Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20988
Título: | Gestão educativa gerencial: superação do modelo burocrático? |
Título(s) alternativo(s): | Educational management: overcoming the bureaucratic model? |
Autor(es): | Araújo, Suêldes de Castro, Alda Maria Duarte Araújo |
Palavras-chave: | Gestão burocrática;Nova gestão pública;Gestão educacional;Bureaucratic management;New public management;Educational management;Gestión burocrática;Nueva gestión pública;Gestión educacional |
Data do documento: | 2011 |
Referência: | ARAUJO, Suêldes de; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Gestão educativa gerencial: superação do modelo burocrático?. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 19, n. 70, p. 81-106, mar. 2011 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362011000100006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 20 jul. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000100006. |
Resumo: | O estudo discute as mudanças ocorridas na gestão pública e suas repercussões no campo educacional a partir da adoção do modelo flexível de produção. Parte do pressuposto de que as modificações ocorridas nas sociedades contemporâneas foram influenciadas pela necessidade de reorganização do capital que, em crise, tentava superar o modelo taylorista/fordista de produção, por um modelo mais ágil, mais flexível que atendesse às atuais exigências do mercado. Para a implementação da nova gestão pública, os países latino-americanos passaram a utilizar estratégias que tinham, como referência, o modelo empresarial e se baseavam em critérios de eficiência, de eficácia e de produtividade. Nesse novo paradigma gerencial, defendia a substituição do modelo burocrático de gestão por um modelo descentralizado, com foco no atendimento ao cliente. Essas diretrizes tiveram uma ampla repercussão no campo educacional e foram disseminadas pelos organismos internacionais. Os estudos evidenciam que o modelo de gestão gerencial não têm conseguido superar o modelo de gestão burocrática que existia no interior da escola; o que se constata é a transformação desta em uma burocracia flexível, coerente com o novo modelo de produção. |
Abstract: | The study discusses the changes in public management and their impacts
on the educational field from the adoption of the flexible model
production. It is based on the assumption that the changes incontemporary societies were influenced by the need to reorganize the
capital that, in crisis, tried to overcome the Taylor/Ford production model,
by implementing a more agile, more flexible one to meet the current
demands of the market. For the implementation of the new public
management, the Latin American countries started to use strategies
based on the business model and the criteria of efficiency, effectiveness
and productivity. This new management paradigm advocated replacing the
bureaucratic model of management by a decentralized model, with focus
on customer service. These guidelines have a broad impact on the
educational management and were disseminated by international
organizations. Studies show that the management model has been unable
to overcome the bureaucratic model of management that existed within
the school, which is found in the transformation of a bureaucratic
flexibility, consistent with the new model of production. Este estudio discute los cambios ocurridos en la gestión pública y sus repercusiones en el área educacional a partir de la adopción del modelo flexible de producción. Parte de la idea de que las modificaciones ocurridas en las sociedades contemporáneas son fruto de la necesidad de reorganización del capital que, estando en crisis, trataba de superar el modelo taylorista/ fordista de producción, por un modelo más ágil, más flexible que atendiera las actuales exigencias del mercado. Para la implementación de la nueva gestión pública, los países latinoamericanos pasaron a utilizar estrategias que tenían, como referencia, el modelo empresarial y que se basaban en criterios de eficiencia, eficacia y productividad. En ese nuevo paradigma gerencial, se defendía el reemplazo del modelo burocrático de gestión por un modelo descentralizado, con foco en la atención al cliente. Esas directrices tuvieron una amplia repercusión en el campo educacional y se diseminaron por todos los organismos internacionales. Los estudios dejan claro que el modelo de gestión gerencial no ha conseguido superar el modelo de gestión burocrática que existía en el interior de la escuela; lo que sí se constata es la transformación de ésta en un proceso de burocracia flexible, coherente con el nuevo modelo de producción. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20988 |
Aparece nas coleções: | CE - DFPE - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gestão educativa gerencial_2011.pdf | 159,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.