Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18955
Título: A regionalização da saúde no Rio Grande do Norte: Elementos para a compreensão da dinâmica dos lugares
Autor(es): Feitosa, Luciana da Costa
Palavras-chave: Normas. Território. Regionalização. SUS.
Data do documento: 2-Abr-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: FEITOSA, Luciana da Costa. A regionalização da saúde no Rio Grande do Norte: Elementos para a compreensão da dinâmica dos lugares. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmica e Reestruturação do Território) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a coerência entre a regionalização instituída pelo Plano Diretor de Regionalização do SUS no Rio Grande do Norte e as especificidades dos lugares, uma vez que a regionalização do Sistema Único de Saúde é, atualmente, a principal estratégia da política do Ministério da Saúde para garantir resolutividade às demandas do sistema em seus diferentes níveis de complexidade. A pesquisa utilizou-se da análise teórico-normativa da documentação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte que tem a regionalização como eixo estruturante e do uso do geoprocessamento, expresso pela cartografia digital, considerado elemento-chave e instrumento indispensável para o monitoramento do território. A partir das mediações empíricas entre o que está proposto nas normas e a dinâmica territorial do Sistema Único de Saúde pudemos concluir que há um descompasso entre a política de regionalização estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte e a realidade da assistência à saúde que se dá nos lugares
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18955
Aparece nas coleções:PPGe - Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucianaCF_DISSERT.pdf5,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.