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Título: Avaliando o conselho escolar nas escolas de ensino médio no município de Natal/RN
Autor(es): Aquino, Joelson Medeiros de
Palavras-chave: Conselho escolar;Gestão escolar;Controle social;ENEM;Educação democrática
Data do documento: 3-Jun-2016
Citação: AQUINO, Joelson Medeiros de. Avaliando o conselho escolar nas escolas de ensino médio no município de Natal/RN. 2016. 109f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: The research comes to assessing the contribution of School Council for the learning of students from state secondary schools of the city of Natal. The research is based on the Democratic Theory in representative and participatory aspects and empirical knowledge of the councils as an instrument of participation. The approach is qualitative and evaluative with data collection made by documentary research of the minutes of council meetings, semi-structured interviews and focus group meetings. Data analysis identified imbalance in the representation of stakeholders and lack of participation of the full School Council in the management of schools. There are management difficulties to update the political-pedagogical project, management of staff and building maintenance. The conclusion points to the need to redesign the School Council, to encourage participation and social control of public schools, and boosting the training of counselors and school leaders for the mission to provide education for democracy.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa trata de avaliar a contribuição dos Conselhos Escolares para a aprendizagem dos alunos das escolas estaduais de ensino médio do município de Natal. A pesquisa fundamenta-se na Teoria Democrática nas vertentes representativa e participativa e no conhecimento empírico dos conselhos como instrumento de participação. A abordagem é qualitativa e avaliativa com a coleta dos dados feita por pesquisa documental das atas das reuniões, entrevistas semiestruturadas e reuniões de grupos focais. A análise dos dados identificou desequilíbrio na representação das partes interessadas e falta de participação dos Conselhos Escolares completos na gestão das escolas. Há dificuldades de gestão para atualização do Projeto Político-Pedagógico, de gestão do corpo docente e da manutenção predial. A conclusão aponta a necessidade de reformulação do Conselho Escolar, para estimular a participação e o controle social da escola pública, e da dinamização da capacitação de conselheiros e dirigentes escolares para a missão de propiciar a educação para a democracia.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22773
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