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Título: Pré-fabricados lingüísticos: estrutura e funcionamento de sintagmas verbais idiomatizados - por uma abordagem cognitivo-funcional em sala de aula
Autor(es): Costa, José da Luz
Orientador: Cunha, Maria Angélica Furtado da
Palavras-chave: Discurso;Gramática;Sintagma Verbal;Idiomaticidade;Speech;Grammar;Verb Phrase;Idiomaticity
Data do documento: 7-Dez-2007
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: COSTA, José da Luz. Pré-fabricados lingüísticos: estrutura e funcionamento de sintagmas verbais idiomatizados - por uma abordagem cognitivo-funcional em sala de aula. 2007. 317 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
Resumo: Este trabalho objetiva sob a perspectiva cognitivo-funcional descrever, no interior do vasto domínio dos pré-fabricados lingüísticos, a estrutura e o funcionamento dos sintagmas verbais idiomatizados (SVIs), produzidos por falantes do português do Brasil, situados em Natal (RN). Partindo do pressuposto funcionalista de que a língua é usada essencialmente para atender a demandas comunicativas, observa-se que a sua estrutura morfossintática está condicionada às vicissitudes pragmáticas inerentes à interação verbal de sujeitos, socialmente heterogêneos e historicamente estabelecidos. Focaliza-se, na composição dos SVIs, as relações VT + OD, caracterizando a natureza sintático-semântica do verbo e do respectivo complemento verbal. Essas combinações de verbo + complemento podem ser interpretadas como estruturas lexicalizadas, reflexos da idiomaticidade inerente às construções convencionais já sistematizadas no repertório cultural dos usuários da língua. Procura-se, ainda, entrever as motivações cognitivas e discursivas pertinentes a esse fenômeno lingüístico. No processo investigativo, são analisados dados exclusivos de fala coletados no Corpus Discurso & Gramática a língua falada e escrita na cidade do Natal, organizado por Furtado da Cunha (1998). Os procedimentos metodológicos adotados se configuram como métodos de análise empírica e uso da intuição, enfatizando-se a abordagem qualitativa (explicativa) dos dados com suporte quantitativo de indicadores estatísticos. Apresenta-se, por fim, uma grade de sugestões didáticas sobre SVIs, para as aulas de português, como subsídios à prática docente no Ensino Médio e no curso de Letras.
Abstract: This work aims at under the cognitive-functional perspective describing, inside the vast domain of the linguistic prefabs, the structure and the functioning of the Idiomatic Verb Phrases (SVIs), produced by speakers of the Portuguese from Brazil, located in Natal (RN). From the functionalist presupposition that the language is used essentially to assist to communicative demands, it is observed that its morphologic-syntactic structure is conditioned to the inherent pragmatic vicissitudes to the verbal interaction of subjects, socially heterogeneous and historically established. It is focalized, in the composition of SVIs, the relationships VT + OD (transitive verb + direct object), characterizing the syntactic-semantic nature of the verb and of the respective verbal complement. Those verb combinations + complement can be interpreted as lexical structures, reflexes of the idiomaticity inherent to conventional constructions already systematized in the users' of the language cultural repertoire. It is sought, still, to glimpse the cognitive and discursive motivations pertinent to that linguistic phenomenon. In the investigative process, are analyzed exclusive data of speech collected in Corpus Discurso & Gramática a lingua falada e escrita na cidade do Natal, organized by Furtado da Cunha (1998). The adopted methodological procedures configure as methods of empiric analysis and use of the intuition, being emphasized the qualitative approach (explanatory) of the data with quantitative support of statistical indicators. It shows, finally, a grating of didactic suggestions on SVIs, for Portuguese's classes, as subsidies to the educational practice in the Medium Teaching and in the course of Letters.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16271
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