PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12018
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Tese Família, ira, vergonha: uma leitura de manifestações da melancolia em obras ficcionais de Raduan Nassar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) LINARD, Sérgio; Ferreira, José Luiz; http://lattes.cnpq.br/9934754641478759; https://orcid.org/0000-0002-0187-5402; http://lattes.cnpq.br/5608393996067098; Santos, Derivaldo dos; https://orcid.org/0000-0002-7001-8578; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Silva, Gabriella Kelmer de Menezes; http://lattes.cnpq.br/1821772514149644; Oliveira, Francisco Humberlan Arruda de; https://orcid.org/0000-0003-3351-8562; http://lattes.cnpq.br/4647512175596019; Santos, Paulo Guilhermino dos; https://orcid.org/0000-0003-2677-4314; http://lattes.cnpq.br/6283009380915358Nesta pesquisa, investigamos construções da melancolia em obras literárias de Raduan Nassar (1935- ). Inicialmente, tratamos do escritor e de sua produção literária, apresentando questões que nos serviram como guias para o desenvolvimento da pesquisa, com a explanação pormenorizada das narrativas. Em seguida, são constituídas as relações entre o aporte teórico de nossa categoria de análise – melancolia –, em algumas obras literárias, para verificarmos a hipótese central deste trabalho. Tal hipótese baseia-se, por sua vez, na possibilidade de que as obras que compõem o corpus da pesquisa, quais sejam: Lavoura Arcaica (2016a), Um copo de Cólera (1992) e “Menina a caminho” (2016b) têm como ponto em comum o trabalho estético da melancolia, sendo este um recurso produtivo para ampliação de compreensões acerca desses textos. Com intuito de melhor explorar os elementos sociais e estruturais que incorporam a obra nassariana, recorremos, especialmente, a Bakhtin (2017; 2023; 2019), para adotar uma análise literária com vistas a confluir, dialogicamente, conteúdo, material e forma, apresentando interpretações verificáveis. Acerca dos gêneros narrativos que constituem o corpus, recorremos, principalmente, a Bakhtin (2015a; 2015b; 2019), sobre o romance; a Evrard (1997), sobre a novela; e a Cortázar (2008), sobre o conto. Acerca da melancolia e de suas possibilidades de relação com a literatura, destacam-se as contribuições de Lima (2016), de Freud (2013), de Kehl (2009), de Scliar (2003), de Lages (2007), de Starobinski (2016) e outros. A partir da realização do estudo, percebeu-se que o autor recorre a distintas facetas da melancolia nas obras trabalhadas, explorando de modo mais profícuo aquelas que são geradas por questões e/ou traumas das relações familiares. Seja por intensa participação de familiares nas vidas de protagonistas seja por ausência deste tipo de relação, é certo que a partir dessas vivências personagens, narradores, cenários e narrativas são construídos em uma aura melancólica que ajuda a compreender e a verticalizar interpretações acerca da obra ficcional de Raduan Nassar. Constata-se, portanto, tratar-se de uma produção literária que se volta, também, para o signo na melancolia como forma de abordagem das multiplicidades, idiossincrasias e complexidades humanas.Tese Protagonismo e consolidação do tecnogênero videoaula: contribuições da Análise de Discurso Digital para a compreensão do trabalho contemporâneo de professores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-14) Paiva, Renata Ingrid de Souza; Ponsoni, Samuel; https://orcid.org/0000-0001-9802-3267; http://lattes.cnpq.br/6739815431846441; http://lattes.cnpq.br/1973660071565194; Conti, Tamires Cristina; http://lattes.cnpq.br/3442362906177938; Mesti, Paula Camila; http://lattes.cnpq.br/8453392455009320; Costa, Júlia Lourenço; https://orcid.org/0000-0001-8571-8879; http://lattes.cnpq.br/5592296124389416; Henriques, Stefania Montes; https://orcid.org/0000-0002-4517-0121; http://lattes.cnpq.br/4689702319268674O grande protagonismo social dado ao discurso digital, sobretudo no que concerne ao contexto pandêmico, despertou inquietações tanto pessoais quanto contextuais. No contexto educacional, os números impactantes de visualizações na plataforma Youtube crescem cada vez mais e, com isso, canais de videoaulas, dos mais variados conteúdos, ganharam e ganham ainda mais espaço na atualidade, influenciando diretamente o contexto contemporâneo de trabalho dos professores. Nesta perspectiva, a pesquisa visou definir, compreender e refletir questões que versam sobre o lugar/papel de protagonismo crescente e da consolidação das videoaulas, lidas, entendidas e analisadas aqui como tecnogêneros, publicadas na plataforma YouTube, atentando igualmente para a grande evidência que a quadra histórica mundial vem estabelecendo para o ambiente digital. Dessa forma, defendemos a tese de que é possível observar, com base nos postulados da Análise do Discurso Digital (ADD), que as videoaulas não apenas estabelecem seu protagonismo e características discursivas bem específicas, mas também impõem limites distintos às aulas de modo de produção convencional, tanto como produção, quanto como compartilhamento de conhecimento a partir desse formato. Ancorados nos conhecimentos da Análise de Discurso, à luz dos estudos de Pêcheux (1995), e lastreados principalmente pela Análise do Discurso Digital, perspectiva central de nosso trabalho, proposta por Paveau (2021), nosso trabalho de pesquisa foi desenvolvido a partir do corpus composto por 12 (doze) videoaulas, divididas a partir de dois canais digitais: 4 (quatro) gravadas e 4 (quatro) ao vivo, do canal Redação e Gramática Zica, e 4 (quatro) gravadas do canal Professor Noslen; os canais se destacam pelo alcance e números importantes para atestar a notável presença na internet. Os resultados encontrados, de modo geral, demonstram as nuances estabelecidas pelo ambiente digital, compreendendo as videoaulas como um tecnodiscurso e, nessa perspectiva, um tecnogênero digital. No que tange a aspectos de efeitos causados, compreendemos que as características apontadas, sobretudo a ampliação e a deslinearização, mobilizaram efeitos singulares: a ampliação ecoa as possibilidades, tanto nos comentários quanto no chat online, das mais diversas formas de interação que são postas pelos internautas, e a deslinearização também comporta o universo das possibilidades que são suscitadas a depender da interface, do perfil mapeado pela rede do escrileitor e das interferências que podem ocorrer a cada navegação. Além disso, discutimos o sucesso, o conhecimento compartilhado e a localização contextual embarcada pelo neoliberalismo e suas consequências para a classe de professores. Portanto, tratar dessas problematizações e questões teórico-analíticas foi o objetivo principal desta tese de doutoramento.Tese Entre lembrar e esquecer: marcas simbólicas da violência em Antonio Carlos Viana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-28) Lima, Raquel Pereira de; Silva, Regina Simon da; https://orcid.org/0000-0002-0376-5231; http://lattes.cnpq.br/5077246071578353; http://lattes.cnpq.br/8588439169496123; Fávero, Afonso Henrique; http://lattes.cnpq.br/8355092590266976; Ramalho, Christina Bielinski; https://orcid.org/0000-0002-8298-698X; http://lattes.cnpq.br/8101223822887992; Rocha, Ramon Diego Câmara; https://orcid.org/0000-0002-2255-4843; http://lattes.cnpq.br/2221071455965874; Lima, Samuel Anderson de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-7525-5997; http://lattes.cnpq.br/4097533367851915Antonio Carlos Viana, o “João Cabral do conto”, foi um contista que ainda precisa ser descoberto pela maioria das pessoas. Ele conseguiu, por meio de suas narrativas, construir um estilo próprio e inconfundível. Não há como separar o tema da violência de seus contos, bem como a memória como recurso para revivê-lo. O escritor sergipano apresentou em seus 40 anos de produção um retrato dos infortúnios que acometem os homens na sociedade independente de seus status social, de sua idade e de seu gênero. