PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras

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  • Dissertação
    O gênero propaganda como ferramenta de compreensão na sala de aula: uma proposta de intervenção
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-24) Cavalcante, Patrícia Cristina; Lima, Rafahel Jean Parintins; https://orcid.org/0000-0003-0128-3068; http://lattes.cnpq.br/7676055251109350; http://lattes.cnpq.br/8123237022499369; Medeiros, Mário Lourenço de; Melo, Nadia Maria Silveira Costa de
    O ensino baseado em textos possibilita o desenvolvimento de competências linguísticas, capacitando os alunos a dominarem diferentes gêneros discursivos na sociedade através de atividades de compreensão e interpretação textual. A fim de desenvolver uma proposta de aprendizagem direcionada à leitura de propagandas em uma turma de Ensino Fundamental anos finais, este trabalho objetiva identificar como o gênero propaganda é compreendido por alunos do sétimo ano, de modo a contribuir para o estudo e a abordagem de ensino desse gênero. Assim, com base no conceito de gênero discursivo proposto por Bronckart (2006), ou seja, práticas sociais que possuem características linguísticas e comunicativas distintas moldadas pela interação social, pelas convenções comunicativas e os propósitos comunicativos de uma comunidade, produziu-se e desenvolveu-se, por meio do método de pesquisa-ação, uma sequência didática (Dolz; Noverraz; Schnewly, 2004) para delinear o ensino do gênero propaganda com alunos do ensino fundamental – anos finais -, tendo como foco as práticas de compreensão e interpretação de textos. Os resultados da pesquisa demonstraram que é possível, por meio de uma proposta pedagógica bem planejada, aproximar os estudantes do universo dos textos multimodais. Ao mesmo tempo em que os alunos aprenderam a reconhecer a importância da combinação entre imagens, palavras e sons para criar mensagens persuasivas, também perceberam a necessidade de refinar essa integração em suas criações. Além disso, as atividades realizadas não só contribuíram para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre as propagandas, permitindo que os estudantes questionem e analisem as técnicas utilizadas nas mensagens das propagandas, mas também culminaram na elaboração de uma cartilha de orientação para docentes. Esse material reúne as estratégias e reflexões construídas durante a pesquisa, oferecendo sugestões para o ensino desse gênero em sala de aula. Em suma, a dissertação evidencia um avanço significativo tanto para os alunos quanto para os educadores, ao demonstrar que a união entre teoria e prática pode transformar a maneira como a linguagem e a comunicação são ensinadas e aprendidas.
  • Dissertação
    Linguagem formal e informal: uma proposta para o desenvolvimento da competência interacional no Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-10) Medeiros, Mayara Rodrigues Felix de; Galvão, Marise Adriana Mamede; http://lattes.cnpq.br/1829337364208280; http://lattes.cnpq.br/4404113795451381; Paz, Ana Maria de Oliveira; Melo, Nadia Maria Silveira Costa de
    Esta proposta parte do princípio de que é de suma importância que os estudantes reúnam conhecimentos capazes de fazê-los vivenciar situações linguísticas nas modalidades orais e/ou escritas, nas quais possam demonstrar competência para interagir com os outros. Nesse aspecto, observamos, na sala de aula do 9º ano do Ensino Fundamental, algumas dificuldades dos alunos em perceberem que os diferentes contextos sociais dos quais participam suscitam o entendimento de que há formas diversificadas de interação, tanto formais quanto informais, o que implica o uso de registros adequados. Com base nessas dificuldades, este estudo apresenta o título "Linguagem formal e informal: uma proposta para o desenvolvimento da competência interacional dos alunos do Ensino Fundamental", com o objetivo geral de propor um conjunto de atividades de intervenção, capazes de proporcionar ao aluno conhecimentos do uso da língua em seus registros formais e informais, conforme as situações sociais nas quais eles interagem. Do ponto de vista específico, os objetivos propostos são direcionados para atividades que enfocam a linguagem formal e informal e para reconhecer esses registros em gêneros propostos. Para tanto, embasamo-nos em teorias sociolinguísticas e na perspectiva textual-interacional, além dos estudos de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004), já que se trata de uma proposta de Sequência Didática. Dentre as atividades, destacamos os gêneros textuais, como convites, entrevistas, esquetes, debates e conversações, enfatizando o desenvolvimento da competência interacional, considerando as situações de uso. Especificamente, o referencial teórico da proposta tem base nos estudos de Bagno (2007a; 2007b), Teixeira (2020) e Monteiro (2020), entre outros autores. Pautamo-nos, também, nos saberes de Koch (2002), Antunes (2009) e Kerbat-Orecchioni (2006), na perspectiva textual-interativa. Acerca das noções de gênero textual, baseamo-nos em estudos Marcuschi (2010). No que diz respeito à linguagem formal e à linguagem informal, foram considerados os escritos de Bagno (2012), Teixeira (2020), Uchôa (2019), Silva (2012), entre outros. A metodologia adota uma abordagem qualitativa e baseia-se na pesquisa-ação, conforme os referenciais de Thiolent (2011). No que se refere à abordagem da pesquisa, baseamo-nos em Gerhardt e Silveira (2009), bem como em Prodanov e Freitas (2013). Espera-se como resultado da aplicação da proposta que o aluno identifique as características da linguagem (in)formal, descrevendo-as.
