Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22287
Title: Ensinando crianças do ensino fundamental a programar computadores com o auxílio de jogos digitais
Authors: Marinheiro, Fabiana
Silva, Ivanovitch
Madeira, Charles
Cordeiro, Sandro
Souza, Danielle
Costa, Patrícia
Fernandes, Gildene
Keywords: jogos digitais;programação de computadores;ensino fundamental
Issue Date: Sep-2016
Citation: MARINHEIRO, Fabiana. et al . Ensinando crianças do ensino fundamental a programar computadores com o auxilio de jogos digitais. Revista Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1, 2016. Disponível em: <http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2016/09/Art2-Ensinando-crian%C3%A7as-do-ensino-fundamental-a-programar-computadores-com-o-aux%C3%ADlio-de-jogos-digitais.pdf>. Acesso em: 25 out. 2016
Portuguese Abstract: Sabe-se que o desenvolvimento tecnológico avança cada vez mais rápido e que é bastante provável que as futuras gerações precisarão obter conhecimentos sobre a área de ciência da computação a fim de se tornarem atores ativos nesse processo de evolução, mesmo que essa não venha a ser a sua área de atuação futura. Nesse sentido, este artigo descreve a implantação do ensino de programação de computadores para crianças de 7 a 9 anos do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da UFRN através do uso da plataforma da Hora do Código, que põe em prática uma metodologia de programação visual auxiliada por jogos digitais, a fim de gerar um maior engajamento das crianças na realização das atividades. Os resultados obtidos com a aplicação da metodologia demonstram uma influência significativa das tarefas executadas no desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico e cognitivo das crianças que participaram do curso de programação durante um semestre
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22287
Appears in Collections:IMD - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinandoCrianças_2016.pdf811,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.