Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22862
Título: Práticas de escrita em diários de leitura: uma experiência de intervenção pedagógica no ensino fundamental
Autor(es): Bezerra, Vilma Abdias de Lima
Palavras-chave: Letramento;Sequência Didática;Gênero Diários de Leitura
Data do documento: 31-Ago-2015
Citação: BEZERRA, Vilma Abdias de Lima. Práticas de escrita em diários de leitura: uma experiência de intervenção pedagógica no ensino fundamental. 2015. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de intervenção pedagógica estabelecida no intuito de incentivar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, a apreciarem a leitura de textos literários e a discorrem sobre elas. Assim, objetiva compreender as implicações do uso de diários de leitura para o aperfeiçoamento do desempenho desses alunos em práticas de leitura e de escrita em aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, fundamentamo-nos em referenciais teóricos direcionados à leitura e a produção do texto, especificamente sobre o gênero diário de leituras, como é o caso de Machado (1998), ao revelar particularidades e vantagens pedagógicas da abordagem do gênero, para a formação de leitores mais críticos nas escolas. Também constituem embasamentos para as discussões propostas os aportes de Bakhtin (2011), dentre outros, no que se refere à teoria dos gêneros como também os postulados dos Estudos de Letramentos (SOARES, 2004; KLEIMAN,1995; ROJO,2009; STREET,2014 e TFOUNI,2010), do uso de sequência didática no ensino de língua materna (DOLZ; SCHNEUWLY (2004), adaptado por Costa Hübes (2014), inclusive de fontes que abordam a escrita como prática processual (PASSARELLI, 2004;2012 e SOARES, 2009).Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, pois além de ser realizada por meio da interação direta com os sujeitos e o ambiente pesquisado também compreende proposta realizada em “estreita relação com a ação ou com a resolução de problemas num processo em que pesquisadores e participantes estão envolvidos de modo cooperativo” (THIOLLENT, 2009, p. 21). A abordagem de dados é de natureza qualitativa, uma vez que, além de priorizar a descrição de ações, a pesquisa também se realiza no ambiente natural onde ocorrem as intervenções, considerando-se o que fazem e o que dizem os participantes da pesquisa acerca do seu fazer, assumindo assim caráter interpretativista. Os dados foram gerados no decorrer do ano de 2014, a partir da aplicação de questionários, realização de entrevistas e notas de campo bem como da elaboração de diários de leitura pelos próprios colaboradores. As análises dos dados nos permitiram observar melhorias nas competências leitora e escritora dos alunos. Ademais, foi possível perceber que a pesquisa favoreceu o reconhecimento de que o trabalho com o gênero discursivo diários de leitura contribuiu para a construção de novos conhecimentos, pois a partir da sua produção os alunos passaram a levar em conta aspectos relativos ao domínio pragmático, à estrutura composicional e elementos linguísticos inerentes ao gênero em estudo, o que certamente indica maior possibilidade de agirem discursivamente, com êxito e autonomia, em situações de interação escolar.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de intervenção pedagógica estabelecida no intuito de incentivar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, a apreciarem a leitura de textos literários e a discorrem sobre elas. Assim, objetiva compreender as implicações do uso de diários de leitura para o aperfeiçoamento do desempenho desses alunos em práticas de leitura e de escrita em aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, fundamentamo-nos em referenciais teóricos direcionados à leitura e a produção do texto, especificamente sobre o gênero diário de leituras, como é o caso de Machado (1998), ao revelar particularidades e vantagens pedagógicas da abordagem do gênero, para a formação de leitores mais críticos nas escolas. Também constituem embasamentos para as discussões propostas os aportes de Bakhtin (2011), dentre outros, no que se refere à teoria dos gêneros como também os postulados dos Estudos de Letramentos (SOARES, 2004; KLEIMAN,1995; ROJO,2009; STREET,2014 e TFOUNI,2010), do uso de sequência didática no ensino de língua materna (DOLZ; SCHNEUWLY (2004), adaptado por Costa Hübes (2014), inclusive de fontes que abordam a escrita como prática processual (PASSARELLI, 2004;2012 e SOARES, 2009).Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, pois além de ser realizada por meio da interação direta com os sujeitos e o ambiente pesquisado também compreende proposta realizada em “estreita relação com a ação ou com a resolução de problemas num processo em que pesquisadores e participantes estão envolvidos de modo cooperativo” (THIOLLENT, 2009, p. 21). A abordagem de dados é de natureza qualitativa, uma vez que, além de priorizar a descrição de ações, a pesquisa também se realiza no ambiente natural onde ocorrem as intervenções, considerando-se o que fazem e o que dizem os participantes da pesquisa acerca do seu fazer, assumindo assim caráter interpretativista. Os dados foram gerados no decorrer do ano de 2014, a partir da aplicação de questionários, realização de entrevistas e notas de campo bem como da elaboração de diários de leitura pelos próprios colaboradores. As análises dos dados nos permitiram observar melhorias nas competências leitora e escritora dos alunos. Ademais, foi possível perceber que a pesquisa favoreceu o reconhecimento de que o trabalho com o gênero discursivo diários de leitura contribuiu para a construção de novos conhecimentos, pois a partir da sua produção os alunos passaram a levar em conta aspectos relativos ao domínio pragmático, à estrutura composicional e elementos linguísticos inerentes ao gênero em estudo, o que certamente indica maior possibilidade de agirem discursivamente, com êxito e autonomia, em situações de interação escolar.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/22862
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VilmaAbdiasDeLimaBezerra_DISSERT.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.