  • Dissertação
    O gênero tira e o tema transversal cidadania: uma proposta de intervenção para o desenvolvimento da leitura crítica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-18) Andrade, Marta Dantas de; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; http://lattes.cnpq.br/7889026466173582; Aquino, Jaciara Limeira de; Dias, Valdenides Cabral de Araújo
    Esta pesquisa surgiu diante das dificuldades de leitura dos gêneros que envolvem multissemioses, como as tiras, especialmente quanto à construção de sentido, assim como da necessidade de planejar diferentes estratégias de ensino para melhorar a competência leitora e mitigar o impacto que o período de ensino remoto teve na formação dos nossos alunos. De caráter interventivo, tal pesquisa foi orientada pela seguinte questão de pesquisa: enquanto recurso didático, como o gênero tira pode contribuir para uma formação leitora crítica, reflexiva e cidadã de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental?, com o objetivo de apresentar contribuições para uma formação leitora crítica, reflexiva e cidadã de 13 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública da rede estadual de ensino. Para tanto, tomamos como base as contribuições teóricas de Bakhtin (1992), para as questões concernentes aos gêneros do discurso, ao enunciado e ao caráter dialógico da linguagem; Kleiman (1999), Rojo e Almeida (2012), Rojo e Moura (2019), nos assuntos referentes aos letramentos contemporâneos e aos multiletramentos. Para embasar o ensino de Língua Portuguesa, recorremos a Antunes (2003, 2009) e Geraldi (1997) e utilizamos, ainda, os direcionamentos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (2017) no que diz respeito às orientações para o ensino-aprendizagem da língua materna. Quanto à fundamentação teórica do texto multimodal e do gênero tira, utilizamos as pesquisas de Dionísio (2011) e Ramos (2017). Em relação aos aspectos metodológicos, nossa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa com base nos estudos de Flick (2009) e Bortoni-Ricardo (2008); exploratória, com base nos escritos de Marconi e Lakatos (2010) e Andrade (2010); e descritiva, com Gray (2012). Também, se configura como uma pesquisa-ação, tomando como referência as contribuições de Thiollent (1986, 2007) e Tripp (2005). Para o desenvolvimento da nossa proposta didática, optamos pela Sequência Didática, de Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004). Portanto, acreditamos na relevância desta pesquisa para o trabalho com a leitura numa perspectiva crítica nas aulas de Língua Portuguesa por meio do gênero discursivo tira, visto que propiciou aos estudantes participantes o contato direto com estratégias de compreensão textual e com temáticas de cunho social, as quais, através do papel democratizante da leitura, incentivaram a reflexão sobre a Cidadania e contribuíram para uma formação cidadã emancipadora.
  • Dissertação
    Retextualização e multimodalidade nas crônicas de Carol Bensimon: gênero vídeo-minuto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-19) Nóbrega, Juliana Dantas de Macêdo; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; http://lattes.cnpq.br/1590149809453015; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; Aquino, Jaciara Limeira de
    O presente trabalho tem como objetivo geral, a partir da leitura da obra Uma estranha na Cidade, de Carol Bensimon, desenvolver uma intervenção prática e reflexiva voltada à formação do leitor literário por meio da sequência didática (SD) como forma metodológica e interdisciplinar, visando sua retextualização em vídeo minuto. Por entender a importância das obras literárias no saber, o qual é difundido através da leitura e do tempo, a multimodalidade trouxe a flexibilidade para o avanço deste trabalho, pois é pensada como a mistura de diferentes formas de linguagens, que em conjunto, atuam para a significação de gêneros discursivos diversos, ao abranger variadas modalidades de comunicação como a crônica, o trabalho em grupo, a produção textual e a gravação do vídeo-minuto. O planejamento deste trabalho foi focado na prática cotidiana em sala de aula no processo de leitura e reflexão sobre o texto. Nesse sentido, a pesquisa foi conduzida sob a perspectiva interdisciplinar com a finalidade de promovermos a aproximação entre leitores e textos que possibilitassem a experiência encantadora e enriquecedora da leitura literária, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. Para a execução deste estudo, adotou-se a abordagem metodológica qualitativa, mais especificamente sob o enfoque da pesquisa-ação, pensada na ótica de Thiollent (2011). O trabalho realizado com o gênero discursivo crônica seguiu a sequência didática sugerida por Dolz (2010). A metodologia partiu de aulas práticas, em que foi possível a produção de textos registrados no diário coletivo da turma, o qual foi essencial ao roteiro do gênero vídeominuto. Foram utilizadas as contribuições de Cosson (2011) no que diz respeito ao letramento literário; de Bakhtin (2003) sobre os gêneros do discurso; de Rojo (2012) e Ribeiro (2016) acerca dos gêneros digitais, multimodalidade e multiletramentos. Todos esses teóricos contribuíram para o êxito desta pesquisa. Os resultados apontam que as habilidades que estes estudantes têm para a escolha e uso consciente do vídeo como recurso didático são pouco significativas. Mesmo com tantos momentos de análises vivenciados ao longo do projeto, houve falhas no envolvimento da turma na gravação do vídeo-minuto. No entanto, por meio dos recursos da Lei Paulo Gustavo, os alunos e a professora pesquisadora tiveram a oportunidade de reeditar os vídeos, amenizando as dificuldades que apareceram durante o percurso. Porém, no que diz respeito à prática reflexiva, alcançou-se o êxito almejado, tudo isso concretizado no avanço das competências leitoras, na reflexão e na produção do próprio diário.
  • Dissertação
    Literatura potiguar na sala de aula: da leitura do poema à produção do fotopoema
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-30) Medeiros, Paula Cristina da Silva; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9467435917159475; Rabelo, Sebastião Augusto; Temóteo, Antonia Sueli da Silva Gomes
    Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, demonstram falta de interesse na leitura, principalmente a literária, apresentando um déficit na compreensão de textos e na escrita. É certo que muitas discussões, encontros e seminários sobre o fomento à leitura têm sido promovidos e publicados, diante da necessidade em formar leitores para uma melhor inclusão social e cultural. Este estudo tem o objetivo de analisar se a adoção de fotografias pode auxiliar numa melhor leitura de textos poéticos, despertando maior interesse pela leitura destes textos pelos alunos. Este trabalho busca uma análise das discussões que cercam o ensino da literatura no ensino fundamental considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Perante as orientações dos documentos reguladores para a educação básica em seus diversos níveis, no tocante ao ensino de Literatura. Os autores utilizados como fonte para o embasamento teórico desta pesquisa foram: Candido (2013), Bakhtin (2022), Petit (2021), Koch (2022), Gurgel (2001), Onofre Jr (2000), Cosson (2012), Thiollent (1986), Lüdke, André (2013). A intervenção foi aplicada na turma do nono ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de trabalhar a poesia dos poetas locais, tais como Celestino Alves, José Bezerra Gomes e Iara Carvalho, para a produção de fotopoemas. Para tanto, promoveu-se oficinas das quais os discentes participaram ativamente, contemplando as definições da multimodalidade, as relações da palavra e a imagem, da poesia e fotografia, focalizando como ferramentas didáticas e facilitadoras para a prática de leitura e letramentos nas aulas de Língua Portuguesa. Como resultados, temos a ampliação dos conhecimentos linguísticos, a valorização cultural e histórica do espaço que estão inseridos, desse modo, tornando-os protagonistas e autores de suas produções imagéticas e textuais, ampliando assim, as capacidades de perceber, interpretar e criticar de forma autônoma e consciente. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para mostrar que estratégias pedagógicas que envolvem poesia e tecnologia permitem a ampliação do interesse como também uma melhor compreensão de textos verbais e não-verbais.