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a construção da memória da violência experimentada pelos sujeitos na contística de Antonio Carlos Viana buscando compreender a ressignificação dessas lembranças, principalmente quando permeiam os aspectos físicos e os aspectos psicológicos dos personagens. Para alcançar nosso objetivo, optamos por fazer uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e como referencial teórico elegemos as discussões levantadas por diferentes autores sobre a teoria do conto, como por exemplo, Armando Moreno (1987), Enrique Imbert (1979), Herman Lima (1952), Julio Cortázar (2008), Massaud Moisés (2012), Ricardo Piglia (2004); sobre a violência, a saber, Hannah Arendt (1985), Jaime Ginzburg (2013; 2017), Heleieth Saffioti (2015) e sobre memória, Nildo Viana (2020), Joël Candau (2021), Jeane Gagnebin (2009), Márcio Seligmann-Silva (2003), Paolo Rossi (2010), Paul Ricœur (2007), Peter Levine (2023), entre outros autores. Partindo dessas leituras pudemos ampliar as análises feitas dos contos escolhidos, os quais foram “Moonlight serenade”, do livro Cine Privê (2009), “Cara de Boneca” e “Três lembranças”, de Jeito de matar lagartas (2016), “Um barão assinalado”, de O meio do mundo (1993) e de O meio do mundo e outros contos (1999), “Reverendíssimo Padre Diretor”, de Aberto está o inferno (2004) e “Três revoltas”, encontrado na coletânea organizada por Regina Zilberman, Este seu olhar (2006). Como um escritor criterioso, dotado de domínio estético bem como narrativo, Antonio Carlos Viana elaborou uma narrativa que conseguiu usar a linguagem econômica e habitual e a organização sintática, como um ourives das palavras, em prol da construção de um texto literário que cumpre o papel de questionar e trazer à tona situações universais típicas do homem na sociedade, sem ser panfletário e gratuito, fazendo-nos refletir sobre o nosso papel no mundo e como ele nos afeta cotidianamente.Tese Estratégias cognitivo-discursivas na gestão de instituições governamentais: frames e metáforas na construção de sentido de economia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-10) Mendonça, Camila Petrochely Borges; Duque, Paulo Henrique; https://orcid.org/0000-0002-7100-0556; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; http://lattes.cnpq.br/3534962359705803; Silva, Alexandre Batista da; http://lattes.cnpq.br/6709160055733486; Silva, Eduardo Alves da; https://orcid.org/0000-0001-7626-1504; http://lattes.cnpq.br/7590795980230024; Almeida, Maria Jussara Abraçado de; https://orcid.org/0000-0002-1050-9500; http://lattes.cnpq.br/2253211567282349; Silva, Vanilton Pereira da; http://lattes.cnpq.br/1572195160022562Esta tese analisa as estratégias cognitivo-discursivas que foram empregadas pelo economista Armínio Fraga, investigando como seu envolvimento na gestão de instituições governamentais afeta a escolha de frames e metáforas na construção de significados econômicos. Com enfoque teórico na Abordagem Cognitiva, fundamentada em duas categorias analíticas principais — frames, conforme Duque (2015, 2017), metáforas consoantes, Vereza (2013, 2016). A abordagem teórica se apoia em Fillmore (1980), Lakoff (1980, 1987, 2004), Johnson (1987,2005) e Duque (2015, 2017), no campo da semântica de frames, e nas metáforas discutidas por Lakoff (1980) e Vereza (2007, 2010, 2013, 2016, 2020). Utilizando uma abordagem qualitativa com base nas entrevistas concedidas por Fraga ao programa Roda Viva em 1999 e 2020, a pesquisa identifica variações discursivas influenciadas por seu papel institucional. Os resultados indicam que o grau de envolvimento governamental impacta diretamente o uso de frames e metáforas, oferecendo insights sobre a relação entre discurso e contexto institucional. Este estudo contribui para o campo da Linguística Cognitiva ao relacionar práticas discursivas a papéis institucionais específicos.Tese Abordagem funcional-construcionista de shoulda, coulda e woulda: TAM no inglês americano contemporâneo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-06) Freire, Ana Flávia Matos; Bispo, Edvaldo Balduino; https://orcid.org/0000-0002-5607-3407; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; https://orcid.org/0000-0002-4964-3694; http://lattes.cnpq.br/1409438282266854; Yopán, Rosa Vallejos; Cezario, Maria Maura da Conceição; http://lattes.cnpq.br/7183632335615140; Lopes, Monclar Guimarães; https://orcid.org/0000-0002-6238-958X; http://lattes.cnpq.br/8006632395264752; Lacerda, Patrícia Fabiane Amaral da Cunha; https://orcid.org/0000-0002-0970-224X; http://lattes.cnpq.br/5693310105301759Focalizamos, nesta tese, a construção TAM com shoulda, coulda e woulda, formas provenientes de should have, could have e would have, no inglês americano contemporâneo. Objetivamos analisar as propriedades funcionais e formais dessa construção e caracterizá-la em termos de produtividade, esquematicidade e composicionalidade e de sua organização hierárquica em rede. Fundamentamo-nos, teórico-metodologicamente, na Linguística Funcional Centrada no Uso, LFCU, com base em Furtado da Cunha, Bispo e Silva (2013) e Furtado da Cunha e Bispo (2013, 2023), dentre outros. Partimos, pois, de uma perspectiva de gramática baseada no uso (Bybee, 2010) e de contribuições da Gramática de Construções na linha de Goldberg (2003, 2006), Croft (2001) e Traugott e Trousdale (2013). Para auxiliaridade, baseamo-nos, principalmente, em Heine (1993), Bybee (1995, 2010) e Brinton e Brinton (2010); para a categoria aspecto, recorremos a Croft (2012); e quanto à modalidade, fundamentamo-nos em Lyons (1977). O Corpus of Contemporary American English, COCA, é o banco de dados da pesquisa e o WordSmith Tools 7.0 é o programa utilizado para processamento do corpus, identificação das ocorrências, aferição das frequências token e type e averiguação dos contextos de ocorrência da construção. Do ponto de vista funcional, flagramos uma relação motivada entre forma e função considerando os subprincípios de quantidade e de integração. Com relação à prototipicidade e à categorização, constatamos que as propriedades identificadas nos usos de shoulda, coulda e woulda aproximam-se das características exibidas por auxiliares consolidados. Essas formas expressam as categorias de tempo e aspecto (presente perfeito) e modalidade (deôntica, epistêmica e volitiva). Constatamos, também, que, devido às projeções metafóricas e metonímicas e aos mecanismos de analogia e neoanálise, temos novos usos e novas configurações (ampliação de formas para o preenchimento do slot VP) em função do estabelecimento de novos links com outros auxiliares mais representativos da categoria. Ademais, observamos que contextos informais falados e intersubjetivamente marcados, com sujeito em primeira pessoa, favorecem o emprego da construção aqui examinada. Do ponto de vista formal, verificamos que essa construção apresenta, essencialmente, duas subpartes: um auxiliar (VAUX) e um verbo principal (VP), sendo representada por [VAUX VP]TAM. Em termos morfofonológicos, a primeira subparte é preenchida por uma das três formas resultantes da fusão