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Título: Foucault e a arte do cuidado de si: uma nova possibilidade de Discussão para a formação continuada de professores de língua inglesa
Autor(es): Santos, Ivonete Bueno dos
Orientador: Silva, Marluce Pereira da
Palavras-chave: Produção de subjetividade. Cuidado de si. Escrita de si. Tecnologias do eu;Production of subjectivity. Self care. Self Writing. Technology of the self
Data do documento: 14-Set-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS, Ivonete Bueno dos. Foucault e a arte do cuidado de si: uma nova possibilidade de Discussão para a formação continuada de professores de língua inglesa. 2012. 151 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: A presente tese propõe-se a construir um novo olhar acerca do professor de língua inglesa em sua formação continuada, deixando emergir a figura de um novo profissional, que está se produzindo e sendo produzido na contemporaneidade. Nessa perspectiva, apresenta-se uma análise das escritas de si de treze alunosprofessores, sobre como esses docentes posicionam-se discursivamente ao se constituírem como sujeitos em um contexto de formação continuada. No âmbito da Linguística Aplicada, a trama do tecido teórico-metodológico que sustenta a análise dos dados articula elementos principais das noções foucaultianas, tais como: o cuidado de si, buscando sua conexão com um cuidado do outro e com a escrita de si. Nas noções teóricas desses elementos estão implicadas as noções de outros, a saber: discurso, ética, tecnologia do eu, e sujeito e verdade (FOUCAULT, 1984, 1995, 2004c, 2006), além da problematização da ética do sujeito. Propõe-se ainda a analisar recortes discursivos selecionados a partir das escritas dos alunosprofessores de um curso de especialização em Ensino e Aprendizagem de língua inglesa, buscando, na materialidade linguística, os processos de produção de suas subjetividades. Com o propósito de analisar o processo de subjetivação, examinamse enunciados fazendo recortes no intuito de apreender, mais especificamente, os pontos de identificação e fragmentos da singularidade dos professores, identificando como eles cuidam de si e refletem sobre si na construção de suas subjetividades a partir das tecnologias do eu, ao ocuparem a posição de professores de língua inglesa. Os resultados apontam que, no exercício da escrita de si, o sujeito se inscreve, e, numa prática de ascese, constrói discursivamente sua subjetividade
Abstract: This thesis proposes a new thinking on the English teacher and their continuing education, leaving the picture emerging of a new professional, who is producing and being produced. From this perspective, I present an analysis of self writing of thirteen student-teachers, teachers on how they position themselves to be discursively constituted as subjects in the context of continuing education. As part of Applied Linguistics, the theory and method that supports the analysis of data are articulate key elements of Foucault notions, namely:The care of the self, seeking their connection with one another and care of and the self writing. In the theoretical notions of these elements are implied notions of others, such as speech, ethics, technology of the self, subject and truth. (Foucault, 1984, 1995, 2004c, 2006), and questioning the ethics of the subject. I propose to examine selected excerpts from the self writings of student teachers with a specialization in Teaching and Learning the English Language, seeking linguistic processes in the material production of subjectivities.In order to analyze the process of subjectivation, I examine the discursive statements of selected cuts, aiming to learn more specifically, the points of identification and fragments of the uniqueness of the teachers, showing how they care for themselves and reflect upon them in building their subjectivity from the technologies of the self, to occupy the position of English Language teachers. The results show that, in the exercise of self writing, the subject falls, and a practice of asceticism, discursively construct her/his subjectivity
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16367
Aparece nas coleções:PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem

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