  • Dissertação
    Projeto de Letramento: contribuições para a escrita com foco em questões de saúde de estudantes adolescentes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Souza, Maria José da Silva; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; http://lattes.cnpq.br/2062849045286888; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; Costa, Klébia Ribeiro da
    A fase da adolescência por vezes é determinante para a formação de um sujeito crítico capaz de fazer escolhas conscientes e buscar respostas para as suas questões de saúde. Em razão disso, a presente pesquisa surgiu da necessidade de abordar temáticas relacionadas à saúde dos estudantes adolescentes do 8º ano do Ensino Fundamental (anos finais), mediante práticas de leituras e de escritas a partir do uso da caderneta de saúde no desenvolvimento de Projeto de Letramento. O objetivo geral consiste em investigar as contribuições desse projeto para a melhoria dos letramentos em saúde dos participantes e para suas práticas de escrita de gêneros discursivos. Especificamente, procuramos (i) identificar como as práticas de letramento desenvolvida através de Projeto de Letramento, auxiliam os alunos na apropriação de informações pertinentes ao domínio da saúde; (ii) analisar o desempenho dos alunos através da retextualização e refacção de gêneros produzidos no desenvolvimento do projeto, por intermédio do confronto de versões do mesmo texto; (iii) destacar como os estudantes manejam as informações de saúde necessárias aos seu autocuidado. Teoricamente, adotou-se como referências os estudos de letramento como prática social de Kleiman (1995), Oliveira (2008), Street (2014), na perspectiva do Letramento Crítico de Motta (2008), Freire (2001), Letramento em saúde, de Adams et al. (2009), Rotman et al. (2002), o uso de Projetos de Letramento (Oliveira; Tinoco; Santos (2011), além de subsídios da Teoria dos Gêneros Discursivos de Bakhtin (1997). Em termos metodológicos, a investigação é do tipo pesquisa-ação e segue os moldes estabelecidos por Thiollent (1986). Sua implementação baseia-se na abordagem qualitativa de dados (Bogdan; Biklen 1994) na medida em que se interessa pelos significados atribuídos pelos participantes em relação às ações experienciadas no decorrer do projeto em questão. O corpus de análise constitui-se de material gerado no decorrer da pesquisa por meio de questionário, entrevista, rodas de conversa, palestras, textos escritos pelos alunos, dentre outras atividades. Os resultados da investigação apontam para a relevância do uso de Projeto de Letramento, haja vista que, por intermédio de suas ações, os participantes puderam vivenciar situações concretas de uso da linguagem e, com efeito, estabelecer elos entre os conhecimentos escolares e os saberes construídos socialmente em relação à saúde, os quais impactam diretamente em sua capacidade de cuidar melhor de si, como também de adotar medidas de proteção e assistência ao seu bem-estar.
  • Dissertação
    Poesia digital na sala de aula: o ciberpoema e a formação do leitor literário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-02) Fernandes, Maria Jarlene Anselmo da Silva; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9467435917159475; http://lattes.cnpq.br/7533909133748075; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; Aquino, Jaciara Limeira de
    O papel do texto literário na sociedade contemporânea permanece crucial, adaptandose às mudanças tecnológicas e culturais. Contudo, sua presença em sala de aula de Educação de Jovens e Adultos nem sempre é priorizada, muitas vezes por ser visto como complexos para esse público ou em favor de outros textos mais informativos, considerados mais acessíveis. Esse enfoque, além de preconceituoso, pode gerar aversão e afastamento dos textos poéticos, dificultando sua incorporação no ambiente escolar. Frente a esse desafio e reconhecendo a necessidade de trazer a poesia moderna para a sala de aula, este estudo surge, destacando o uso do gênero ciberpoema como uma ferramenta para promover o desenvolvimento do letramento literário entre os alunos dessa modalidade de ensino. Nesse intuito, pretendemos analisar de que (ais) forma (s) o trabalho com o poema digital influencia o desenvolvimento da competência literária dos discentes, explorando suas habilidades de compreensão, interpretação e apreciação da literatura, aliadas aos recursos ofertados pela internet. Em vista disso, visamos: compreender os aspectos literários inerentes à construção da poética digital; adotar abordagens de ensino interativas, aproveitando as potencialidades do ambiente virtual; produzir ciberpoemas que serão compartilhados com a comunidade escolar; e analisar as possíveis contribuições inerentes ao trabalho com o ciberpoema em sala de aula. Teoricamente, nossa dissertação desenvolveu-se embasada nas reflexões de Macedo (2001), Andrade (2004), Candido (2000/2013), Rojo (2009), Zilberman e Silva (2008), Lévy (1999), Santaella (2004), dentre outros que se fizeram necessários ao longo da pesquisa. Quanto à abordagem metodológica, optamos pela aplicação da pesquisa-ação de natureza qualitativa, por meio de um procedimento de intervenção pedagógica envolvendo um compilado de atividades, com foco no uso de Ciberpoemas, por meio de oficinas nos moldes de Cosson (2018): dialogais, interpretativas e criativas. Os resultados obtidos demonstram que a prática de leituras cativantes dentro do universo ejeano favorece a compreensão leitora e também amplia o letramento literário e digital dos alunos.
