Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22276
Título: | Utilização das ferramentas de um ambiente virtual: um estudo sob a perspectiva da prática docente |
Título(s) alternativo(s): | Utilización de las herramientas de un ambiente virtual: estudio sobre las perspectivas en la práctica docente Utilisation of the tools of a virtual environment: study on the perspectives in the educational practice |
Autor(es): | Pimenta, Iris Linhares Ramos, Anatália Saraiva Martins Gomes, Apuena Vieira Mól, Anderson Luiz Rezende Gomes, Anna Cecília Chaves |
Palavras-chave: | Docente;Comportamento de uso;Sistema de gestão acadêmica |
Data do documento: | 2012 |
Referência: | PIMENTA, Iris Linhares. et al. Utilização das ferramentas de um ambiente virtual: um estudo sob a perspectiva da prática docente. Revista Iberoamericana de Educación (Impresa), v. 60, p. 73-95, 2012. Disponível em: < https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjm78qk9-bPAhUJTZAKHT4oCA0QFggcMAA&url=http%3A%2F%2Frieoei.org%2Frie60a05.pdf&usg=AFQjCNFdpQ9MrKt63b5Ck3jR0XKCmn-zpw&bvm=bv.135974163,d.Y2I> Acesso em: 24 out. 2016. |
Resumo: | O objetivo central desse trabalho é compreender o comportamento de uso de um sistema de gestão acadêmica em uma Universidade Federal em relação às ferramentas de apoio às atividades docentes. A pesquisa é censitária, compreende todos os professores dos cursos de graduação e pós-graduação nos períodos 2010.2 e 2011.1. Utilizou-se a análise de cluster para separar os elementos em grupos, de acordo com o uso maior ou menor do sistema de gestão. Com relação à faixa etária dos docentes, temos que professores com até 37 anos correspondem a 32,7% e que os docentes acima de 56 anos correspondem a 23%, o que demonstra que os professores que atuam na graduação são, em sua maioria, mais jovens. Em relação ao tempo de instituição do docente, observa-se que 32,7% estão na instituição a menos de três anos; e 23,2% estão na instituição a mais de 22 anos. Com relação às ferramentas que são utilizadas por esses docentes, temos que a ferramenta tópicos de aula é a que representa maior uso. A segunda ferramenta mais utilizada é a postagem de arquivos. A ferramenta fórum foi pouco utilizada no período estudado. Espera-se que, com esse estudo, os gestores possam direcionar ações para melhorar e ampliar a utilização desse ambiente virtual por parte dos docentes |
Abstract: | The main objective of this work is to understand the behavior
of using a system of academic management in a University in relation to
the tools to support teaching activities. The survey is a census, includes
all teachers of undergraduate and postgraduate students in the periods
2010.2 and 2011.1. We used cluster analysis to separate the elements in
the groups that use more or less. Regarding the age of teachers has been
that teachers with up to 37 years account for 32.7% and that teachers
above 56 years accounted for 23%, which shows that teachers who work
in graduate are in their most younger. Regarding the time of institution of
teaching, which has 32.7% in the institution are less than three years, and
23.2% are in the institution over 22 years. Regarding the tools that are
used by these teachers has been the tool of class topics, is representing
the highest usage. The second most used tool is the posting of files. The
forum tool was rarely used during the study period. It is hoped that with
this study, managers can direct actions to improve and expand the use of
this environment by teachers. s: El objetivo central de este trabajo es comprender el comportamiento de los docentes, en el uso de un sistema de gestión académica de una Universidad, con relación a las herramientas de apoyo a las actividades docentes. La investigación es censitaria, e incluye a todos los profesores de los cursos de grado y posgrado en los periodos 2010.2 y 2011.1. Se ha utilizado un análisis de cluster para separar los elementos en grupos, según el grado de utilización del sistema de gestión. En relación a la franja * Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil. Artículo recibido: 12/07/12; evaluado: 19/07/12 - 12/09/12; aceptado: 13/09/12 Utilização das ferramentas de um ambiente virtual... REVISTA IBERO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO. N.º 60 (2012), pp. 73-95 (ISSN 1022-6508) 7474 de edad de los docentes tenemos de hasta 37 años, que corresponden al 32,7%; y de más de 56 años, que corresponden a su vez al 23% del total. Esto nos muestra un mayor porcentaje de jóvenes que trabajan en el grado. Por otro lado, en orden a la experiencia institucional del docente, el 32,7% está en la institución desde hace menos de tres años; y el 23,2% lo está desde hace más de veintidós. En relación a las herramientas de gestión utilizadas por los profesores, la herramienta tópicos de aula resulta la que registra un mayor uso. La segunda herramienta más utilizada es la que posibilita la subida de archivos. En cambio, la herramienta para la creación de foros ha sido poco utilizada durante el periodo estudiado. Se espera que con este estudio se puedan implementar acciones para mejorar y ampliar la utilización de este ambiente virtual por parte de los docentes. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22276 |
Aparece nas coleções: | IMD - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UtilizaçãoDasFerramentas_2012.pdf | 221,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.