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Título: Estudo de um sistema de frenagem eletromagnética empregando correntes parasitas
Autor(es): Pinheiro Filho, Ricardo Ferreira
Palavras-chave: Eletromagnetismo;Correntes parasitas;Frenagem magnética;Efeito pelicular
Data do documento: 28-Nov-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: PINHEIRO FILHO, Ricardo Ferreira. Estudo de um sistema de frenagem eletromagnética empregando correntes parasitas . 2014. 322f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: This work deals with the analytical, computational and experimental study of phenomena related to the Eddy current induction in low permeability means for embedded electromagnetic braking systems applications. The phenomena of forces generation in opposing to the variation of stationary magnetic flux produced by DC power supplies, set in motion by the application of an external propulsive force are addressed. The study is motivated by search for solving the problem of speed control of PIGs used to verifying and maintaining pipelines, and is led based on the analytical models synthesis, validated by means of computer simulations in Finite Elements environment, provided by engineering support software; and with experimental tests conducted under controlled laboratory conditions. Finally, a damping systems design methodology based on analyzes results conducted throughout the study is presented
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata do estudo analítico, computacional e experimental dos fenômenos relacionados à indução de correntes parasitas em meios metálicos de baixa permeabilidade para aplicações em sistemas de frenagem eletromagnética embarcadas. São enfocados os fenômenos de geração de forças que se opõem à variação de fluxos magnéticos estacionários, produzidos por alimentação em corrente contínua, postos em movimento pela aplicação de uma força propulsora externa. O estudo é motivado pela busca por solucionar o problema do controle de velocidade dos PIG’s empregados na verificação e manutenção de tubulações, e é conduzido com base na sintetização de modelos analíticos, os quais são validados por intermédio de simulações computacionais no ambiente dos Elementos Finitos, providas por softwares de apoio à engenharia; e por meio de ensaios experimentais conduzidos em laboratório sob condições controladas. Por fim, é apresentada uma metodologia para o projeto de sistemas de frenagem dessa natureza com base nos resultados obtidos das análises desenvolvidas ao longo do estudo
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19576
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