  • Dissertação
    Stop-motion: um modo de ler o gênero conto nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Araújo, Luzia Pessoa de; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9467435917159475; http://lattes.cnpq.br/3480550900928629; Paz, Ana Maria de Oliveira; Silva, Marcelo Medeiros da
    Esta pesquisa teve como foco de estudo a produção do stop-motion, a partir do gênero literário conto nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, tendo como objetivo principal, analisar como o conto, colabora com a formação de leitores independentes, proficientes, que podem utilizar a literatura em seu contexto social, manejando elementos tecnológicos e instrumentos culturais para construir com eles um sentido para si e para o mundo em que vivem e, ao mesmo tempo, serem motivados pela leitura. Teoricamente, a investigação proposta fundamentou-se nos pressupostos dos multiletramentos de Rojo (2012); nas possibilidades de entender a literatura por Candido (2011), Machado; Pageaux (1988), Holanda (2019) e Lajolo (2018). Sobre linguagem e tecnologias, dialogamos com Ribeiro (2021). Sobre o universo virtual, apoiamo-nos em Lévy (1996), nas suas reflexões sobre o campo virtual, onde o real emerge, como um espaço de criação e inovação; também as tipologias e concepções de leitura de Jouve (2002), além dos estudos sobre letramento literário, de Cosson (2017). Do ponto de vista metodológico, optamos pela pesquisa-ação com René Barbier (2007) e Michel Thiollent (2011) e a abordagem qualitativa existencialista através de Bortoni-Ricardo (2008), por entendermos que contemplam um olhar de cunho existencial, uma das vertentes do gênero literário, e também um olhar social, além de defenderem o uso da pesquisa como uma ação que permite estudos que busquem mitigar problemas envolvendo lugares de interlocução, como a escola. O corpus de análise é constituído de material gerado no transcorrer da sequência proposta, mais especificamente na aplicação de técnicas como: leituras, rodas de conversa, maquetes, imagens e vídeos. Acreditamos que os resultados obtidos responderam a nossa questão de pesquisa sobre ser possível alunos produzirem stop-motion a partir de seus próprios contos. Desse modo, consideramos que a literatura conduz ao domínio da palavra a partir dela mesma e que é possível dar tratamento diferenciado às práticas de leitura e a compreensão de texto nas aulas de língua portuguesa e possivelmente comprovar interesses significativos dos estudantes, quando se enfatizam as experiências com a colaboração da literatura.
  • Dissertação
    Resgatando os fios da memória: produção do gênero memórias literárias
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-13) Gurgel, Rita Gomes de Macedo; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Sales, Laurenia Souto
    Diante da diversidade da sociedade atual, reconhecemos que é primordial repensar o ensino de Língua Portuguesa frente à construção de conhecimentos que consolidem um trabalho expressivo com a língua materna. Nessa perspectiva, surgiu esta pesquisa que tem como objetivo geral desenvolver as competências e habilidades da oralidade e da escrita dos alunos para a produção do gênero discursivo memórias literárias, como forma de promover e/ou fortalecer laços de pertencimento ao lugar em que estão inseridos e o contato entre gerações. Como objetivos específicos, estabelecemos: propor uma Sequência Didática que atenda ao desenvolvimento das habilidades e competências da oralidade e da escrita dos alunos; contribuir com o aprimoramento da escrita dos alunos por meio de produções textuais do gênero memórias literárias; empregar os recursos e mecanismos linguísticos necessários ao processo de retextualização na construção do gênero memórias literárias; construir com os alunos um livro de memórias literárias e elaborar um caderno pedagógico. Para a construção desse gênero discursivo, entrevistas serão realizadas com familiares e/ou com demais membros da comunidade em que o aluno vive (pessoas com mais idade e experiencias de vida) como forma de promover e/ou fortalecer laços de pertencimento ao lugar em que estão inseridos e o contato entre gerações. Para subsidiar o trabalho, utilizamos o modelo de sequência didática apresentado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), pesquisadores do processo de ensino da Língua Materna para a construção do conhecimento e o uso dos gêneros na interação social. Nesse processo, utilizamos os estudos de Marcuschi (2010) e Bakhtin (1999, 2011) nas questões de gêneros e retextualização; Candau (2021), Hall (2003), Le Goff (1990), Bauman (2005), Pollak (1992), Aragão (1992), e Oliveira (2015), cientistas que trabalham a questão da construção da identidade e da memória; Canuto (2010), que enfatiza a importância dos gêneros para aquisição da leitura e compreensão textual; Ferronato (2007), que enfatiza a importância da interação entre o autor, o texto e o leitor, entre vários outros autores que auxiliaram no desfecho das ideias, fornecendo um norte teórico para a construção deste trabalho. Em relação aos aspectos metodológicos, este trabalho, na sua implementação, configurar-se-á como pesquisa-ação sob a perspectiva de Thiollent (1986) e apresentará uma abordagem qualitativa dos dados fundamentada nos estudos de Lüdke e André (2013). Nossa proposta didática foi elaborada pensando numa possível aplicação na turma do 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal, situada no município de Campo Redondo/RN. Para a realização das atividades, foram utilizados alguns textos escritos por alunos do Ensino Fundamental II de escolas públicas do Brasil para o Caderno Se bem me lembro..., compilados em um caderno do docente (publicações finais) como principal instrumento avaliativo do Programa de Políticas Públicas conhecido como Olimpíada da Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, que tem como uma de suas propostas trabalhar o gênero memórias literárias. Assim, entendemos que o ensino de Língua Portuguesa com os gêneros discursivos, especificamente as memórias literárias, pode contribuir para o aperfeiçoamento da produção textual, uma vez que será possível ampliar o conhecimento do aluno em relação às características estruturais, linguísticas e socio-discursivas desse gênero e, ao mesmo tempo, motivá-lo quanto às práticas de leitura e escrita. Além disso, possibilitará ao estudante aprimorar o seu discurso, permitindo-lhe agir de forma efetiva nas situações de comunicação das diversas instâncias sociais das quais compartilha.
  • Dissertação
    Retextualização em sala de aula: do Cordel para Quadrinho, uma proposta para uma escrita reflexiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Souza, Reinaldo Araújo; Santiago, Márcio Sales; https://orcid.org/0000-0001-9348-7273; http://lattes.cnpq.br/2418222799578952; http://lattes.cnpq.br/7431484464166833; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Pontes, Antonio Luciano
    A presente pesquisa tem como objetivo geral de compreender como a produção de retextualização da literatura de cordel para a história em quadrinhos contribui para aprendizagem dos alunos em aula de Língua Portuguesa no processo da escrita. Logo que, atualmente, a inserção do aluno em novas práticas educacionais nas aulas de Língua Portuguesa é relevante para o ensino-aprendizagem e consequente desenvolvimento na língua materna, desta forma, contribuindo e aperfeiçoando suas competências na escrita. Teoricamente, baseamo-nos nos trabalhos de Abreu (1999), Bakhtin (2016), Barbosa, (2014), Calazans (2004), Candido (1970, 2011), Cosson (2020, 2021), Dell’Isola (2007), Marcuschi, (2007, 2008, 2010,) Vergueiro (2009, 2017). Em termos de metodologia, foi realizada uma pesquisa-ação de cunho qualitativo desenvolvida por uma sequência didática com base na proposta de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004), realizada em turma de 6° ano de uma escola pública situada na cidade de Florânia-RN. Logo, conhecer todo o processo de escrita dos alunos durante a proposta de retextualização, é conduzir os discentes a serem participativos e criativos nas suas produções textuais, fazendo com que superem suas dificuldades ao longo de todo o processo. O trabalho de investigação e produção resultou no processo em que os alunos compreenderam a importância da retextualização para o desenvolvimento da escrita, assim, tornando-os protagonistas e autores de suas produções textuais de maneira consciente, critica e autônoma, dessa forma o processo contribuiu para sua formação enquanto cidadão do mundo e transformador do seu espaço vivido.