entre should, could e would com have; a segunda subparte, por sua vez, pode ser ocupada por elemento verbal lexicalmente explícito ou não. Verificamos ainda que a construção pode ocorrer com sujeito explícito ou elidido, além de haver a possibilidade de advérbio entre auxiliar e VP. A construção [VAUX VP]TAM é esquemática e apresenta diferentes graus de composicionalidade semântica e perda de composicionalidade morfofonológica e sintática. Esse padrão esquemático licencia três subesquemas, [shoulda VP]TAM, [coulda VP]TAM e [woulda VP]TAM, que capturam particularidades funcionais na marcação TAM e sancionam nove padrões em nível intermediário, conforme a morfologia do VP (particípio, passado, infinitivo). Cada um desses nove subesquemas licencia types microconstrucionais a partir da especificação da categoria semântica do VP num total de 109 types no COCA, os quais, por sua vez, sancionam, em um nível não esquemático, outros types, em que são especificados os lexemas verbais que ocupam o slot VP. Shoulda, coulda e woulda possuem relações horizontais com a construção TAM de suas formas antecessoras, sendo, portanto, aloconstruções, que se relacionam taxonomicamente com uma construção de auxiliaridade em um nível mais alto de abstração. Os achados de nossa análise, portanto, apontam para shoulda, coulda e woulda como verbos auxiliares TAM emergentes no inglês americano para expressar situações hipotéticas no passado.Tese Práticas de letramento do professor no Novo Ensino Médio: relações entre o trabalho prescrito e o realizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-25) Araújo, Claudia Gean Carneiro; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; http://lattes.cnpq.br/6854915075929482; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Leurquin, Eulalia Vera Lucia Fraga; https://orcid.org/0000-0001-7532-1210; http://lattes.cnpq.br/8481500214152887; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; https://orcid.org/0000-0003-3667-0674; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028; Santos, Thiago Jorge Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-8857-1486; http://lattes.cnpq.br/8145138073966874Para desempenhar seu ofício, o professor efetiva práticas de letramento representadas por atividades pedagógicas, burocráticas e extracurriculares, as quais constituem letramentos profissionais e se alinham a prescrições e normatizações presentes no coletivo de trabalho docente. Essas práticas, além de serem situadas e intencionais, mobilizam valores e atitudes. Nesse sentido, esta tese doutoral tem como objeto de estudo as práticas de letramento de professores da área de linguagens no Novo Ensino Médio (NEM), haja vista o impacto dessa reforma educacional tanto no currículo quanto nas atividades desempenhadas pelos docentes em sua ambiência de trabalho. Como objetivo geral, investiga-se em que medida as práticas de letramento do professor da área de linguagens se aproximam/distanciam do trabalho prescrito para o NEM, compreendendo como a implementação da reforma instaurada impacta no agir docente. Os objetivos específicos consistem em: i) identificar as práticas de letramento prescritas para o ensino de linguagens no NEM; ii) especificar os conhecimentos que os professores da área de linguagens possuem acerca das prescrições para o NEM; iii) discutir as relações existentes entre as práticas de letramento do professor e as prescrições estabelecidas para o NEM. A pesquisa insere-se na área da Linguística Aplicada em uma dimensão interdisciplinar (Moita Lopes, 2006), uma vez que dialoga com outras áreas do conhecimento, a exemplo das ciências humanas, sociais e do trabalho com vistas a lançar luzes sobre as práticas de letramento docentes no contexto específico do Novo Ensino Médio. Metodologicamente, assume o paradigma qualitativo-interpretativista (Moita Lopes, 1994), com viés etnográfico, centrando foco em situações de trabalho vivenciadas por nove professores de linguagens de uma escola estadual pública da Paraíba. O corpus analisado compreende documentos prescritivos, como a Portaria 13.415/2017 e a Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba (2022), além de dados gerados por meio de observações de aulas, realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários on-line. Em termos teóricos, a pesquisa respaldase nos estudos de letramento como prática social, alicerçados pelos estudos de Street (1984; 2011; 2014); Barton, Hamilton e Ivanic (1993); Kleiman (1995, 2016); Hamilton (2000); com foco no Letramento Laboral (Paz, 2008), a partir do que estabelecem Souza-e-Silva e Faïta (2002). Em relação à abordagem dos gêneros textuais, ancora-se nos pressupostos de Bronckart (1999; 2023). No que tange ao trabalho prescrito e realizado, pauta-se nos estudos de Bronckart (2006, 2008), Lousada (2006) e Machado (2002, 2004, 2007). Sobre os estudos interessados nas reformas educacionais, apoia-se nas discussões de Cássio e Goulart (2022); Costa e Silva (2019) e Frigotto (2016). Por fim, aponta-se os seguintes resultados: i) a Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba (2022) prescreve práticas de letramento mediadas por tecnologias digitais com o percurso de trilhas de aprendizagem; ii) em decorrência da ausência de cursos de formação continuada, alguns professores ainda não aprofundaram seus saberes no que concerne às mudanças apontadas pelo novo modelo educacional; iii) as práticas de letramentos empreendidas pelos docentes no cotidiano de trabalho se revestem de valores e atitudes diretamente relacionados a seu métier e com relativa proximidade com as prescrições; iv) a capacidade de adequar as prescrições à realidade possibilita um contínuo desenvolvimento pessoal e profissional do professor. Ademais, ressalta-se a relevância de se analisar as situações de trabalho de professores de linguagens, trazendo à baila seus discursos, dando-lhes lugar de fala, visibilidade, possibilidade de reflexão e posicionamento crítico frente às mudanças instauradas no atual cenário educacional.Tese O segundo sexo de Orlando: uma leitura de Orlando: a biography, de Virginia Woolf, a partir de Le deuxième sexe, de Simone de Beauvoir(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-28) Gomes, Rita de Kássia de Aquino; Araújo, Rosanne Bezerra de; https://orcid.org/0000-0003-4308-3881; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; https://orcid.org/0000-0002-4448-4778; http://lattes.cnpq.br/7633307390815544; Silva, Josenildo Ferreira Teófilo da; Nunes, Fernanda Cardoso; Silva, Regina Simon da; Ferreira Júnior, Tito MatiasSimone de Beauvoir e Virginia Woolf são dois nomes relacionados com frequência quando o assunto é a segunda onda do feminismo. Ambas são consideradas figuras importantes no tocante ao movimento das mulheres e, dentro dos estudos de crítica feminista, as duas autoras são comumente trazidas ao se abordar o sexismo no decorrer da história. Entretanto, observou-se que essa aproximação entre as escritoras, geralmente, limita-se ao campo do aporte teórico e não se realiza como centro analítico. Levando em conta tal fato, para além da conexão de suas imagens como ícones importantes da história do feminismo, o presente trabalho busca trazer o diálogo entre a escrita de Woolf e de Beauvoir como cerne investigativo. Por meio de um trabalho comparativo entre duas de suas obras que ressoam uma discussão ainda primal para a teoria feminista – as diferentes possibilidades existentes para cada sexo e as relações entre masculino e feminino –, pretende-se