Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22317
Título: Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação
Autor(es): Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
Palavras-chave: Podcast;Tecnologia Educacional;Oralidade Digital;Ensino auxiliado por computador
Data do documento: 2015
Referência: FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 32, p.391-411, set. 2015. ISSN da revista 1984-7238.
Resumo: As estratégias de classificações referentes ao podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, encontram-se ainda em estágio inicial de desenvolvimento no âmbito da educação, o que ocasiona uma significativa limitação ao desenvolvimento do pensamento educativo acerca da tecnologia supracitada. Por essa razão, o presente estudo visa aprofundar um sistema classificativo previamente elaborado (FREIRE, 2014). Para tanto, serão analisadas as implicações que a constituição produtiva dos podcasts possui nas aplicações educacionais destes, de modo a classificar as especificidades dos usos educativos daquela tecnologia. Para o alcance desse intento, será feito uso de um aparato metodológico composto por uma pesquisa bibliográfica, abordando estudos sobre o uso educativo da tecnologia aqui tratada, bem como por uma observação participante, direcionada ao cenário nacional de podcasts e dedicada a levantar as possibilidades de uso de tal tecnologia. Como resultado, chegou-se a um sistema de classificações focado nas implicações educacionais práticas advindas da diversidade dos modos de utilização do podcast
Abstract: Strategies related to classify podcast, orality technology distributed on demand, are still in early stages of development in education, which causes a significant limitation to the development of educational thinking about that technology. Therefore, this study aims to deepen a previously developed classification system (FREIRE, 2014). For this, we analyzed the implications of the productive formation of podcasts in educational applications of these productions in order to classify the characteristics of the educational uses of that technology. To achieve the above purpose, use will be made of a methodological apparatus consists of a literature survey, addressing studies about the educational use of technology discussed here, as well as participant observation, looking to the national scenario and podcasts dedicated to raising the possibilities of use of podcast. As a result, we reached a classification system focused on practical educational implications arising from the diversity of modes of podcast´s uses.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22317
Aparece nas coleções:IMD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AprofundamentoEstratégiaClassificaçãoPodcasts_2015.pdf416,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.