Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16100
Title: História da ciência como estratégia didática no ensino médio: um breve olhar de conteúdos da óptica
Authors: Araújo, Breno Cavalcante de
Keywords: História da ciência. Natureza da ciência. Ensino de física. Óptica;History of science. Nature of science. Physics teaching. Optics
Issue Date: 29-Jul-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, Breno Cavalcante de. História da ciência como estratégia didática no ensino médio: um breve olhar de conteúdos da óptica. 2013. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: A partir de uma crítica a aspectos do atual ensino de Física, propomos neste trabalho uma investigação sobre as concepções de Natureza da Ciência (NdC) apresentadas por alunos de nível médio de ensino, assim como a inserção de discussões acerca de alguns elementos de NdC, por meio da História e da Filosofia da Ciência, compreendendo-as como estratégia facilitadora para um aprendizado mais eficaz da disciplina de Física e, mais especificamente, do conteúdo de óptica. Partindo do período histórico correspondente à Antiguidade grega até meados do século XIX, construímos e aplicamos uma unidade didática a uma turma do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus de Ipanguaçu. Nossa unidade didática envolveu a leitura e interpretação de textos com conteúdo histórico, a observação e montagem de cinco atividades experimentais, entre outras atividades. A análise dos dados ocorreu através de questionários investigativos aplicados antes e após a realização da unidade didática, além de questionários relativos aos conteúdos presentes nos textos. Apesar de pouco expressivos, os resultados indicaram que a aplicação da unidade didática permitiu a (re)construção de algumas concepções sobre NdC presentes nos alunos alvos do nosso trabalho, além de contribuir com um melhor aprendizado do conteúdo de óptica e uma maior aproximação da ciência e de sua natureza
Abstract: From a critique of aspects of the current teaching of physics, we propose in this paper an investigation into the conceptions of Nature of Science (NOS) submitted by students from the high school level, as well as the inclusion of discussions about some elements of NOS, through the History and Philosophy of Science, understanding them as facilitating strategy for more effective learning of Physics and, more specifically, the contents of optics. Based on the historical period corresponding to Greek antiquity to the mid-nineteenth century, built and applied a teaching unit to a high school class at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) Ipanguaçu campus. Our teaching unit involved the reading and interpretation of texts with historical content, observation and assembling five experimental activities, among other activities. Data analysis occurred through questionnaires investigative applied before and after the completion of the teaching unit, as well as questionnaires for content present in the texts. Although not significant, the results indicated that the application of the teaching unit allowed the (re) construction of some conceptions about NOS targets students present in our work, and contribute to a better learning content and greater optical science approach and its nature
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16100
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrenoCA_DISSERT.pdf2.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.