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Título: Percepção e ações educativas em ambientes escolares: enfoques aos documentos legais determinantes em área de proteção ambiental
Título(s) alternativo(s): Perception and educational actions in school environments: approaches to the legal documents governing an environment protection area
Autor(es): Oliveira, José Emerson Fernandes de
Orientador: Almeida, Elineí Araújo de
Palavras-chave: Conflitos ambientais;Instrumentos legais;Percepção ambiental;Investigação-Ação;Docentes;Pais de alunos;Alunos;Environmental Conflicts;Legal Instruments;Environmental Perception;Action-investigation;Teachers;Parents of students;Students
Data do documento: 21-Fev-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, José Emerson Fernandes de. Perception and educational actions in school environments: approaches to the legal documents governing an environment protection area. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente, Cultura e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: O homem, por vislumbrar a necessidade de crescer economicamente, trata a natureza como uma fonte inesgotável de matéria prima, afeta a biodiversidade e, destrói a perspectiva de qualidade de vida das gerações futuras. Como forma de compensar a biodiversidade perdida, foram criadas as Unidades de Conservação (UC). Porém, com a criação de UC´s, sem a inserção de um valor de conhecimento ambiental agregado, principalmente no que diz respeito às questões legais para o uso sustentável do meio, surgiram os primeiros conflitos sociais. Em função desse aspeto, objetivou-se na pesquisa diagnosticar percepções e avaliar os reflexos promovidos por meio de ações educacionais sensibilizadoras, no que tange ao entendimento das leis que regem a implementação de Área de Proteção Ambiental (APA). De forma mais específica, intencionou-se: (i) verificar percepções de professores acerca dos documentos legais que regem a educação nacional conectados à conservação da natureza em APA´s; (ii) averiguar, junto aos pais dos alunos, o interesse sobre aspectos legais referentes à conservação da ambiental; (iii) analisar alternativas de implementação de ações educativas interdisciplinares em espaços formais de ensino em cooperação com professores e alunos sobre os inscritos oficiais de uma UC de uso sustentável. A pesquisa, envolvendo a diagnose referente à percepção ambiental, foi realizada em duas escolas situadas no interior da APA Jenipabu, Rio Grande do Norte, Brasil: Escola Municipal Sérgio de Oliveira Aguiar e a Escola Municipal Vereador Ricardo Afonso de Lima (EMVRAL). Já a aplicação e análise de ação educativa foi efetivada na EMVRAL. Destaca-se na metodologia, a utilização de questionário para coleta de dados, e avaliação segundo a análise de conteúdo, no que se refere ao uso das categorias emergentes. Incluem-se também no processo, elementos da Investigação-Ação, na produção de conteúdos informativos para análise. As informações, pertinentes à dissertação, foram estruturadas em dois capítulos formatados no gênero textual de um artigo científico. O primeiro com o título: Diagnose acerca de documentos legais em unidades escolares: um ponto de partida para aproximação entre comunidade e gestores de Área de Proteção Ambiental . Os dados diagnósticos acerca da percepção das comunidades escolares envolvidas na pesquisa explicitaram como se encontra o entendimento sobre documentos determinantes em Área de Proteção Ambiental. Neste aspecto, verificou-se uma carência de ações educativas na Escola Municipal Vereador Ricardo Afonso de Lima. O segundo artigo intitulado: A eficácia de ações ambientais em instituição escolar: análise sobre propostas educativas realizadas em Unidade de Conservação de uso sustentável . O enfoque principal encontra-se centrado na importância de se obter dados sobre ações ambientais, envolvendo questões jurídicas, relevantes para uma comunidade escolar da APAJ. No percurso da ação foram inseridas atividades lúdicas voltadas para o estudo de documentos determinantes de UC´s. Foi constatado que houve um aprendizado efetivo dos alunos e, um incremento nas atividades pedagógicas dos docentes. Não obstante, observa-se que, há necessidade de mais ações educativas duradouras voltadas para aprendizagem e sensibilização comunitária em prol de um ambiente ecologicamente equilibrado
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18242
Aparece nas coleções:PRODEMA - Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

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