Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24923
Title: A canção no ensino de língua portuguesa: uma proposta de projeto de ensino
Authors: Santos, Andréa Gomes dos
Keywords: Leitura;Escrita;Samba-enredo;Ensino fundamental
Issue Date: 25-Aug-2015
Citation: SANTOS, Andréa Gomes dos. A canção no ensino de língua portuguesa: uma proposta de projeto de ensino. 2015. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Abstract: La canción es un género textual presente en evaluaciones nacionales, pruebas de concurso para ingreso en escuelas técnicas, en libros didácticos, luego precisa ser más difundido en la escuela como objeto e instrumento de enseñanza, pues además de su importancia para el repertorio cultural del individuo, puede colaborar para el desarrollo de las habilidades linguísticas. En ese sentido, este trabajo es sobre lectura y escritura de la canción (letra de samba-enredo) en la enseñanza primaria, con el intuito de sugerir un proyecto de enseñanza de lengua por medio de samba-enredo, que envuelve intertextualidad y conocimiento linguístico verbal, para el 6º año de la enseñanza primaria mayor. Los objetivos específicos son: crear secuencias didácticas que sean direccionadas principalmente a la lectura, escritura, pero también a la gramática y oralidad considerando el género textual canción (letra de samba-enredo); contribuir para la formación de lectores y escritores escritores por medio del estudio del género canción (letra de samba-enredo). A fin de alcanzar eses objetivos, la fundamentación teórica está basada cuanto a las concepciones de escritura y lectura, Koch y Elias (2012, 2013); a la oralidad, Marcuschi (2010); a la gramática, Travaglia (2011); a la intertextualidad, Koch (2009); a la lengua, Travaglia (2013); al texto, Geraldi (2013); al género textual, Marcuschi (2007). Los aspectos metodológicos están basados cuanto al abordaje qualitativo y búsqueda de acción, Severino (2014), Engel (2000); al proyecto de enseñanza, Travaglia (2013); a la secuencia didáctica, Zabala (1998), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010); Silva Neto e Gheysens (2010); procedimiento de enseñanza, Carlini (2004); a la evaluación, Luckesi (2011); a la corrección de texto, Ruiz (2013) entre otros.
Portuguese Abstract: A canção é um gênero textual presente em avaliações nacionais, provas de concurso para ingresso em escolas técnicas, em livros didáticos, logo precisa ser mais difundido na escola como objeto e instrumento de ensino, pois, além de sua importância para o repertório cultural do indivíduo, pode colaborar para o desenvolvimento das habilidades linguísticas. Nesse sentido, esta pesquisa versa sobre leitura e escrita da canção (letra de samba-enredo) no ensino fundamental, com o intuito de sugerir um projeto de ensino de língua por meio de samba-enredo, que envolva intertextualidade e conhecimento linguístico verbal, para o 6º ano do ensino fundamental II. Os objetivos específicos são: criar sequências didáticas que sejam direcionadas principalmente à leitura e à escrita, mas também para gramática e oralidade considerando o gênero textual canção (letra de samba-enredo); contribuir para a formação de leitores e escritores por meio do estudo do gênero canção (letra de samba-enredo). A fim de atingir esses objetivos, a fundamentação teórica está ancorada quanto às concepções de escrita e leitura, Koch e Elias (2012, 2013); à oralidade, Marcuschi (2010); à gramática, Travaglia (2011); à intertextualidade, Koch (2009); à língua, Travaglia (2013); ao texto, Geraldi (2013); ao gênero textual, Marcuschi (2007). Os aspectos metodológicos se baseiam quanto à abordagem qualitativa e à pesquisa-ação, Severino (2014), Engel (2000); ao projeto de ensino, Travaglia (2013); à sequência didática, Zabala (1998), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010); Silva Neto e Gheysens (2011); ao procedimento de ensino, Carlini (2004); à avaliação, Luckesi (2011); à correção de texto, Ruiz (2013) entre outros.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24923
Appears in Collections:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Andrea Gomes.pdf3,27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.