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Title: Transporte de substâncias através da membrana plasmática: com utilização de um jogo didático digital para alunos do ensino médio
Authors: Dantas, Klayta Benigno Ramalho
Keywords: Dificuldade na aprendizagem;Estratégias de ensino;Jogo didático digital;Membrana plasmática
Issue Date: 28-Jul-2017
Citation: DANTAS, Klayta Benigno Ramalho. Transporte de substâncias através da membrana plasmática: com utilização de um jogo didático digital para alunos do ensino médio. 2017. 139f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O entendimento dos professores sobre as principais dificuldades dos estudantes na aprendizagem de conceitos biológicos pode auxiliá-los na utilização de novas estratégias de ensino, que sejam motivadoras, possibilitando assim a construção do conhecimento e a aprendizagem de forma significativa. Novas estratégias de ensino são importantes potencializadores de aprendizagem, principalmente quando se trata de conteúdos abstratos e de difícil compreensão, como ocorre com o estudo da citologia. Assim, o objetivo deste trabalho consistiu da elaboração e desenvolvimento de uma unidade didática (UD) sobre a morfofisiologia da membrana plasmática, envolvendo um jogo didático digital como ferramenta de avaliação da aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com 36 estudantes da 1ª série do ensino médio na Escola Estadual Almirante Tamandaré- Extremoz/RN. O Percurso metodológico foi desenvolvido em cinco etapas: 1ª) Elaboração e planejamento das atividades da unidade didática de acordo com o calendário escolar; 2ª) Identificação dos conhecimentos prévios dos alunos; 3ª) elaboração de um jogo didático digital para compor a UD; 4ª) construção e aplicação de uma UD baseada na aprendizagem significativa; 5ª) avaliação das possibilidades e limitações da UD. A metodologia utilizada apresenta alguns elementos da pesquisa-ação e para a coleta de dados foram utilizados questionários, modelos, observação participante, além do desempenho dos estudantes no jogo digital. Foi utilizada a análise quanti-qualitativa incluindo alguns elementos da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os estudantes do ensino médio apresentam um conhecimento escasso sobre a célula e sua morfofisiologia. A unidade didática contribuiu para a aprendizagem significativa quanto aos conceitos de citologia estudados, além de sensibilizar os estudantes quanto ao desenvolvimento de atitudes e procedimentos positivos. O jogo foi eficiente para avaliar a aprendizagem além de despertar a motivação e participação dos estudantes na resolução de questões. Portanto, a Unidade didática explorando o jogo didático digital constituiu uma experiência de pesquisa em ensino que potencializou a construção de um produto educacional possível de ser utilizado no ensino básico considerando o ensino-aprendizagem de transporte de substâncias pela membrana plasmática.
Abstract: The understanding of teachers on the main difficulties their students face on learning biological concepts might aid them to adopt new motivating teaching strategies, thusly transforming significantly the students’ learning process and their acquisition of knowledge. New teaching strategies are important enhancers of the learning process, mainly when it comes to complex abstract concepts, as those which occur on the study of Cytology. This way, the present work aimed at the crafting and application of a didactic unit (DU) on the morphophysiology of the plasma membrane, through a educational game as learning evaluation tool. This research was conducted with 36 students of the freshman year of high-school at Almirante Tamandaré State School, in Extremoz/RN. The method application was developed in five stages: 1st) Crafting and planning the didactic unit’s exercises in accordance to the original school schedule; 2nd) Assessing students’ background knowledge; 3rd) Designing a digital educational game as part of the DU; 4th) Crafting and application of a DU based on the significant learning; 5th) Evaluation of the potential and limitations of the DU. The methods used demonstrate some of the elements of the research-action. As for the data collection, questionnaires, models, participant observations, and the performance of the students in the digital game were used. A quantitative/qualitative analysis was used, including the content analysis. The obtained results point at the students’ scarce knowledge about the cell and its morphophysiology. The didactic unit contributed to a significant learning of the biological concepts discussed, and moreover, it promoted a positive student behavior. The game was efficient to evaluate their learning and to engage students into problem solving. Therefore, the Didactic Unit exploring the digital didactic game constitutes a teaching research experience which led to the manufacturing of an educational product that can be used on elementary schools considering the teaching-learning of substance transportation through the plasmatic membrane.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24021
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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