  • Dissertação
    Gramática e ensino: abordagens iniciais da análise sintática em turmas de 6º ano
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-06) Figueirêdo, Samara Kelly Dantas de; Medeiros, Mario Lourenço de; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240; http://lattes.cnpq.br/5836222604883595; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Melo, Nadia Maria Silveira Costa de
    A nossa prática docente tem revelado que dificuldade em entender noções básicas de análise sintática é um fator que dificulta o desenvolvimento da boa produção escrita pelos alunos. A problemática desta dissertação é oensino da análise sintática a partir da compreensão da funcionalidade dos termos como forma de melhorar a produção textual dos estudantes, em turmas de 6º ano. A gramática reflexiva e contextualizada é a rota de construção deste trabalho. Assim, o objetivo geral é apresentar uma intervenção, por meio de sequência didática, para atenuar a falta de compreensão das noções básicas da funcionalidade dos termos propostos pela análise sintática. Os objetivos específicos são: descrever os tipos de gramática; identificar por quais meios ocorrem as abordagens iniciais da análise sintática no 6º ano; contextualizar tais abordagens valendo-se dos gêneros textuais história em quadrinhos e comentário de leitor; contribuir para com o docente de Língua Portuguesa em suas práticas de sala de aula, em especial, no que se refere ao ensino das noções iniciais da análise sintática. Os referenciais teóricos escolhidos nos fornecem embasamento para compreender a relação entre língua e gramática. Nesse sentido, lançamos mão dos pressupostos de Travaglia (2021) e Possenti (1996) no tocante à tipologia gramatical; os aportes de Antunes (2014), Faraco (2008) e Barbosa (2014) contextualizam a gramática; Neves (2011) e Bortoni-Ricardo (2005) elucidam sobre o papel da escola no ensino de gramática. Já Ormundo e Siniscalchi (2018) mostram formas didáticas de abordar os conceitos iniciais da análise sintática. Marcuschi (2020) e Antunes (2005) abordam ainda os gêneros textuais como formas de promover o letramento dentro e fora da escola. A metodologia segue a proposta de uma pesquisa-ação. A concretização se dá com duas sequências didáticas para serem aplicadas em aulas de Língua Portuguesa em turmas de 6º ano, no formato presencial ou remoto, com os gêneros textuais histórias em quadrinho e comentário de leitor, com foco nas abordagens iniciais da análise sintática. As sequências são estruturadas com base em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nesta pesquisa as sequências didáticas foram aplicadas no formato presencial e, ao final, foi possível perceber que, mediante a metodologia proposta, ao trabalharmos com os discentes os conteúdos gramaticais de modo dinâmico e contextualizado, aqueles apresentaram uma melhor compreensão em relação às noções iniciais da análise sintática fato que se refletiu em uma produção textual mais qualificada.
  • Dissertação
    Projeto de letramento e empreendedorismo: implicações para a formação cidadã
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Silva, Marcossuel Soares Batista da; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; http://lattes.cnpq.br/9004876325761587; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Santos, Márcia Regina Mendes
    As práticas de leitura e de escrita com foco no empreendedorismo não são frequentemente desenvolvidas nas escolas de forma geral, e principalmente nas unidades de ensino que oferecem a modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). E, quando o tema é abordado, é feito de modo dissociado das aulas de Língua Portuguesa. Diante disso, o estudo proposto traz para os alunos da EJA a oportunidade de aprender a partir da metodologia dos Projetos de Letramento, que tem como um dos pressupostos a desterritorialização da aprendizagem, capaz de propor atividades de leitura e escrita voltadas para as práticas sociais cotidianas que vão além do que abrangem as tarefas escolares. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar as implicações do projeto e dos eventos de letramento com foco no empreendedorismo para a melhoria das práticas de leitura e de escrita de alunos do ensino fundamental, da modalidade EJA, através da comparação das habilidades iniciais que os alunos possuíam e as que eles desenvolveram após o término do estudo. Para isso, adotamos as concepções de Gêneros Discursivos, de acordo com Bakhtin (1981; 1997; 2016), de Letramentos como práticas sociais (Kleiman, 1991; 1995; 2001; Soares, 2009; Barton, 1998 e Oliveira, 2010). Além disso, aportamo-nos nas referências relativas aos Projetos de Letramento (Oliveira, Santos e Tinoco, 2014; Kleiman, 2000; 2006; 2012 e Oliveira, 2008), bem como aos letramentos para as práticas cidadãs (Rojo, 2004; Suassuna, 2017) e nos estudos que versam sobre o empreendedorismo (Dolabela, 2006; Rosa, 2007) Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação (Thiollent, 2011; Tripp, 2005), com abordagem qualitativa de dados (Bogdan; Biklen, 1994). O cenário da investigação foi uma escola pública da rede estadual, situada na cidade de Currais Novos/RN, que atua exclusivamente com a EJA. Participaram da pesquisa o professor de Língua Portuguesa e os alunos do bloco “B” do ensino fundamental da modalidade EJA. Os instrumentais de geração de dados utilizados compreenderam notas de campo, questionários com questões abertas e fechadas, entrevistas, atividades de leitura/escrita produzidas pelos alunos e registros fotográficos. O desenvolvimento desta pesquisa foi pensado conjuntamente pelos seus participantes, uma vez que o trabalho com projetos de letramento deve partir de necessidades e interesses dos envolvidos. Ao final da pesquisa, analisamos, juntamente com os discentes a metodologia dos projetos de letramento e seus impactos para a sua formação e, consequentemente, para a evolução de seu processo de escrita, mediante o confronto entre as primeiras produções e os textos elaborados ao término do projeto, considerando as percepção e opiniões de cada participante. Em vista disso, concluímos que a metodologia dos projetos de letramento surtiu efeito expressivo no aprendizado dos alunos no tocante às práticas do empreendedorismo, sobretudo em termos de elaboração de plano de negócio individual. Ademais, trouxe subsídios tanto para a melhoria da escrita dos discentes, quanto para a compreensão do uso dos gêneros, em termos de especificidades relativas à natureza das situações de interação e às esferas de atividade nas quais eles circulam cotidianamente.
