Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22076
Título: Expressões da cultura popular Araruna em suas múltiplas manifestações espaciais no bairro das Rocas, Natal/RN - Brasil
Autor(es): Martins, Josenildo da Silva
Palavras-chave: Grupo Araruna;Espaço Vivido;Experiência;Identidade;Significados
Data do documento: 28-Abr-2015
Citação: MARTINS, Josenildo da Silva. Expressões da cultura popular Araruna em suas múltiplas manifestações espaciais no bairro das Rocas, Natal/RN - Brasil. 2015. 87f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Este trabalho aborda a expressão da cultura popular Araruna em suas múltiplas manifestações espaciais: o caráter simbólico do Edifício Sede encarado como “Lugar-Ararunaos significados revelados e as identidades construídas com base nas experiências vividas espacialmente nesse lugar. Elege-se aqui, como recorte espacial, o Bairro das Rocas localizado em Natal, Rio Grande do Norte e, como locus das experiências vividas espacialmente, o Edifício Sede Araruna. O objetivo principal da pesquisa é entender como se dá a mediação da cultura nas expressões artístico-culturais do Grupo Araruna em suas múltiplas manifestações espaciais. Constata-se que as experiências vividas espacialmente pelo Grupo Araruna - a prática dançante, as marcas da cultura que esta prática carrega, o “Lugar- Araruna” e as formas de identidades associadas a este, são dotadas de múltiplos significados, capazes de revelar identidades manifestadas mediante construções compartilhadas socialmente e expressas espacialmente.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda a expressão da cultura popular Araruna em suas múltiplas manifestações espaciais: o caráter simbólico do Edifício Sede encarado como “Lugar-Ararunaos significados revelados e as identidades construídas com base nas experiências vividas espacialmente nesse lugar. Elege-se aqui, como recorte espacial, o Bairro das Rocas localizado em Natal, Rio Grande do Norte e, como locus das experiências vividas espacialmente, o Edifício Sede Araruna. O objetivo principal da pesquisa é entender como se dá a mediação da cultura nas expressões artístico-culturais do Grupo Araruna em suas múltiplas manifestações espaciais. Constata-se que as experiências vividas espacialmente pelo Grupo Araruna - a prática dançante, as marcas da cultura que esta prática carrega, o “Lugar- Araruna” e as formas de identidades associadas a este, são dotadas de múltiplos significados, capazes de revelar identidades manifestadas mediante construções compartilhadas socialmente e expressas espacialmente.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22076
Aparece nas coleções:PPGe - Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosenildoDaSilvaMartins_DISSERT.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.