Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21479
Título: Uma avaliação multicriterial das competências, no Setor de Operação e Manutenção dos Parques Eólicos do Brasil
Título(s) alternativo(s): Multicriterial evaluation of competencies, in the Operation and Maintenance of Wind Park of Brazil
Autor(es): Lima, Thiago Marcson de
Palavras-chave: Gestão de competências;Parques eólicos;AHP (Processo de Hierarquização Analítica)
Data do documento: 10-Mai-2016
Citação: LIMA, Thiago Marcson de. Uma avaliação multicriterial das competências, no Setor de Operação e Manutenção dos Parques Eólicos do Brasil. 2016. 143f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: As constantes mudanças ocorridas no ambiente organizacional e o intenso movimento pela qualidade e pela produtividade de baixo custo, fez com que o conhecimento se tornasse o recurso mais valioso para as organizações. São comuns às tentativas de identificar modelos de gestão mais eficazes, fontes de vantagem competitiva e mecanismos para promover, de forma sustentada, o desenvolvimento organizacional. Um dos modelos de gestão que busca a melhoria contínua dos recursos humanos nas organizações, é o mapeamento de competências. Que tem como propósito identificar as lacunas existentes entre as competências necessárias para atender as estratégias estabelecidas e as competências internas existente na organização. O segmento de energia eólica no Brasil, necessita de qualificação dos profissionais, com o intuito de atender as necessidades das empresas em suas diversas fases, desde a concepção dos projetos e desenvolvimento tecnológico, passando pela fase de instalação, operação e manutenção dos parques eólicos. O presente trabalho teve como objetivo identificar quais as competências essenciais na escolha de um profissional no setor de operação e manutenção nos parques eólicos no Brasil. O trabalho recorreu à análise dos gestores das empresas de manutenção dos parques eólicos no Brasil e especialistas na área, utilizando o Processo Analítico Hierarquizado (Analytic Hierarchy Process - AHP) como ferramenta de apóio à decisão. Os critérios de análise utilizados no método foram os aspectos conhecimento, habilidades e atitudes. Foi utilizado um questionário eletrônico para a coleta de dados e planilha eletrônica para tratamento dos mesmos. Os resultados encontrados evidenciam que existe uma necessidade de implantação centros de treinamentos voltados para a formação especifica dos profissionais do setor. Possibilitando em um curto espaço de tempo a formação destes profissionais para o segmento de energia eólica. Dentre das dificuldades encontradas pelo setor na formulação de alternativas para a solução do problema das competências essências, destacam-se a velocidade do crescimento do segmento de energia eólica no Brasil e o prolongado tempo de aperfeiçoamento dos profissionais, além da falta de conhecimento técnico exigido pelas empresas atuantes no mercado. Sugere-se como trabalho futuro a utilização de outros métodos que possam avaliar as competências essências dos profissionais do setor de energia eólica, atendendo aos requisitos estabelecidos pelo processo decisório de tomada de decisão e que permita solucionar problemas complexos existente nas organizações do segmento de energia eólia.
metadata.dc.description.resumo: As constantes mudanças ocorridas no ambiente organizacional e o intenso movimento pela qualidade e pela produtividade de baixo custo, fez com que o conhecimento se tornasse o recurso mais valioso para as organizações. São comuns às tentativas de identificar modelos de gestão mais eficazes, fontes de vantagem competitiva e mecanismos para promover, de forma sustentada, o desenvolvimento organizacional. Um dos modelos de gestão que busca a melhoria contínua dos recursos humanos nas organizações, é o mapeamento de competências. Que tem como propósito identificar as lacunas existentes entre as competências necessárias para atender as estratégias estabelecidas e as competências internas existente na organização. O segmento de energia eólica no Brasil, necessita de qualificação dos profissionais, com o intuito de atender as necessidades das empresas em suas diversas fases, desde a concepção dos projetos e desenvolvimento tecnológico, passando pela fase de instalação, operação e manutenção dos parques eólicos. O presente trabalho teve como objetivo identificar quais as competências essenciais na escolha de um profissional no setor de operação e manutenção nos parques eólicos no Brasil. O trabalho recorreu à análise dos gestores das empresas de manutenção dos parques eólicos no Brasil e especialistas na área, utilizando o Processo Analítico Hierarquizado (Analytic Hierarchy Process - AHP) como ferramenta de apóio à decisão. Os critérios de análise utilizados no método foram os aspectos conhecimento, habilidades e atitudes. Foi utilizado um questionário eletrônico para a coleta de dados e planilha eletrônica para tratamento dos mesmos. Os resultados encontrados evidenciam que existe uma necessidade de implantação centros de treinamentos voltados para a formação especifica dos profissionais do setor. Possibilitando em um curto espaço de tempo a formação destes profissionais para o segmento de energia eólica. Dentre das dificuldades encontradas pelo setor na formulação de alternativas para a solução do problema das competências essências, destacam-se a velocidade do crescimento do segmento de energia eólica no Brasil e o prolongado tempo de aperfeiçoamento dos profissionais, além da falta de conhecimento técnico exigido pelas empresas atuantes no mercado. Sugere-se como trabalho futuro a utilização de outros métodos que possam avaliar as competências essências dos profissionais do setor de energia eólica, atendendo aos requisitos estabelecidos pelo processo decisório de tomada de decisão e que permita solucionar problemas complexos existente nas organizações do segmento de energia eólia.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21479
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThiagoMarcsonDeLima_DISSERT.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.