Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16400
Title: O sertão potiguar comunica: midiatização e práticas sociais. Ou como a recepção da pauta política se desdobra em práticas sociais em Pau dos Ferros
Authors: Sena, Patrícia Rakel de Castro
Keywords: Práticas sociais;Midiatizações;Políticas públicas;Social practices;Midiatizações;Public policies
Issue Date: 17-Mar-2011
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SENA, Patrícia Rakel de Castro. O sertão potiguar comunica: midiatização e práticas sociais. Ou como a recepção da pauta política se desdobra em práticas sociais em Pau dos Ferros. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação midiática: práticas sociais e produção de sentido) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Portuguese Abstract: Essa dissertação é o resultado do desenvolvimento de uma pesquisa de dois anos, intitulada O SERTÃO POTIGUAR COMUNICA: MIDIATIZAÇÃO E PÁTICAS SOCIAIS. Ou como a recepção da pauta política se desdobra em práticas sociais em Pau dos Ferros, em que mostra Pau dos Ferros, como uma cidade do interior oestano do Rio Grande do Norte, vivendo hoje um conjunto de transformações sociais significativas, as quais interagem com práticas midiáticas que acabam midiatizando novas políticas públicas na área de Educação Técnica e Superior. Assim, com a implantação e expansão de políticas públicas estaduais e federais de democratização do Ensino Técnico e Superior, no período de 2002 a 2010, o fenômeno de migração dos estudantes de ensino fundamental e médio, antes existente, mudou significativamente na região em que Pau dos Ferros se faz polo. A concentração dos meios de comunicação da cidade nas mãos dos políticos, a favor destes, e o surgimento de novas midiatizações estão contribuído para a formação desta (nãomigração) e de outras práticas sociais, reinventando e reordenando o agendamento das ideias e conceitos sobre as práticas educativas. Nosso objetivo é observar essas relações de interação entre mídia, política e educação e analisar como os jovens estudantes estão percebendo essa interação. Sob as perspectivas da recepção à luz dos Estudos Culturais, nossa pesquisa passeia primordialmente sobre a técnica de coleta de dados Grupo Focal
Abstract: This dissertation is the result of the development of a two-year research entitled POTIGUAR ACROSS THE COMMUNICATION: MEDIATIZATION AND SOCIAL PRACTICES. Or as the reception of the political agenda unfolds in social practices of the Pau dos Ferros, showwing Pau dos Ferros as a provincial oestano of Rio Grande do Norte, now living a meaningful set of social transformations, which interact with practices media that have just mediatized new public policies in the area of Technical Education and Higher Education. Thus, with the introduction and expansion of state and federal public policy of democratization of Technical and Higher Education in the period 2002 to 2010, the phenomenon of migration of students from elementary and high school, before existing in the region has changed significantly in that Pau dos Ferros polo is made. The concentration of the media city in the hands of politicians, in their favor, and the emergence of new midiatizações are contributed to the formation of this (non-migration) and other social practices, reinventing and rearranging the schedule of the ideas and concepts about the educational practices. Our goal is to observe the relationship of interaction between media, politics and education and examine how young students are realizing this interaction. Under the prospects of receiving the light of Cultural Studies, strolling our research primarily on the technique of focus group data collection
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16400
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PatriciaRCS_DISSERT.pdf2.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.