Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16077
Título: Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores
Autor(es): Macedo, Elaine Souza de
Palavras-chave: Sequência didática;História da Matemática;Método corte e cole;Equação do 2º grau;Didactic sequence;History of Mathematics;Cut and paste method;2nd degree equation
Data do documento: 18-Jul-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: MACEDO, Elaine Souza de. Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores. 2011. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Resumo: The present study aims to check whether the use of activities mediated by the History of Mathematics can contribute to improve the understanding of resolution the 2nd degree equation for teachers and undergraduates that reproduce methods of solving such equations, uncritically, without domain of the justifications for their actions. For this, we adapted a didactic sequence with activities that aims to cause a rediscovery of resolutive formula of 2nd degree equation through the method known as cut and paste. Finally, we presented the activity module containing the didactic sequence used during the study, as suggestion for use in the classroom, by the math teacher
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo verificar se o uso de atividades mediadas pela História da Matemática pode contribuir para a melhoria da compreensão da resolução da equação do 2º grau para professores e licenciandos que reproduzem métodos de resolução de tais equações, de maneira acrítica, sem o domínio das justificativas de suas ações. Para isso, adaptamos uma sequência didática com atividades que tem como propósito fazer com que haja uma redescoberta da fórmula resolutiva da equação do 2º grau através do método denominado corte e cole. Por fim, apresentamos o módulo de atividades contendo a sequência didática utilizada durante o estudo, como sugestão para uso em sala de aula, pelo professor de matemática
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16077
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElaineSM_DISSERT.pdf865,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.