Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23834
Title: Importância de um espaço verde no ambiente escolar: trabalhando a educação ambiental em São Gonçalo do Amarante
Authors: Batista, Ivanira Sales
Keywords: Educação ambiental;Viveiro educador;Horta escolar;Projetos educacionais;Caatinga
Issue Date: 3-May-2017
Citation: BATISTA, Ivanira Sales. Importância de um espaço verde no ambiente escolar: trabalhando a educação ambiental em São Gonçalo do Amarante. 2017. 215f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo comprovar a eficácia de um espaço verde em ambiente escolar na promoção da Educação Ambiental. Também, elaborar uma cartilha instrucional, sendo um material de apoio ao professor, permitindo que os mesmos possam trabalhar questões contextualizadas de Educação Ambiental. Procurando atingir os objetivos propostos aqui, as etapas seguidas foram: pesquisa bibliográfica, desenvolvimento e aplicação das atividades do projeto “Verde que quero ver”, incluindo a implantação e avaliação de um espaço verde na escola municipal Maria de Lourdes de Lima e confecção de cartilha, como produto educacional. O trabalho foi desenvolvido com uma turma do 7º ano da escola municipal Maria de Lourdes de Lima (São Gonçalo do Amarante-RN) com a implementação do projeto intitulado “Verde que quero ver”, que seguiu três fases. Na primeira fase foi realizada a Atividade I. Na segunda fase foi aplicado um questionário. Além disso, os alunos realizaram uma pesquisa para preencher fichas com o perfil de algumas espécies vegetais. Na terceira fase ocorreu a orientação e execução da Atividade II, onde duplas de alunos receberam instruções para fotografar dois ambientes do bairro onde eles moram. Prosseguindo com as atividades da terceira fase do projeto, aconteceu a construção das estruturas do espaço verde e plantio das espécies vegetais. A culminância do projeto se realizou com uma exposição das atividades realizadas pelos alunos. Por fim, os discentes responderam um segundo questionário. O projeto aqui apresentado foi avaliado por meio da análise da produção de imagens, dos materiais, das respostas aos questionários e pelo interesse e participação dos alunos. Os resultados obtidos mostram que, na visão dos alunos, as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto “Verde que quero ver” serviram para: conhecer melhor o ambiente do bairro em que moram; estimular a participação em projetos ambientais, o trabalho em grupo e a criatividade; aprofundar ou aplicar os conhecimentos das disciplinas escolares e conhecer melhor o bioma Caatinga e a importância das plantas. O interesse pela preservação do ambiente de Caatinga em área reconhecidamente degradada pelo homem foi estimulado principalmente pela produção e doação de mudas de espécies nativas. O contexto da comunidade escolar e o diálogo durante as aulas foram amplamente valorizados durante as atividades. O conhecimento foi construído coletivamente, o que se refletiu nas respostas aos questionários e no cumprimento das tarefas propostas.
Abstract: This research had as objective to prove the effectiveness of a green space in a school environment in the promotion of Environmental Education. Also, to elaborate an instructional booklet, as a material of support to the teacher, allowing them to work contextualized questions of Environmental Education. In order to reach the goals proposed here, the following steps were taken: bibliographic research, development and application of the activities of the "Verde que quero ver" project, including the implantation and evaluation of a green space in Escola Municipal Maria de Lourdes de Lima and creation of a primer , as an educational product. The work was developed with a 7th grade class from the Escola Municipal Maria de Lourdes de Lima (São Gonçalo do Amarante-RN) with the implementation of the project entitled "Verde que quero ver", which followed three phases. In the first phase, Activity I. In the second phase a questionnaire was applied. In addition, the students carried out a research to fill out fiches with the profile of some vegetal species. In the third phase, the orientation and execution of Activity II took place, where two pairs of students were instructed to photograph two environments in the neighborhood where they live. Continuing with the activities of the third phase of the project, the construction of green space structures and planting of plant species took place. The culmination of the project was carried out with an exposition of the activities carried out by the students. Finally, the students answered a second questionnaire. The project presented here was evaluated through the analysis of the production of images, the materials, the answers to the questionnaires and the interest and participation of the students. The results show that, in the view of the students, the activities developed during the execution of the "Verde que eu quero ver" project served to: better know the environment of the neighborhood in which they live; stimulate participation in environmental projects, group work and creativity; to deepen or apply the knowledge of the school subjects and to know better the Caatinga biome and the importance of the plants. The interest for the preservation of the environment of Caatinga in an area known to be degraded by man was stimulated mainly by the production and donation of seedlings of native species. The context of the school community and the dialogue during the classes were widely valued during the activities. The knowledge was built collectively, which was reflected in the answers to the questionnaires and in the accomplishment of the proposed tasks.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23834
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IvaniraSalesBatista_DISSERT.pdf17,99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
ProdutoEducacional_Batista_2017.pdfCartilha institucional1,81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.