Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16106
Título: A fotossíntese vegetal no 3º ano do Ensino médio: concepções alternativas, erros conceituais e uma proposta de unidade didática baseada no Desenvolvimento Sustentável.
Autor(es): Torres, Danielly Ferreira
Palavras-chave: Concepções alternativas. Fotossíntese vegetal. Desenhos. Unidade didática. Desenvolvimento sustentável;Alternative conceptions. Plant photosynthesis. Drawings. Teaching unit. Sustainable development
Data do documento: 30-Ago-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: TORRES, Danielly Ferreira. A fotossíntese vegetal no 3º ano do Ensino médio: concepções alternativas, erros conceituais e uma proposta de unidade didática baseada no Desenvolvimento Sustentável.. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo geral do trabalho foi identificar as concepções alternativas dos alunos sobre fotossíntese vegetal para subsidiar o desenvolvimento de uma unidade didática baseada nos conceitos e princípios do desenvolvimento sustentável. O levantamento das concepções alternativas ocorreu durante os anos de 2011 e 2012 em uma escola estadual de Natal-RN, na terceira série do ensino médio dos turnos vespertino e noturno. O instrumento inicial utilizado nesse diagnóstico foi a elaboração de desenhos pelos alunos, seguida por sua interpretação e categorização de acordo com a expectativa elaborada para esse nível de escolaridade. O segundo instrumento era a realização de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio que pretendiam esclarecer as representações que geraram dúvidas nos desenhos e oportunizar outro veículo para identificação das explicações sobre a fotossíntese em plantas. A maioria das concepções alternativas identificadas foi similar às encontradas em outros trabalhos, contudo também foram encontradas concepções não mencionadas nos referenciais teóricos. Ambos os métodos de reconhecimento das concepções alternativas, mostraram-se adequados à condição de heterogeneidade da escola que compreende particularidades quanto à idade, desenvolvimento e situação socioeconômica dos alunos. A unidade didática foi planejada e desenvolvida para minimizar e/ou contornar as concepções alternativas identificadas nos alunos, além de contemplar uma abordagem baseada no desenvolvimento sustentável com a utilização de diferentes recursos didáticos que mobilizassem habilidades diversas. A unidade demonstrou potencial para esclarecimentos das concepções e desenvolvimento do conteúdo para alunos da terceira série do ensino médio que não haviam estudado o tema. A abordagem com base no desenvolvimento sustentável para a fotossíntese vegetal atendeu aos objetivos de integração entre os fatores sociais, ambientais e econômicos para ampliar os conhecimentos sobre o processo
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16106
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaniellyFT_DISSERT.pdf3,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.