responder às seguintes questões: como a ficção de Woolf, em Orlando: a biography (1928), e a filosofia de Beauvoir, em Le deuxième sexe (1949), aproximam-se? Há algum diálogo existente entre as referidas obras no que tange às construções e relações entre o masculino e feminino? A fim de responder à problemática geral desta pesquisa, traçou-se um percurso marcado por alguns objetivos. O primeiro deles é investigar as vinculações de Woolf e Beauvoir com o feminismo existente em seus contextos histórico-nacionais, aclarando melhor o trajeto que as levou até a alcunha de escritoras feministas na atualidade. Objetiva-se ainda averiguar como as autoras tratam de temas ligados ao corpo e à feminilidade, conceitos centrais dentro da teoria feminista. Finalmente, procura-se analisar a trajetória do personagem de Orlando ao longo da narrativa a partir das proposições contidas em Le deuxième sexe, observando como os escritos em questão se alinham – se em um movimento de confluência e/ou afastamento – no debate que ambos incitam sobre o feminino e masculino.Tese Nas veredas do duplo: um olhar borgeano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-04-05) Kunkler, Odara Raquel; Pellejero, Eduardo Anibal; http://lattes.cnpq.br/1224372202417906; http://lattes.cnpq.br/0794175664259735; Barbosa, Márcio Venicio; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; Maia, Eduardo César; Tavares, Otávio GuimarãesO interesse da presente tese é estudar o tema do duplo na obra do autor argentino Jorge Luis Borges. No intuito de delimitar a pesquisa, escolhemos primeiramente os contos “Las ruinas circulares” (1942), “Borges y yo” (1960), “El otro” (1975), “Veinticinco de agosto, 1983” (1983), e com o avanço da pesquisa, acrescentamos ao corpo da análise “Pierre Ménard: autor del Quijote” (1939) e “La escritura del dios” (1949). As representações do duplo nestas narrativas podem ser observadas a partir de determinados ângulos de análise que propomos durante toda a pesquisa. O escritor argentino reconhece no tema do duplo questões metafísicas de potencial labiríntico e infinito, e conta histórias que possibilitam muitas formas de leitura. Percebemos ao longo da pesquisa que os temas dos contos de Borges são inspirados em hipóteses metafísicas acumuladas durante séculos de história e filosofia, e nos sistemas teológicos que são o arcabouço de diversas religiões. Entre os favoritos estão a Cabala, o Islamismo, o Cristianismo, o Ocultismo, o Hinduísmo e o Budismo. Como caminho teórico elegemos o campo da metafísica e suas perspectivas, diante do apelo de Borges ao tema, entendendo que na maioria das vezes ele o faz para questioná-la. A intenção de trazer estes conceitos à tona é relacionar os mais diversos pensamentos, histórias, culturas e ficções com a obra borgeana. Além deles, trazemos também conceitos da psicologia e da psiquiatria, onde o tema do duplo pode ser analisado direta ou figuradamente, principalmente a partir de personagens ou conteúdos psicológicos em conflito, duplicados num mesmo sujeito: um consciente e outro inconsciente. Trabalhamos a psicanálise com Freud e Otto Rank, e a psicologia analítica de Jung. Supomos que são sempre hipóteses sem uma solução, e que isso é o menos importante. O intuito aqui é colocar em causa questionamentos humanos em forma de parábolas e pensar sobre eles. Reforçamos, nesse sentido, que os conceitos apresentados nessa tese não devem ser entendidos como chaves de leitura e sim como suporte para diálogos possíveis entre tantos mundos que Borges visitou e nos presenteou através de seus escritos.Tese Casa escrita mundo: a movência dos “True Poems” de Emily Dickinson(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-07-31) Almeida, Karima Bezerra de; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; http://lattes.cnpq.br/9077865295013273; Cooper, Jennifer Sarah; Araújo, Rosanne Bezerra de; Santos, Derivaldo dos; Gualberto, Ana Cláudia Felix; Mendes, Maria Elizabeth Peregrino Souto MaiorA literatura é capaz de provocar transformações históricas em vários contextos políticos e sociais e as obras literárias possibilitam a releitura dos conceitos misóginos que experimentamos. O objetivo geral desta pesquisa é contribuir para a desconstrução da ideia de que a reclusão da mulher, na condição de dona de casa e privação à educação, é claramente benéfica. A tradição do claustro doméstico adoece, tortura e mata. Especificamente, pretende-se refletir sobre as especulações feitas a respeito da condição do claustro de Emily Dickinson. O objeto deste estudo consiste da poesia de Emily Dickinson e sua tradução para o português brasileiro como instrumentos de análise. Considerando que a obra de Dickinson é volumosa, precisaremos fazer recortes, discutindo alguns poemas relevantes ao tópico de cada capítulo. Este projeto busca discutir a condição do claustro em sua casa, a escrita como veículo de fuga e a expectativa de que sua obra alcançasse um público de leitores vanguardistas no futuro. Um movimento que parte de casa, utiliza-se da escrita como transporte de fuga para viajar pelo mundo. Este estudo discorre sobre tais questões por meio da análise feminista da estrutura e tradução dos poemas selecionados para o corpus desta pesquisa. Para tanto, busca embasar-se nas considerações críticas de Nísia Floresta, especialmente naquelas das obras “Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens” e “Opúsculo Humanitário”, que discutem a posição da mulher na sociedade, partindo de uma perspectiva feminista no século XIX. Já no que diz respeito à estrutura dos poemas, este estudo fundamenta-se nas análises de Rebecca Swift e Judy Jo Small. E, por fim, propomos utilizar as escolhas de tradução e considerações feitas pelo tradutor José Lira e pela tradutora Isa Mara Lando.Tese Em meio a um mar de vozes sociais: o papel das bibliotecas e da experiência dialógica da leitura na formação das identidades de jovens universitários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-08) Pereira, Ismael Soares; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; https://orcid.org/0000-0002-2702-0541; http://lattes.cnpq.br/1729110267640248; Benevides, Araceli Sobreira; Silva, Francisco Leilson da; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; Silva, Juan dos SantosEsta pesquisa propõe, como objetivo geral, compreender, a partir da vontade enunciativa de estudantes de uma instituição pública de ensino superior, como é concebida a participação da leitura e das bibliotecas em suas trajetórias vitais, e como estas podem impactar no processo sócio-histórico de construção e reconstrução de si, de suas posições de sujeito, de suas identidades sociodiscursivas. Para tanto, assentamo-nos na ideia de que a leitura constitui uma experiência responsivo-dialógica; e a biblioteca, um espaço-tempo heterodiscursivo por excelência. Assim, buscamos fundamento teóricometodológico nas reflexões do Círculo de Bakhtin, especialmente nas concepções de enunciado concreto, signo ideológico, relações dialógicas, vozes sociais, alteridade e ato ético. Trata-se, pois, de uma investigação de natureza qualitativa-interpretativista, guiada pelo paradigma indiciário (GUINZBURG, 1989), na qual se recorreu aos gêneros discursivos entrevistas e questionários socioeconômicos para elaborar o corpus de análise. Além disso, o trabalho encontra lugar no campo da Linguística Aplicada, sobretudo no que concerne à sua dimensão ética e politicamente engajada com as pessoas que vivenciam as práticas sociais (MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2006) envolvidas em nosso objeto de estudo, ao seu compromisso com a discussão de problemas relacionados à “privação sofrida” pelos sujeitos (ROJO, 2006), uma vez que aqui se assume a responsabilidade de trazer para o plano do visível e do inteligível os sentidos oriundos das “vozes do Sul” (MOITA LOPES, 2006), ou seja, dos enunciados de leitores comuns – de gente simples que, historicamente, por ser mulher, por ser pobre, por ser pessoa LGBTQIAPN+, teve sua palavra silenciada, ignorada, desprezada. Fizemos, então, uma análise detalhada dos percursos biográficos que conduziram os sujeitos ao encontro com o mundo da cultura escrita e das bibliotecas, destacando não só as valorações que atribuem a essas práticas e a esses espaços, como também os posicionamentos e as vozes que emanam de seus enunciados. Os resultados apontam para a formação de identidades marcadas por uma heterogeneidade de discursos, evidenciando que o tornar-se não acontece senão pela soma de nossos atos participativos, responsivos e responsáveis, em diversas esferas ideológicas. Além disso, nos leva a compreender a leitura e as bibliotecas como lugares propícios para a descoberta e a experimentação de valores, de sentimentos, de ideias, de convicções, enfim, de posicionamentos ideológico-identitários.Tese A leitura literária subjetiva no IFRN, Campus Natal-Central: prática docente, romance e tradução intersemiótica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-01) Saraiva, Marília Maia; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498; http://lattes.cnpq.br/2300429736914558; Santos, Derivaldo dos; Segabinazi, Daniela Maria; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; Costa, Maria Edileuza daNeste trabalho, analisamos o ensino de literatura no ensino médio integrado à prática profissional do Campus Natal-Central do Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Para isso, partimos de nossa atuação/experiência como docente em turmas do 3º ano do ensino médio técnico integrado à prática profissional dos cursos de Controle Ambiental, Eletrotécnica e Administração do referido Campus. O debate sobre o ensino de literatura no ensino médio regular já é bastante desenvolvido, contando com referenciais teóricos relevantes: Aguiar, Bordini, 1993; Cereja, 2005; Cosson, 2006; Geraldi, 2003; Silva, 2005; Yunes, 2002; Zilberman, 1991. No entanto, estudos sobre o ensino de literatura para o ensino médio integrado à prática profissional ainda são pouco desenvolvidos, demonstrando a importância de nos voltarmos a esse campo, haja vista as especificidades do currículo técnico integrado à prática profissional no ensino médio. Assim, nossa pesquisa, de modo qualitativo e bibliográfico, discute sobre o processo de ensino e aprendizagem de literatura no IFRN, elabora uma proposta didática para a leitura literária do gênero romance e apresenta os resultados dessa proposta em trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do 3º ano do ensino médio entre os anos de 2014 e 2017. No desenvolvimento dessa prática, partimos das discussões sobre o letramento literário e da sequência expandida (Cosson, 2006), ampliamos esses direcionamos teóricos e compreendemos a tradução intersemiótica, a partir da leitura subjetiva, como uma alternativa metodológica para o ensino de literatura na educação profissional. Nesse viés, o corpus analítico deste trabalho são as produções de tradução intersemiótica produzidas pelos estudantes a partir da leitura subjetiva do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos. Para dar suporte às discussões sobre leitura subjetiva e tradução intersemiótica, amparamo-nos em Rouxel (2013), Langlade (2013), Jouve (2013), Rezende (2013) e Plaza (2010). Como resultado, constatamos que os estudantes demonstraram interesse no exercício da tradução intersemiótica, pois ficou nítida a afinidade com os signos visuais. Além disso, observamos que o contato com o texto literário também foi enriquecido, pois, para transformar a linguagem literária em outra linguagem artística, foi necessária uma aquisição subjetiva do texto base, consolidando, desse modo, o processo de letramento literário na escola.Tese Isolamento social e modos de subjetivação em sites de redes sociais: o funcionamento do discurso de celebridades em tempos de pandemia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-30) Carlos, Luan Alves Monteiro; Silva, Marluce Pereira da; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404; https://orcid.org/0000-0003-0442-1032; http://lattes.cnpq.br/6433100011261905; Muniz, Cellina Rodrigues; Bezerra, Josenildo Soares; Silva, Francisco Vieira da; Sales, Laurenia SoutoCom o contágio da COVID-19 se espalhando por todo o mundo de uma forma alarmante, diversas medidas precisaram ser tomadas. São saberes e poderes que se impõem em uma sociedade hiperconectada que modificam toda a maneira de se viver em uma época de crise, o que despertou novos modos de subjetivação do sujeito-celebridade nos sites de redes sociais. Nesta tese nos dedicamos a estudar esse funcionamento discursivo, em que nos propomos a analisar o discurso do sujeito-celebridade que circulou nos sites de redes sociais durante o isolamento social da COVID-19, compreendendo as relações de saber-poder e os modos de subjetivação/objetivação do sujeito na vigilância da web. Esta pesquisa se desenvolveu no campo da Linguística Aplicada e se situa na área da Análise do Discurso de linha francesa, a partir da arqueogenealogia de Michel Foucault por meio de noções como discurso, enunciado, saber, poder, vigilância, regimes de verdade, subjetividade e governamentalidade. Sobre internet nos fundamentamos nos estudos de Castells (2015), Jenkins (2009), sobre regime de informação com Han (2022), sobre vigilância com Bruno (2013) e sobre sujeito-celebridade com Rojek (2008). Problematizamos neste estudo a constituição do sujeito-celebridade nos sites de redes sociais na pandemia. Para isso, tomamos como corpus vinte e sete reportagens publicadas em diferentes portais de notícias da internet e doze postagens do Instagram de sujeitos-celebridades. Esta é uma pesquisa de natureza descritivo-interpretativista e de abordagem qualitativa. Destarte, por meio das nossas análises, percebemos que o sujeito-celebridade se constitui no virtual por meio de regimes de verdade de uma época em quarentena, assim, se subjetiva ao desempenhar determinadas atividades com um foco na prevenção contra a COVID-19 e expor isso na vigilância virtual. É um sujeito que confessa particularidades da sua quarentena nos sites de redes sociais, e, por meio disso, desempenha um governo de si e dos outros. Por outro lado, ao resistir e não seguir as regras da pandemia, o sujeito passa por um severo processo punitivo que no virtual se apresenta por meio da cultura do cancelamento. Dessa forma, entendemos que relações de saber-poder atuaram no virtual por meio de práticas divisoras, excluindo o sujeito que apresenta alguma atitude problemática, ao mesmo tempo que inclui sujeitos que estão de acordo com uma normalidade em tempos de pandemia.Tese Representações do Brasil no livro didático de PLE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-29) Nascimento, Gercleide Gomes da Silva Ferreira do; Amorim, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0001-7352-2334; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; http://lattes.cnpq.br/8904611458623463; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; Canan, Ana