  • Dissertação
    A escrita do artigo de opinião: trabalhando a coesão textual no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-23) Silva Neta, Elisa Francisca da; Medeiros, Mário Lourenço de; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240; http://lattes.cnpq.br/4626044294823822; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Matos, Denilson Pereira de
    O desenvolvimento da competência linguística, por parte de discentes, apresenta-se, a um só tempo, como uma aspiração, uma meta a ser buscada, bem assim, como um desafio para professores e professoras de Língua Portuguesa. Esta pesquisa foi realizada no ano de 2022 com 14 educandos com faixa etária entre 13 e 15 anos, na perspectiva de ampliar a competência linguística para a produção de textos coesos e coerentes desses discentes. O objetivo geral deste trabalho é mediar um processo de construção de artigos de opinião acerca de um problema social enfrentado por educandos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual, numa cidade do interior norte-rio-grandense. De maneiras específicas, busca-se possibilitar que os discentes tornem-se capazes de identificar a necessidade da coesão textual no gênero artigo de opinião, bem como perceberem a importância da coesão textual na produção escrita; executar uma sequência didática (SD) capaz de ajudar os educandos na escrita e também no reconhecimento dos níveis de formalidade dos textos e apresentar os resultados de uma proposta de intervenção relacionada à coesão textual utilizando-se do gênero artigo de opinião. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, nos termos propostos por Tripp (2005). A intervenção configurou-se por meio da aplicação de uma Sequência Didática, nos moldes estabelecidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para a construção do artigo de opinião foram utilizados os textos Geração do celular, Silva (2017); e Polêmica sobre a carrocinha na cidade de São João do Sabugi - RN, de Wanderlyn W. A. Fernandes. Os resultados obtidos na Fase I, demonstraram que a maioria dos alunos (79%) não compreendeu, inicialmente, os textos apresentados, por entenderem que faltava verbos (57%), preposições (29%) e conectivos (14%). Na produção do artigo de opinião (Fase II), houve uma participação de 10 alunos que entregaram o produto final e expressaram suas opiniões acerca de suas produções. Foi possível observar a evolução e progresso dos alunos após as aulas explicativas desenvolvimento da sequência didática organizada em 4 módulos (Fase I), apresentação, inicial, recebimento de textos, comparação com textos trabalhados e a produção textual; Na Fase II, produção do artigo de opinião, foram utilizados os módulos semelhantes à Fase I. Podemos atestar que a presente intervenção obteve resultados bastante significativos demonstrando que estes alunos são capazes de construir textos coerentes e coesos materializados na produção de artigos de opinião.
  • Dissertação
    Decolonizando saberes no ensino e na formação docente: a implementação da Lei 10.639 na prática pedagógica de professores de língua portuguesa de uma escola da rede pública estadual do Ceará
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-26) Moura, Camile Baccin de; Gomes, Alexandro Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-4612-0361; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; http://lattes.cnpq.br/4007093759168399; Oliveira, Cintya Kelly Barroso; Teixeira, Wagner Barros
    Em 2023, a Lei 10.639/003 completou vinte anos de vigência na educação brasileira. A referida lei prevê que o ensino da cultura e da história da África se torne parte do componente curricular obrigatório do ensino básico, como política de ação afirmativa de enfrentamento às práticas racistas por meio de uma educação antirracista. Nesse sentido, esta pesquisa aborda o impacto da lei no ensino da Língua Portuguesa numa escola pública estadual de Fortaleza - Ceará. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa-ação de caráter qualitativo, que intenta analisar o impacto da lei na ação docente, além de investigar e refletir sobre a relevância da formação continuada para o letramento racial docente. Partindo da perspectiva decolonial e interseccional (Teoria da Interseccionalidade afro-americana), este trabalho lança luz sobre a importância de uma educação antirracista interdisciplinar para o sujeito professor. No arrimo desse percurso, foram aplicados questionários aos docentes da Área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias da escola em questão, cuja finalidade foi investigar se há, de fato, a aplicabilidade da lei na instituição e quais os aspectos formativos que foram ofertados para os professores naquele lócus. Outrossim, foram acessados dados escolares para melhor entender o perfil institucional e docente, incluindo as observações das ações pedagógicas implementadas naquele âmbito. Com base nos dados obtidos, nossa investigação sugere como ação interventiva uma oficina formativa, na qual o produto é uma sequência didática elaborada para o público docente de Língua Portuguesa. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos em Antunes (2009), Akotirene (2018), Almeida (2019), Candau (2013), Ribeiro (2018, 2019), Cosson (2022), Colling (2012), Davis (2016, 2019) Ferrarezi Jr. (2014), Freire (1984, 2006), Jouve (2012), Quijano (2005, 2006), Rojo (2009), Tardif (2002), Pimenta (2008), Saviani (2020), Van Djik (2020, 2022), entre outros. Nesse sentido, diante do processo investigativo, entendemos que os dados obtidos revelam a necessidade clarividente de ações afirmativas educacionais, objetivando a formação docente continuada para o letramento racial naquela comunidade escolar. Acreditamos que nossa investigação contribuirá para que a instituição escolar, orientada pela Secretaria da Educação, promova ciclos formativos cuja temática tenha como foco o letramento racial docente e seus desdobramentos. Assim, embora uma pesquisa deva ter considerações conclusivas, estas, por sua vez, não se esgotam, sendo contínuas e passíveis de transformação e de novas investigações.
