Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23021
Título: Potenciais do podcast no aprimoramento dos fluxos informativos da educação formal
Autor(es): Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
Palavras-chave: Oralidade digital;Podcast escolar;Educação formal
Data do documento: 2015
Referência: FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. et al.Potenciais do podcast no aprimoramento dos fluxos informativos da educação formal. Revista Ensino e Linguagem, Florianópolis, v. 4, p. 84-98, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5585/iji.v4i1.41>. Acesso em: 26 out. 2016.
Resumo: A facilitação produtiva e distributiva do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, indica que este poderia servir para a disseminação de informações entre os participantes de contextos educativos formais e contextos escolares. Contudo, tal uso do podcast é abordado superficialmente em sua área de estudos educacionais. Por isso, este estudo visa investigar as potencialidades da aludida tecnologia para servir aos fluxos informativos da educação formal, analisando, nesse intuito, a adequação do podcast ao fim em questão, bem como examinando as implicações da associação da oralidade com a distribuição assíncrona digital promovida por aquela tecnologia. Oferecerão amparo às reflexões realizadas estudos que tratam de experiências com podcasts na educação formal, bem como observações acerca de circunstâncias de seu uso informal no país. Como resultado, chegou-se à caracterização do podcast como detentor de significativas potencialidades. Estas demonstraram estarem aptas a oferecer novas possibilidades de sofisticação e ampliação do trânsito de informações na educação formal
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23021
Aparece nas coleções:IMD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PotenciaisPodcastNoAprimoramento_2015.pdf248,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.