Graça; Guilherme, Luiz Herculano de Sousa; Cotinguiba, Marilia Lima Pimentel; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira deNo contexto da globalização e do aumento da mobilidade internacional, a inserção de uma Língua Estrangeira (LE) ocorre de maneira bastante dinâmica, e o papel desempenhado pela cultura ganha um novo direcionamento por ser peça fundamental no processo de ensino e aprendizagem de uma LE. Nesse viés, questões relativas à interculturalidade adquirem relevância mais expressiva no século XXI. Este trabalho se insere nesse cenário, que tem como tema central representações culturais e de imagem do Brasil retratadas em três livros didáticos de Português como Língua Estrangeira (LDPLE) sob o olhar da interculturalidade. Objetivamos, nesta tese, interpretar e analisar as representações supracitadas nesses insumos, bem como observar em que medida há estereótipos no corpus selecionado – caso existam, buscamos identificar quais deles são reforçados nos materiais. O aporte teórico que embasa esta pesquisa é organizado por estudos culturais e interculturais, a saber: Bennett (2013); Kramsch (2018); Mendes (2011); Meyer (2013), dentre outros. Esta investigação se define como de natureza qualitativa, documental e de cunho interpretativo, uma vez que a perspectiva é observar, registrar, analisar, categorizar e interpretar os dados. Nosso corpus é composto por três Livros Didáticos (LD) publicados entre 2020 e 2023, a saber: SAMBA!: curso de língua portuguesa para estrangeiros (Ferraz; Pinheiro, 2020); Tirando de letra: português brasileiro para estrangeiros (Silva et al., 2021); e A Cara do Brasil: português para estrangeiros (Araújo; Vicentini; Marcelino, 2023). Os dados permitiram a categorização das representações em temas e subtemas que foram encontrados em todas as obras em análise. Com base nessa análise, pudemos confirmar nossa hipótese inicial de que os LDPLE contribuem para a manutenção da imagem estereotipada do Brasil, reforçando representações distorcidas do país, bem como a predileção por sua Região Sudeste no que tange aos exemplos utilizados nos materiais. Além disso, as imagens levantadas sugerem representações brasileiras que estão cristalizadas no imaginário do estrangeiro, bem como construções de pouca expressividade no que se refere aos aspectos culturais e interculturais do Brasil.Tese Do confronto à criação: aprende-se a argumentar jogando(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Bezerra, Aline Peixoto; Medeiros, Glícia Marili Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; http://lattes.cnpq.br/7934726710539018; Molina, Maria Elena; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Silva, Francisco Geoci da; Azevedo, Isabel Cristina Michelan de; Weissheimer, JanainaO exercício do raciocínio crítico implica o engajamento de cidadãos em questões que permeiam a sociedade, a política e a economia, especialmente se forem questões polêmicas. Esse processo envolve o desenvolvimento de uma consciência (auto)reflexiva, que requer distintas ações, tais como: interrogar (a si e ao outro), ouvir atentamente posicionamentos diferentes para, em seguida, confrontá-los, discutindo paradigmas e colaborando com a CriAÇÃO de novos. Nesse processo de contínua construção de si, do outro e do mundo em sociedade, os jogos têm um lugar de destaque, haja vista favorecerem a construção de estratégias, a tomada de decisões, a condução de negociações, a atribuição de recompensas, que podem ativar diferentes habilidades importantes não apenas para a mecânica do jogo, mas sobretudo para a dinâmica da vida em sociedade. Associar essas habilidades aos princípios dos jogos educativos implica defender que o pensamento crítico, necessário para a resolução de problemas do cotidiano, pode ser estimulado a partir de questões polêmicas que simulam desafios reais. Dentro desse contexto, esta tese tem como objeto de estudo a prática da argumentação mediada pelo jogo de tabuleiro CriAÇÃO. Seu objetivo geral é o de investigar a dinâmica desse jogo na aprendizagem da argumentação e, para alcançá-lo, há quatro objetivos específicos: (i) analisar as interações discursivas e argumentativas em partidas do jogo CriAÇÃO; (ii) identificar as habilidades ativadas durante as partidas desse jogo; (iii) mapear os movimentos argumentativos presentes nessas partidas; (iv) analisar práticas de multiletramentos desenvolvidas em partida(s) do jogo CriAÇÃO. Com o propósito de atingir esses objetivos, assumem-se, como referencial teórico, a concepção de língua(gem) do Círculo Bakhtiniano, os estudos de letramento de vertente sociocultural, os estudos de argumentação interacional e a proposta de ensino de argumentação como prática social. Metodologicamente, insere-se na abordagem qualitativa, de natureza interpretativista, respaldada pelos moldes da pesquisa-ação de vertente etnográfica e inserida na Linguística Aplicada. Os colaboradores desta pesquisa são estudantes matriculados nos cursos de nível médio, de modalidade Educação de Jovens e Adultos e de nível superior de uma escola da rede federal de ensino do Rio Grande do Norte. Para a geração de dados, utilizaramse os seguintes instrumentos: notas de campo; fotografias e gravações; questionários. A partir da geração de dados emergiram três categorias de análise: interações discursivas e argumentativas no jogo CriAÇÃO, movimentos argumentativos recorrentes, caracterização das práticas de multiletramentos. A análise dos dados sinaliza que cada partida do jogo CriAÇÃO se constitui como um evento de letramento propício à aprendizagem da argumentação, pois favorece: (i) a efetivação das interações discursivas e argumentativas; (ii) a ativação de habilidades, especialmente as de argumentar e contra-argumentar; (iii) o uso dos movimentos argumentativos; (iv) a mobilização de elementos visíveis e não visíveis de cada partida em favor da construção da argumentação; (v) o rompimento com a abordagem tradicional de ensino da argumentação em favor da aprendizagem baseada em jogos. Dada a importância de os estudantes se envolverem nessas práticas, os dados obtidos nos permitem afirmar que o jogo CriAÇÃO se configura como uma ferramenta pedagógica em que se aprende a argumentar jogando.Tese Axé instagramável?: discurso, subjetividades e resistências de comunidades tradicionais de terreiro de Assú/RN no Instagram(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-31) Freire, Alan Eugênio Dantas; Silva, Marluce Pereira da; http://lattes.cnpq.br/4336488144820355; Muniz, Cellina Rodrigues; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; Bezerra, Josenildo Soares; Tavares, Edgley Freire; Silva, Francisco Vieira daNo Brasil, os discursos produzidos em torno da fé nas redes sociais digitais chamam a atenção para o entrave de crenças, construído sob a estigmatização de religiões não-cristãs. No Instagram, as interações denunciam costumes da velha diáspora, a partir do estigma que elabora práticas de racismo religioso no ciberespaço. Percebe-se, no entanto, o levante de discursos que sinalizam a afirmação dos povos de terreiro no reconhecimento e propagação das identidades negras e indígenas fundantes no culto aos ancestrais, contrariando a ordem dos condenados da terra. E dessa forma indagamos: como as materialidades discursivas das comunidades tradicionais de terreiro de Assú/RN produzem subjetividades e resistências em sua presença no Instagram? O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar como essas materialidades discursivas produzidas por