  • Dissertação
    Argumentação e projeto de letramento: gênero discursivo debate regrado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Nobre, Valéria de Oliveira; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; http://lattes.cnpq.br/2035354839511351; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Paz, Ana Maria de Oliveira; Sales, Laurenia Souto
    Ao refletirmos sobre o ensino atual, vimos que a argumentação, aliada às práticas de letramento, pode auxiliar na construção de um jovem mais motivado, crítico e consciente de suas ações enquanto membro da sociedade. Sendo assim, o presente estudo objetiva analisar como os projetos de Letramento, por meio do trabalho com textos de sequência argumentativa, sobretudo com o gênero discursivo debate, podem contribuir para o desenvolvimento da competência leitora, escritora e oral dos alunos e diminuir os prejuízos causados pelas Fake News à educação, ao processo de letramento e à formação leitora do jovem cidadão. Apresentamos uma proposta de intervenção com o intuito de despertar o interesse desses jovens e contribuir para uma melhoria na construção do conhecimento e da capacidade argumentativa em uma organização didática sequencial de atividades práticas que inclui, dentre outros, os objetivos, o passo a passo da execução da proposta e a divulgação das ações desenvolvidas, resultando em cartazes e informes a serem apresentados à comunidade local. Para a realização das atividades, debates regrados foram gerados com o intuito de fortalecer as ideias colocadas em pauta. Para sustentar o trabalho, utilizamos os escritos de Bakhtin (2016) e Marcuschi (2011), no que compete a gêneros; Rojo (2012) e Kleiman (1995), no que se refere aos estudos de letramento; Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), Fiorin (2015) e Plantin (2008), nas questões referentes à construção do discurso e da argumentação; e Schneuwly e Dolz (2004), no que se refere a debates. A metodologia aplicada é do tipo pesquisaação, sob a ótica de Thiollent (1985), mediante uma abordagem qualitativa, baseada nos estudos de Bortoni-Ricardo (2008), por meio de uma proposta de intervenção, a partir do modelo didático projeto de letramento, desenvolvido por Kleiman (2000) e Oliveira, Tinoco e Santos (2014). Acreditamos que a presente proposta possa despertar nos alunos a capacidade de enxergar e interpretar melhor o mundo a sua volta, tornando-se um cidadão consciente e crítico.
  • Dissertação
    Projeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-27) Macedo, Sanilde Maria e Silva; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; http://lattes.cnpq.br/2205087992233248; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Melo, Nadia Maria Silveira Costa de
    O alheamento familiar acrescido de uma reflexão sobre a utilidade do ensino de Língua Portuguesa para essa geração, nos moldes tradicionais, causa-nos inquietação. Essa falta de suporte às demandas acadêmicas dos filhos tem ocasionado, por vezes, dificuldades quanto à superação de obstáculos na aprendizagem de leitura e escrita durante a primeira fase do ensino fundamental. Isso nos desafiou a buscar mecanismos estratégicos que pudessem atenuar os efeitos da problemática em questão mediante a proposição de uma intervenção. Esta pesquisa objetiva analisar em que medida o desenvolvimento de um Projeto de Letramento pode contribuir na desconstrução do hiato entre família e escola, bem como motivar os alunos, participantes da pesquisa, frente a novas práticas de leitura e de escrita. Especificamente, formulamos como escopo desenvolver ações que favoreçam a parceria entre a família e a escola, bem como promover estratégias de ressignificação do ato de leitura e escrita. Concentramos esforços para que os alunos, em colaboração com a família, pudessem protagonizar e ressignificar a escrita a partir das situações vivenciadas e registradas no Diário de leitura. Tratase de uma investigação do tipo Pesquisa-ação (Thiollent, 2011; Gil, 2002; Garcia, 2009), de abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994). Os participantes dessa são os alunos do 5º ano da escola Municipal Bezerra de Meneses, da rede municipal de Teresina/PI. Teoricamente, os aportes utilizados repousam na concepção do Letramento como prática social (Kleiman, 1995, 2000; Soares, 1998, 2016, 2020, 2021; Rojo, 2009), bem como nos aportes estabelecidos por Oliveira, Tinoco e Santos (2014), no que diz respeito aos Projetos de Letramento. Em referência aos estudos sobre a família e escola, lançamos mão dos postulados de Szymanzki (2003), Fraiman (2019) e Patto (2002). O uso do gênero Diário de Leitura está ancorado nos estudos de Machado (1998), Gunther e Pinheiro (2008) e Remédios (1996). O estudo indica que, apesar das dificuldades cotidianas vividas pelos familiares, um Projeto de Letramento voltado para integração - família e escola – corrobora com as aprendizagens de leitura e escrita e favorece as relações afetivas entre os respectivos envolvidos.
  • Dissertação
    Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Lima, Josenilda dos Santos; Santiago, Márcio Sales; https://orcid.org/0000-0001-9348-7273; http://lattes.cnpq.br/2418222799578952; http://lattes.cnpq.br/9924571922070791; Gomes, Alexandro Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-4612-0361; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; Pontes, Antonio Luciano
    Nesta pesquisa, abordou-se o preconceito através de expressões racistas propagadas no gênero meme. A discussão e análise da referida problemática se faz necessária em sala de aula, uma vez que em algumas situações elas não se apresentam de forma clara, pois são difundidas de forma sutil e natural sem que haja consciência e reflexão sobre os estereótipos e discriminação que carregam. Por esse motivo, torna-se necessário criar espaços de discussões, buscando interpretar os seus significados, considerando o que expressam nas dimensões linguística, social e cultural. Dessa forma, realizou-se esta pesquisa de caráter interventivo, objetivando conhecer e discutir expressões racistas contidas em memes nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, essa intervenção fundamentou-se por meio dos estudos lexicais sobre a Fraseologia (Monteiro-Plantin, 2014), e o gênero meme (Ferreira et al., 2022). Metodologicamente, a proposta partiu de uma pesquisa-ação (Thiollent, 2000) de cunho quanti-qualitativa (Gil, 2000), desenvolvida com base em uma sequência didática aplicada em uma turma de 7º ano de uma escola pública no interior do estado da Paraíba. Ao fim da investigação, buscou-se conscientizar acerca das causas e consequências ocasionadas por expressões de teor racista divulgado a partir da linguagem, na perspectiva de contribuir na formação de estudantes capazes de ler e interpretar textos produzidos em diversos gêneros, utilizando como exemplo o gênero memes. Como produto gerado a partir da aplicação da sequência didática, foi elaborada, juntamente com os alunos, uma lista de memes com expressões de cunho racista, apresentada como resultado final, possibilitando a explanação do conhecimento estudado e da importância da consciência nas escolhas lexicais a fim de evitar a propagação do racismo.
