Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19210
Título: Redução de custos no sistema just-in-time: um estudo em uma empresa de confecções de São José de Mipibu
Autor(es): Freitas, Matheus Furtado de Assunção
Andrade, Thiago Tavares de
Lima, Victor Godeiro de Medeiros
Vieira, Edzana Roberta Ferreira da Cunha
Palavras-chave: Just in time;Redução de custos;Qualidade
Data do documento: 2011
Citação: FREITAS, Matheus Furtado de Assunção et al. Redução de custos no sistema just-in-time: um estudo em uma empresa de confecções de São José de Mipibu. Revista Ambiente Contábil, Natal, v. 3. n. 2, p. 116-127, jul./dez., 2011. ISSN 2176-9036. Disponível em: <http://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1360/1063>. Acesso em: 25 maio 2015.
Resumo: Essa pesquisa apresenta os resultados de um estudo exploratório realizado em uma empresa de confecções situada em São José do Mipibu, no Estado do Rio Grande do Norte, a respeito da aplicabilidade do Just in Time e correspondente controle de custos. Iniciou-se a produção do trabalho por meio de pesquisas bibliográficas realizadas em livros, artigos de periódicos, internet e periódicos. Essa pesquisa serviu de base teórica para alcançar o objetivo principal de identificar os sistemas de controle de custos e sugerir algumas medidas para redução dos custos nas empresas que praticam o Just in Time atualmente como também aumentar seus lucros e melhorar continuamente o processo produtivo, avaliando-se a sua aplicabilidade e utilização na empresa de confecções sob análise. A empresa sob análise apresentou a aplicação do Just in Time apenas em alguns aspectos como a qualificação e autonomia de seus funcionários, melhoria do maquinário com objetivo de redução de desperdícios de matéria prima, relação de longo prazo com fornecedores. Notou-se também a constituição de estoque apenas quando houvesse um pedido por parte dos clientes. Em contrapartida não apresentou a aplicação do método Kanban por falta de porte para tal. Observou-se também com relação ao novo maquinário adquirido pela empresa, a aplicação do sistema Poka-Yoke idealizado por Shingo, mais especificamente o método de controle. A partir da análise conjunta dos dados coletados na empresa, conclui-se que ela está em constante processo de desenvolvimento
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/19210
ISSN: 2176-9036
Aparece nas coleções:CCSA - DCC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReduçãoCustosSistema_2011.pdf88,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.