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Título: Propriedades dos sistemas de numeração: uma sequência didática em uma abordagem histórica
Autor(es): Almeida, Elionardo Rochelly Melo de
Palavras-chave: Sistemas de numeração. Ensino de aritmética. Sistemas de numeração antigos;Number systems. Arithmetic teaching. Number systems ancients
Data do documento: 20-Dez-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ALMEIDA, Elionardo Rochelly Melo de. Propriedades dos sistemas de numeração: uma sequência didática em uma abordagem histórica. 2012. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: This paper aims to describe the construction and validation of a notebook of activities whose content is a didactic sequence that makes use of the study of ancient numbering systems as compared to the object of our decimal positional numbering system Arabic. This is on the assumption that the comparison with a system different from our own might provide a better understanding of our own numbering system, but also help in the process of arithmetic operations of addition, subtraction and multiplication, since it will force us to think in ways that are not routinely object of our attention. The systems covered in the study were the Egyptian hieroglyphic system of numbering, the numbering system Greek alphabet and Roman numbering system, always compared to our numbering system. The following teachung is presented structured in the form of our activities, so-called exercise set and common tasks around a former same numbering system. In its final stage of preparation, the sequence with the participation of 26 primary school teachers of basic education
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho objetiva relatar a construção e a validação de um caderno de atividades cujo conteúdo é uma sequencia didática que lança mão do estudo de sistemas de numeração antigos como objeto de comparação com o nosso sistema de numeração posicional decimal arábico. Parte-se do pressuposto que a comparação com um sistema distinto do nosso pode vir a propiciar uma melhor compreensão de nosso próprio sistema de numeração, como também ajudar no processo aritmético das operações de adição, subtração e multiplicação, uma vez que nos obrigará a pensar em aspectos que corriqueiramente não são objeto de nossa atenção. Os sistemas abordados no estudo foram o sistema de numeração hieroglífico egípcio, o sistema de numeração grego alfabético e o sistema de numeração romano, sempre em comparação que o nosso sistema de numeração. A sequência didática apresenta-se estruturada sob a forma de quatro atividades, assim denominado o conjunto de exercícios e tarefas comuns em torno de um mesmo sistema de numeração antigo. Em sua fase final de elaboração, a sequência contou com a participação de 26 professores do ensino fundamental da educação básica
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16088
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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