  • Dissertação
    O uso do e-mail como gênero digital no ensino de língua portuguesa na perspectiva dos multiletramentos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-27) Lopes, Jacielly Kátia de Almeida Silva; Gomes, Alexandro Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-4612-0361; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; http://lattes.cnpq.br/3488413919065476; Santiago, Marcio Sales; https://orcid.org/0000-0001-9348-7273; http://lattes.cnpq.br/2418222799578952; Campos, Maria Inês Batista; https://orcid.org/0000-0003-0004-9923; http://lattes.cnpq.br/9572384519070224
    Diante da necessidade de promover o desenvolvimento de letramentos digitais na sociedade contemporânea e da competência tecnológica como requisito essencial para a produção de textos em ambientes virtuais, é fundamental que as escolas adotem práticas linguísticas adequadas para incorporar o uso de ferramentas digitais e suas linguagens visando preparar os alunos para se comunicarem em diversas situações. Nesse contexto, propomos este trabalho com o objetivo geral de desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica almejando o desenvolvimento do letramento digital de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental através do gênero e-mail. A proposta foi elaborada a partir de um questionário aplicado aos alunos de uma turma do nono ano em uma escola pública no município de Sítio Novo, Estado do Rio Grande do Norte, e será posteriormente aplicada. Para sua construção, nos baseamos nos estudos sobre sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004) bem como nas metodologias ativas discutidas por Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2019) e Bacich e Moran (2018). Como produto final, desenvolvemos um site. Utilizamos como base teórica os estudos de diferentes autores: Marcuschi (2008; 2010), Bakhtin (2020), Koch (2018) e Adam (2008) no tocante aos gêneros textuais; Marcuschi (2008) e Paiva (2010) para a compreensão do e-mail como um gênero específico do ambiente digital; e Antunes (2010; 2017) acerca da relevância do texto em sala de aula. Além disso, nos baseamos nas abordagens de Coscarelli (2016) e Ribeiro (2018) em relação ao uso de tecnologias para a escrita. A partir dessas fundamentações, discutimos os conceitos de letramento digital e competência tecnológica. Para embasar nossa compreensão sobre letramento, utilizamos as discussões de Soares (2022) e Kleiman (2016), que abordam a pluralização dos letramentos, e recorremos a Rojo (2012) para a definição de multiletramentos e a Kalantzis, Cope e Pinheiro (2022) para a compreensão dos propósitos dos letramentos e da pedagogia dos multiletramentos. No desenvolvimento deste estudo, adotamos uma abordagem metodológica exploratória e qualitativa. Os resultados da sondagem por meio do questionário nos permitiram identificar variação da competência tecnológica dos alunos e sua limitada familiaridade com as ferramentas de e-mail.
  • Dissertação
    O gênero argumentativo comentário: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Costa, Eliana Duarte Lima; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; https://orcid.org/0000-0002-9944-3535; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; http://lattes.cnpq.br/6564797346253195; Medeiros, Mario Lourenço de; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240; Silva, Ananias Agostinho da
    O objetivo geral da pesquisa é apresentar uma proposta interventiva para o ensino da produção escrita do gênero argumentativo comentário, que permita um aprendizado significativo dos aspectos linguísticos e da expressão de pontos de vista sobre questões sociais que poderão ser sugeridas e desenvolvidas no contexto de sala de aula em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Salvador-BA, oportunizando atitudes que favoreçam a formação cidadã. Como objetivos específicos, estabelecemos: a) propor uma Sequência Didática como elemento sistematizador da prática pedagógica para o ensino da produção textual; b) incentivar a produção escrita do gênero argumentativo comentário, a partir da leitura e da análise de temas sobre os quais os alunos possam expor suas opiniões, discutindo com respeito e atitudes colaborativas; c) sugerir atividades de escrita e reescrita do gênero argumentativo comentário nas quais os alunos possam construir textos coerentes com a proposta da variedade padrão da Língua Portuguesa; e d) propor, como produção final, a apresentação dos comentários escritos, assim como do glossário dos textos lidos no Mural da turma no ambiente virtual Google Sala de Aula. Para consecução dos objetivos propostos, firmamo-nos na perspectiva metodológica da pesquisa-ação de Thiolent (1986); Tripp (2005), por entendermos a relevância da participação conjunta de professores e alunos na construção de saberes no cotidiano da sala de aula e na abordagem qualitativa pautada nos estudos de Bodgan; Biklen (1994), na qual buscamos subsídios para analisar as ações pedagógicas propostas e apresentar a sequência didática em função de uma aprendizagem significativa. A fundamentação teórica se estabelece na Teoria dos Gêneros de Bakhtin (1997), nos Estudos da Argumentação Amossy (2005, 2020), Silva (2004), Ensino de Língua Portuguesa Antunes (2005), Geraldi (2011), Riolfi (2014), Gêneros Textuais Marcuschi (2008), Schneuwly; Dolz (2004), dentre outros, além das orientações trazidas pelos documentos oficiais contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Com o desenvolvimento da proposta da Sequência Didática, vislumbramos que, a partir dos ensinamentos apontados, os alunos possam refletir sobre temas sociais, elaborando seus pontos de vista e argumentos que dão sustentabilidade às opiniões proferidas, para que possam aprender a produzir textos e construir os sentidos, registrando-os sob a forma do gênero argumentativo comentário.
  • Dissertação
    Uma ideia toda azul: proposta de intervenção para a formação de uma comunidade leitora
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-31) Diniz, Josenice da Silva; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; Rabelo, Sebastião Augusto; https://orcid.org/0000-0002-5332-8750; http://lattes.cnpq.br/9053383753430184; http://lattes.cnpq.br/9467435917159475; http://lattes.cnpq.br/3788056363487769; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; Silva, Marcelo Medeiros da
    A importância da literatura é algo inquestionável visto que as obras literárias constituem, na história da humanidade, a própria essência do humano: o saber que é difundido através da leitura. No entanto, a leitura de obras literárias no cotidiano escolar é algo que precisa ser discutido e implementada com maior ênfase por todos que fazem parte da comunidade escolar, em especial, pelo professor, por sua condição de agente de letramento. Pensando nessa problemática e entendendo a leitura de obras literárias como algo que precisa de maior recorrência no cotidiano das atividades escolares (e fora dela também!) intencionamos apresentar uma proposta de intervenção a partir da leitura de Uma Ideia Toda Azul, de Marina Colasanti (1979) na perspectiva de que, ao enveredarmos pelos contos que compõem esta obra, possamos promover uma aproximação entre leitores e textos que poderão possibilitar a experiência enriquecedora da leitura literária, em turma do 9º ano. Em se tratando de uma intervenção, a pesquisa proposta é do tipo pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), com abordagem qualitativa de dados (BOGDAN, BIKLEN, 1994). Para a intervenção proposta, pautamo-nos na sequência básica sugerida por Cosson (2016). O aporte teórico das discussões compreende refletir, a partir das contribuições teóricas de Jouve (2012), Petit (2009), Freire (2018), Zilberman (2009), entre outros, sobre a possibilidade de realizações de estratégias pedagógicas que possam, objetivamente, auxiliar os professores na formação de leitores literários na sala de aula.