Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16077
Title: Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores
Authors: Macedo, Elaine Souza de
Keywords: Sequência didática;História da Matemática;Método corte e cole;Equação do 2º grau;Didactic sequence;History of Mathematics;Cut and paste method;2nd degree equation
Issue Date: 18-Jul-2011
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MACEDO, Elaine Souza de. Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores. 2011. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Portuguese Abstract: O presente estudo tem como objetivo verificar se o uso de atividades mediadas pela História da Matemática pode contribuir para a melhoria da compreensão da resolução da equação do 2º grau para professores e licenciandos que reproduzem métodos de resolução de tais equações, de maneira acrítica, sem o domínio das justificativas de suas ações. Para isso, adaptamos uma sequência didática com atividades que tem como propósito fazer com que haja uma redescoberta da fórmula resolutiva da equação do 2º grau através do método denominado corte e cole. Por fim, apresentamos o módulo de atividades contendo a sequência didática utilizada durante o estudo, como sugestão para uso em sala de aula, pelo professor de matemática
Abstract: The present study aims to check whether the use of activities mediated by the History of Mathematics can contribute to improve the understanding of resolution the 2nd degree equation for teachers and undergraduates that reproduce methods of solving such equations, uncritically, without domain of the justifications for their actions. For this, we adapted a didactic sequence with activities that aims to cause a rediscovery of resolutive formula of 2nd degree equation through the method known as cut and paste. Finally, we presented the activity module containing the didactic sequence used during the study, as suggestion for use in the classroom, by the math teacher
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16077
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElaineSM_DISSERT.pdf865.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.