Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23939
Título: O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula
Autor(es): Araújo, Verônica Gilcineide de
Palavras-chave: Tópico discursivo;Organização hierárquica do texto;Gênero fábula
Data do documento: 24-Abr-2017
Citação: ARAÚJO, Verônica Gilcineide de. O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula. 2017. 142f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: In this research the discursive topic was elected as work purpose, specifically emphasizing the study of hierarquical organizations in texts productions made by elementary students of a municipal school. The texts were produced based on the fable genre. The topic issue was discussed as an element capable of relating subjects of the text. According to the Textual linguistics a coherently constructed text presents connections between all parts of it. Taking into account all difficulties faced by students when properly organizing ideas in texts produced by them, It was established as a necessary criteria to the construction of the text, a study taking into relevance hierarquical organization. Hoping to collaborate in the students’ learning process regarding the topical progression of texts, it was developed a didactic sequence based on the Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) guidelines.This academic research was based on principles of an action research, based on a methodology focused on a specific action. So, the final purpose is to minimize some problems in textual production, based on the basic principles of centralization and text consistency. This study followed the assumptions of Textual Linguistics, theoretically supported by the works of Cavalcante (2012), Koch (2002, 2006), Antunes (2009), Marcuschi (2008), Jubran (2006). The reviews and reflections revealed that, after the didactic sequence’s purpose, the students produced written texts with great progress in the aspect of the topical hierarchy, fact that evidenced the improvement in their understanding of writing importance, relating each other's ideas. As a result, students presented as a final product, a small book full of original fables written by them.
metadata.dc.description.resumo: Nesta pesquisa elegemos o tópico discursivo como objeto de investigação, privilegiando especificamente o estudo da organização hierárquica nas produções de texto de alunos do sexto ano de uma escola municipal, a partir do gênero fábula. Discutimos inicialmente, acerca de texto, seguindo-se das considerações sobre o gênero fábula, para em seguida refletir sobre a questão do tópico como elemento por meio do qual os assuntos tratados no texto se relacionam entre si, pois de acordo com a Linguística Textual, um texto coerentemente construído apresenta conexões das partes entre si e destas com o todo. Tendo em vista as dificuldades encontradas por nossos alunos em organizar adequadamente os tópicos nos textos que produzem, estabelecemos como critério necessário à construção do texto um trabalho com a organização hierárquica. Na perspectiva de colaborar com a aprendizagem dos discentes no que se refere à progressão tópica dos textos, desenvolvemos uma sequência didática, embasada nas orientações de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nosso trabalho teve por base os princípios de uma pesquisa-ação, seguindo uma metodologia orientada para uma ação especifica. Nessa direção, objetivamos minimizar alguns problemas na ordem da produção textual, a partir dos princípios básicos da centração e da organicidade do texto. Nosso estudo seguiu pressupostos da Linguística Textual, teoricamente amparado pelos trabalhos de Cavalcante (2012), Koch (2002, 2006), Antunes (2009), Marcuschi (2008), Jubran (2006), entre outros. Nossas análises e reflexões revelaram que, após a proposta com as sequências didáticas, os alunos produziram textos escritos com perceptíveis avanços no aspecto da hierarquia tópica, fato que evidenciou a melhoria na compreensão destes com relação à importância de escrever, relacionando as ideias entre si, fato que estabelece a coerência entre as unidades de sentido do texto. Como resultado desse trabalho, os alunos apresentaram como produto final, um livreto constituído por fábulas de suas autorias.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23939
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VeronicaGilcineideDeAraujo_DISSERT.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.