comunidades tradicionais de Candomblé, Jurema, Umbanda e Quimbanda de Assú, no Rio Grande do Norte, veiculadas no Instagram, inscrevem a produção de subjetividades outras e a ressignificação da presença em contexto digital. Metodologicamente, esta pesquisa está amparada pelo paradigma qualitativo-interpretativista, inserido no âmbito dos Estudos da Linguagem, com foco em uma Linguística Aplicada indisciplinar, por meio de um debate interseccional, ancorando-se ainda na análise do discurso proposta por Foucault, na análise do discurso digital proposta por Marie-Anne Paveau, bem como das discussões desenvolvidas pelos Estudos Culturais, especialmente os dedicados à temática das religiões de matriz afro-ameríndia. Como objetos de investigação, selecionamos seis perfis públicos de comunidades tradicionais de terreiro assuenses no Instagram. Como materialidades discursivas para análise, elencamos a bio do perfil, as métricas do tráfego na rede social (como número de seguidores, publicações e engajamento), postagens publicadas no feed (abarcando reels, repostagens e carrossel de imagens), com imagem/vídeo e descrição, bem como os comentários lançados na rede. Os resultados sugerem modos de subjetivação que foram agrupados em três dimensões de análise: a) a circulação do culto e do espaço; b) a participação na dinâmica da cidade; c) o orgulho do pertencimento como forma do cuidado de si no Instagram. Tais modos de subjetivação tanto reterritorializam o Instagram quanto inscrevem outras formas possíveis de vida em Assú. A presença dos povos de terreiro no Instagram revela a produção de resistências, valendo-se das estratégias dos tecnodiscursos para inscreverem a outridade de suas manifestações, a despeito dos racismos algorítmico e religioso que compõem a dinâmica online de interação no projeto colonial.Tese A palo seco: neobarroco e musicalidade nas obras de João Cabral de Melo Neto e Belchior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Alencar, Rafael Barros de; Lima, Samuel Anderson de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-7525-5997; http://lattes.cnpq.br/4097533367851915; https://orcid.org/0000-0002-0653-3794; http://lattes.cnpq.br/8535584579712153; Menezes, Roniere Silva; Morais Neto, João Batista de; Paiva, Kalina Alessandra Rodrigues de; Araújo, Rosanne Bezerra deTanto a poesia quanto a canção dispõe um universo sonoro, campo das percepções, das representações, dos afetos, das críticas, das tradições e das rupturas. A mirada sonora aporta na palavra como componente mínimo sonoro, palavra que está presente na poesia e canção. Assim, como sugerido pelo título, a tese busca investigar a musicalidade na obra do poeta João Cabral de Melo Neto e do cancionista Antônio Carlos Belchior, ambos brasileiros nascidos na região nordeste do país. João Cabral de Melo Neto, poeta pernambucano, possui uma relação muito específica com a música propriamente dita e com as consequências musicais do poema. Tema complexo para o poeta, a música e a musicalidade não passa desapercebida em sua obra e em nosso enfoque ganha lugar de destaque. Antônio Carlos Belchior, por sua vez, elabora seu sistema compositivo a partir do conteúdo poético de suas letras, tensionando a simbiose cancional (letra e melodia). A investigação é do tipo qualitativa, revisitando o arcabouço teórico e bibliográfico, ao mesmo tempo, em que realiza a análise dos poemas e das canções, análise esta que, parte do nascedouro desses complexos rios poéticos-musicais e investiga tanto o complexo tradicional do metro do verso, da rima, das estrofes, como os complexos dialogais que tem cada obra, a poesia e a canção, com estruturas sociais, estéticas e culturais. Na elaboração da discussão foram erguidos alguns pilares teóricos, como a percepção da literatura e da música como um conhecimento transdisciplinar e interdependente; a Literatura Comparada como um conjunto de ferramentas que auxiliam na lida com um objeto híbrido, entre a literatura e a música; e o Barroco e o Neobarroco como estruturas para a compreensão das artes de João Cabral e Belchior. A pesquisa aponta para uma mudança na interpretação da antimusicalidade cabralina sugerindo um caminho da tonalidade para a atonalidade a partir de uma análise reflexiva, crítica e teórica que divide sua obra em dois rios, em duas dicções, uma tonal e outra atonal. A musicalidade de Belchior percorre caminhos críticos semelhantes. Com uma proposta de arte racional, o cancioneiro Belchior (robô goliardo) conduz sua musicalidade por um diálogo crítico entre a tradição e a ruptura artística (musical e poética). Para abordar a musicalidade de Belchior se percorreu os caminhos do seu trabalho racional em diálogo com o neobarroco para entender os corpos “terrestres” que orbitam em seu universo cancional, são pintores, poetas e compositores que figuram em constante diálogo.Tese O impacto do uso do card game Magic: the Gathering na aprendizagem de inglês como L2 para estudantes de escolas públicas de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Santos, Hudson Alves dos; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; https://orcid.org/0000-0002-3056-5278; http://lattes.cnpq.br/2085475406474444; Toda, Armando Maciel; Oliveira, Cândido; Medeiros, Glicia Marili Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Leitão, Márcio MartinsO uso de jogos no ensino de línguas tem sido cada vez mais explorado como estratégia pedagógica, especialmente no que diz respeito à motivação e ao aprendizado implícito. Esta tese investiga o impacto do jogo de cartas colecionáveis Magic: The Gathering no aprendizado de inglês como segunda língua (L2) entre estudantes do 8º ano do ensino fundamental de escolas públicas em Natal/RN. O objetivo geral do estudo é avaliar se a integração de Magic: The Gathering ao ensino de L2 pode contribuir para a melhoria da compreensão de leitura e da leitura de sentenças condicionais, além de analisar seu impacto na motivação desses estudantes. A pesquisa foi conduzida com 76 estudantes, com idades entre 13 e 15 anos, divididos entre grupos experimental e de controle. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se na aprendizagem baseada em jogos (game-based learning), fundamentada em Gee (2008) e Prensky (2012) , além dos estudos de Brown (2007), Souza e Almeida (2007), e Thomas e Reinders (2010). Para a aquisição de segunda língua, o estudo se apoia em Lightbown e Spada (2013), enquanto a teoria de Gardner (1983) embasa a análise da motivação. Além disso, o modelo de leitura de Gagné et al. (1993) e as contribuições de Forster et al. (2009) no campo da psicolinguística cognitiva fornecem suporte à compreensão dos processos cognitivos envolvidos. A teoria do flow de Csikszentmihalyi (1990) fundamenta a análise da motivação dos participantes durante a intervenção. Foram aplicados pré-testes e pós-testes para mensurar o desempenho dos grupos experimental e de controle na compreensão leitora. Os dados foram analisados separadamente para os grupos de sexo masculino e feminino em todas as etapas do estudo. Os resultados sugerem que o uso do jogo pode aumentar significativamente a motivação dos estudantes e melhorar a leitura de sentenças condicionais. No entanto, não foram encontradas evidências de que Magic: The Gathering tenha um impacto significativo na compreensão de leitura de forma geral. Esses achados apontam para o potencial dos jogos de cartas estratégicos como ferramenta pedagógica no ensino de línguas, contribuindo para os campos da Linguística Aplicada