Assistência Rural (SAR) de Natal (RN). Neste estudo, identificamos a Geometria da Cubação nas práticas sociais dos alunos de Lagoa Salgada. Identificamos também, no material pesquisado, o Método Global juntamente com a pedagogia de Paulo Freire, que norteava a produção das aulas nos cursos de alfabetização e primário. Nos conteúdos de Matemática, percebemos traços da tendência Empírico-ativista. Já no curso de Madureza, evidenciou-se a tendência Tecnicista Formalista Fiorentini (1995). Finalmente, como produto deste estudo, organizamos e apresentamos um documentário (CD-ROM), juntamente com a análise feita deste estudo, contendo a história do ensino da Matemática pelo Rádio, a partir do relato daqueles que vivenciaram a experiência radiofônica, enfatizando a metodologia de ensino desenvolvida nas aulas, para que sirva de material de consulta para alunos, professores e pesquisadores da área.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16074
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarciaMAA_DISSERT.pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.