Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20408
Título: Estimativa das emissões de dióxido de carbono associadas às mudanças no uso e cobertura da terra do bioma caatinga no Estado do Rio Grande do Norte
Autor(es): Mata, Maria das Vitórias Medeiros da
Orientador: Hoelzemann, Judith Johanna
Palavras-chave: Emissões de CO2;Modelo de emissões INPE-EM;Mudanças no uso e cobertura da terra;Bioma caatinga
Data do documento: 18-Jun-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MATA, Maria das Vitórias Medeiros da. Estimativa das emissões de dióxido de carbono associadas às mudanças no uso e cobertura da terra do bioma caatinga no Estado do Rio Grande do Norte. 2015. 98f. Tese (Doutorado em Ciências Climáticas) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Esta pesquisa apresenta as estimativas das taxas de emissões de CO2 por mudanças no uso e cobertura da terra (MUCT) no Bioma Caatinga do Estado do Rio Grande do Norte, que compreende uma área de aproximadamente 52.810km2.Como ferramenta foi utilizando o modelo de emissões INPE-EM (INPE- Emission Model) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O principal objetivo desta pesquisa foi adaptar o modelo de emissões INPE-EM (INPE- Emission Model) para quantificar as emissões de CO2 por MUCT na região no período entre 2000 - 2010. Na adaptação do modelo, foram utilizados dados de desmatamento anuais entre 2000 e 2010, além de dados de biomassa e uma série de parâmetros disponíveis na literatura, como a porcentagem de biomassa acima e abaixo do solo removida, a porcentagem de biomassa acima do solo após o desmatamento que será queimada no primeiro ano, o ciclo de queimadas, o decaimento do corte, o número de anos para o abandono de uma área de agricultura, etc. Uma primeira base de dados entre 1900 e 1999 foi simulada para incluir as contribuições do passado nos cenários de emissões. Os resultados permitiram a geração de uma base de dados inédita das emissões de CO2 nessa região com resolução espacial de 5 km x 5 km. Esta base de dados servirá para outros estudos regionais/globais de balanço de carbono, contribuindo também para a melhoria de inventários de emissões da região. Este trabalho é de fundamental importância para a modelagem da geração, transporte e deposição de poluentes na química da atmosfera, tanto para estudos ambientais a curto prazo quanto para estudos climáticos. O estudo poderá servir para tomadas de decisões na política ambiental da região e para análises de impactos da ação antrópica no Bioma Caatinga.
Abstract: This research presents the estimates of emission CO2 rates from land use and its change in the Caatinga Biome of Rio Grande do Norte, which comprises an area of approximately 52.810 km2. The INPE - Emission Model (INPE-EM) for emission estimates. The main objective of this research was to adapt the model of INPE-EM to quantify CO2 emissions from land use and its change in the region in the period 2000-2010. For this, annual deforestation data from 2000 to 2010 was combined, as well as recent biomass data and a set of alternative parameters, such as percentage of above- and below ground biomass, fire cycle, slash decay rate, number of years it takes for agricultural land to be abandoned, etc., all based on the recent literature to adapt the model for the Caatinga biome. A first data base from 1900 to 1999 was simulated to include the past contributions of deforestation processes in the model. The results can be used for policy decision-making, to analyze the impacts of anthropogenic activities in the Caatinga biome and also will help improve regional emission inventories for atmospheric chemistry and climate modeling.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20408
Aparece nas coleções:PPGCC - Doutorado em Ciências Climáticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstimativaEmissõesDióxido_Mata_2015.pdf7,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.