e da Psicolinguística ao fornecer dados empíricos sobre seu uso em contextos educacionais.Tese Variação discursiva entre as perífrases Só Que e Sendo Que em notícias e reportagens(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Pedro, Fernando Laerty Ferreira da Silva; Tavares, Maria Alice; https://orcid.org/0000-0003-2055-7570; http://lattes.cnpq.br/0686664514709473; http://lattes.cnpq.br/4339679727332922; Iliovitz, Erica Reviglio; Carvalho, Hebe Macedo de; Oliveira, Maria José de; Lucena, Nedja Lima de; https://orcid.org/0000-0002-9412-8771; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068Esta pesquisa, ancorada na vertente teórico-metodológica da sociolinguística variacionista, analisa a variação discursiva entre as perífrases conjuncionais SÓ QUE e SENDO QUE na codificação de oposição por quebra de expectativa. Para tanto, foram extraídas do Corpus do Português 500 ocorrências de cada uma das perífrases. Os seguintes grupos de fatores foram controlados quantitativamente: (i) função semântico-pragmática: marcação de diferença, marcação da não satisfação de condições, marcação de acontecimento inesperado/indesejado, marcação de refutação e marcação de contra-argumentação; (ii) gênero discursivo: notícia e reportagem; (iii) posição das perífrases conjuncionais: início de período e início de oração; (iv) tipo de discurso: autoral e citação; e (v) assunto: futebol, celebridade, política, segurança, economia, entretenimento, esporte, saúde etc. Após a codificação das variantes de acordo com os grupos de fatores, foram feitas rodadas estatísticas no programa GoldVarb X. Os resultados mostraram que as funções semântico-pragmáticas de marcação de diferença, de não satisfação de condições e de acontecimento inesperado/indesejado favoreceram o uso de SÓ QUE, enquanto a marcação de retificação e a de contra-argumentação favoreceram o uso de SENDO QUE. O gênero textual notícia, caracterizado pela combinação de registros mais e menos formais, favoreceu SÓ QUE, enquanto a reportagem favoreceu SENDO QUE em razão da maior formalidade característica desse gênero textual. O discurso reportado, mais informal, favoreceu SÓ QUE, enquanto o discurso não reportado, mais formal, favoreceu SENDO QUE. Assuntos menos complexos favoreceram SÓ QUE e assuntos mais complexos, o SENDO QUE. SENDO QUE foi favorecido no início de oração, ao passo que SÓ QUE foi favorecido no início de período, posição que, no que se refere a conjunções coordenativas, é associada à informalidade. Com base nesses resultados, concluímos que o estilo desempenha papel fundamental na seleção entre as perífrases conjuncionais SÓ QUE e SENDO QUE para a codificação de oposição por quebra de expectativa em textos jornalísticos.Tese A narrativa sem ponteiros: o tempo na ficção romanesca de Moacir Costa Lopes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-04) Oliveira, Thallys Eduardo Nunes de Araújo; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498; https://orcid.org/0000-0001-5641-0058; http://lattes.cnpq.br/7650668360599466; Santos, Derivaldo dos; Welter, Juliane Vargas; Silva, Gabriella Kelmer de Menezes; Araújo, Lanaiza do Nascimento SilvaA presença do mar na ficção narrativa de Moacir Costa Lopes levou Jorge Amado a chamá-lo, no texto de apresentação de umas das edições de Maria de cada porto, de Romancista do Mar, alcunha pela qual Lopes permanece conhecido até hoje entre seus leitores e os estudiosos de sua obra. Há, contudo, outro título que, com justiça, poderia ser atribuído ao escritor, dada a importância que o elemento que o nomeia assume na ficção por ele produzida: Romancista do tempo. Isso se deve ao fato de Lopes – notadamente em virtude do fascínio que ele afirmou sentir pelo tempo – tê-lo explorado de modo amplo e diverso em suas narrativas, tanto no plano da forma quanto no plano do conteúdo. Nesse sentido, este estudo objetiva analisar a configuração temporal na ficção romanesca do autor e a importância que ela assume para a construção de seus sentidos. Assim, estudamos a categoria narratológica tempo em dois de seus romances – Maria de cada porto (1959) e Belona, latitude noite (1968) –, atentando para: a) o modo como ela se apresenta configurada estruturalmente em cada uma dessas obras e b) o modo como a experiência do tempo, em sua relação com a memória e com a morte, integra o universo representado nas narrativas analisadas. Orientaram nossas considerações os postulados de estudiosos da temporalidade narrativa e de temáticas a ela relacionadas, como os de Genette (2017), de Guida (2013), de Mendilow (1972), de Meyerhoff (1976), de Nunes (1988), de Ricoeur (2010) entre outros.Tese Twitter e o cronotopo reticular por meio dos embates dialógicos nas hastags #REVOLTADAVACINA e #VACINAÉAMORAOPROXIMO(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-06) Paz, Morgana Lobão dos Santos; Archanjo, Renata; https://orcid.org/0000-0001-7591-7137; http://lattes.cnpq.br/2905168821962621; http://lattes.cnpq.br/3408627469103258; Santos, Gabrielle Leite dos; Pajeú, Hélio Márcio; Bezerra, Josenildo Soares; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172A modernidade é caracterizada pela fluidez (BAUMAN, 2001), com tempo e espaço marcados por constante dinamismo e movimento incessante (HAN, 2015; CRARY, 2016). A dissolução de estruturas sólidas, de verdades absolutas, de discursos rígidos e de instituições impenetráveis nos leva a explorar práticas discursivas que ocorrem em esferas que exigem a construção de conhecimento para entender o sujeito que se forma dentro dessa modernidade fluida. As redes sociais digitais, especificamente, o Twitter, estão no cotidiano das pessoas, como espaços sóciodiscursivos que ampliam/potencializam/amplificam e transformam profundamente nossa percepção e convivência. A digitalização intensiva do cotidiano altera a maneira como percebemos e interagimos com o mundo ao nosso redor (HAN, 2022). Antes, nossas interações eram mediadas por um fluxo controlado e linear de informações, mas agora estamos imersos em uma torrente incessante de dados. Este trabalho objetiva problematizar o conceito de cronotopo, na perspectiva bakhtiniana e sua potencialidade na contemporaneidade das redes sociais digitais a partir das atuais reflexões sobre tempo-espaço e sobre o mundo digital e discutir como o cronotopo reticular na rede social digital Twitter propicia a propagação de diferentes ideologias, problematizando, por meio do cotejamento dialógico os posicionamentos nas hashtags “#revoltadavacina” e “#vacinaeamoraoproximo”. O recorte se deu temáticotemporalmente, delimitando-se as hashtags #REVOLTADAVACINA E #VACINAÉAMORAOPROXIMO no período em que elas estavam no trending topics (01 a 05 de setembro de 2020). Para analisar esse corpus, recorre-se ao aporte teórico do Círculo de Bakhtin (1998, 2003, 2009, 2015, 2016, 2017, 2018) no que diz respeito à concepção de linguagem, constitutivamente dialógica; cronotopia; enunciado concreto; vozes sociais e alteridade. No que concerne à modernidade líquida, recorre-se às postulações de Bauman (2001) e de Infocracia de Han (2022). A construção dos dados, deu-se a partir do enfoque da pesquisa qualitativointerpretativista, lançando mão da interpretação dos índices linguístico/discursivos, a partir do paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Os resultados apontam para presença de um cronotopo reticular onde o tempo e o espaço são fluidos e conectados de forma rizomática por sujeitos que se posicionam axiologicamente em enunciados concretos.